Comunicação empresarial interna: Como criar e otimizar?

Comunicação empresarial interna

Uma boa comunicação empresarial interna advém de uma série de ações coordenadas com o objetivo de garantir a eficiência na transmissão das mensagens, das estratégias e até do discurso oficial da organização – valores e crenças – entre os funcionários. Seja entre áreas, setores hierarquicamente diferentes ou colaboradores da mesma função, uma comunicação interna efetiva é essencial para o bom funcionamento dos projetos e do trabalho em equipe. E, ademais, pode aumentar a satisfação dos funcionários e ajudar a reerguer a empresa em momentos de crises ou dificuldades.  

 

Por que a comunicação empresarial interna é importante?

A comunicação interna reflete na verdadeira imagem de uma organização. De nada adianta investir no relacionamento com o público externo e em publicidade para conquistar mais clientes, apesar de necessário, se o que a sua empresa apresenta não está totalmente alinhado ao que é vivido internamente. É importante entender que os colaboradores são os melhores representantes de um negócio, que tanto podem contribuir com a construção de uma boa reputação como acabar com sua a credibilidade.

A eficiência dessa comunicação também resulta em funcionários entrosados ao discurso e recebendo as informações essenciais para um bom trabalho. A ideia é agir com transparência nas informações, para que qualquer colaborador esteja ciente da real situação em que a companhia se encontra e possa se posicionar da melhor maneira. Principalmente nos momentos ruins (de crise), esta pode ser a melhor saída para diminuir boatos e fortalecer o nome do negócio.

 

Como criar e manter uma boa comunicação empresarial interna?

 

Tenha um canal para a comunicação

Ter uma maneira oficial para a transmissão das mensagens importantes pode ajudar para que esta seja mais entregue a todos. Seja por e-mail, vídeos, jornal periódico, mural… O importante é que não haja distinção quanto ao nível hierárquico. Todos os colaboradores de todas as áreas devem ter a oportunidade de receber as notícias, os resultados e ter conhecimento de novas atribuições.

Apesar de ser indicado que a empresa tenha uma maneira formalizada de divulgar informações, é possível utilizar mais de um tipo de canal – como mural e e-mail juntos. Basta entender qual a linguagem e abordagem mais adequadas para cada um deles e utilizá-los de forma bem planejada.  

 

Tenha uma linguagem clara e fácil

A comunicação deve ser acessível. E acessível a todos os funcionários. Por isso, é preferível manter sempre uma linguagem simples e, assim, mais efetiva.  

 

Preze pela transparência

O desempenho da empresa é um tema importante na comunicação interna e de interesse de todos. Apesar de serem muitos dados, é indicado que seus colaboradores estejam sempre cientes do andamento dos projetos, dos negócios e seus resultados.

Desta forma, os números farão mais sentido e os funcionários poderão comemorar juntos os bons resultados ou estarem informados de que é preciso melhorar. A transparência nestes casos gera mais lealdade e comprometimento.  

 

Simplifique a participação

A ideia de uma boa comunicação interna é que colaboradores se sintam inclinados a participar mais dos processos da empresa. Se esse engajamento depender de burocracias – como preenchimento de formulários ou e-mails oficiais, por exemplo – pode ser desestimulante. E o objetivo é não distanciar a empresa dos funcionários.  

 

Elabore materiais didáticos

Materiais didáticos e de instruções podem ser uma boa opção para atualizar os funcionários de mudanças nos processos internos. Estas são formas de diminuir a resistência às novidades e explicar os benefícios das alterações.  

 

Estimule a interação entre os funcionários

Algumas reuniões precisam ser encontros sérios, objetivos e com pouco diálogo. Mas alguns assuntos podem ser tratados mais informalmente – como novidades, questões relacionadas à vida pessoal e melhorias na empresa. Esses encontros aproximam os funcionários e melhoram a interação com os líderes e companheiros de trabalho.  

 

Comunicação interna    

 

Como otimizar a comunicação empresarial interna?

Há sempre como melhorar! Veja algumas dicas que podem te ajudar a encontrar os caminhos mais fáceis para realizar ações estratégicas:  

 

Conheça bem seus colaboradores

Este talvez seja o passo principal. Afinal, a comunicação interna é feita a partir deles, para eles e com a participação deles. Eles são os protagonistas, por isso é importante saber quem são seus colaboradores para aprender como atingi-los e engajá-los.

Além disso, é importante que os líderes sejam próximos dos membros de sua equipe para criar uma convivência amigável e estimular o trabalho em conjunto.  

 

Invista na comunicação e elimine os ruídos

Quanto mais você investe, mais qualidade você busca e menos falhas tem. Um dos maiores erros é acreditar que a excelência na comunicação já foi atingida. Sempre deve-se buscar novos recursos e novos canais, manter uma rotina e uma periodicidade nas comunicações.

Crie formas de que as mensagens alcancem e sejam entendidas por todos de forma eficiente, evitando que especulações se espalhem.  

 

Comunique-se de forma clara com todos e para todos

Não diferencie seus colaboradores. E-mails, newsletters, exibição de vídeos, jornal mural, jornal interno impresso, intranet e TVs corporativas são alguns dos canais para você testar e ver quais são mais eficientes. O importante é que as mensagens sejam sempre para todos.

Envie mensagens claras, diretas e com a linguagem sempre correta, de preferência em tom simples e amigável.  

 

Fortaleça a cultura organizacional do negócio

A empresa é feita de pessoas e as pessoas são feitas de crenças, conhecimentos e personalidades diferentes. Investir na cultura organizacional é possibilitar que todas estas pessoas sejam capazes de conviver e interagir no desempenho de suas próprias atividades, sem esquecer as políticas, regras, procedimentos e objetivos da empresa.  

 

Programe encontros

Encontros informais, reuniões específicas, pequenas palestras e o que mais for necessário para estar sempre trabalhando a comunicação interna. Isso garante alinhamento do discurso e promove a integração entre as pessoas de diversas áreas.  

 

Dê voz aos colaboradores

A comunicação interna deve ser circular. Nunca uma via de mão única. Os gestores da empresa podem ser os principais responsáveis pelas mensagens, mas também devem estar preparados para ouvir. É importante abrir espaço para que os funcionários façam suas perguntas, expliquem seus posicionamentos diante dos fatos e expressem suas ideias. E é legal que eles recebam um feedback disso.  

E agora, você já está pronto para fazer melhorias na comunicação interna da sua empresa? Compartilhe nosso conteúdo com seu time e discutam juntos possíveis mudanças.  

 

Fonte: Sambatech Brazip

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