Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Dicas para diminuir o nervosismo durante uma entrevista

6 Dicas para diminuir o nervosismo em uma entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego é muito comum que um candidato fique nervoso, ou ansioso sobre como será o processo e qual será seu desempenho. Mas isso pode atrapalhar o profissional em conseguir a oportunidade pretendida. Um estado emocional abalado influencia negativamente durante a entrevista pois pode prejudicar o postulante ao emprego em suas respostas. Sem falar que isso também é um quesito que os avaliadores rejeitam, pois muitas empresas buscam funcionários que saibam lidar com pressão, prazos apertados e situações adversas. Ter calma e autocontrole são aspectos que passam como diferencial na escolha de um futuro colaborador.

Mas como evitar que o nervosismo o atrapalhe em uma entrevista? Este texto traz algumas dicas de como evitar a ansiedade antes e durante o processo seletivo. Veja!

Prepare-se

Estude a história da empresa, procure saber detalhes da vaga oferecida. Faça um mapa mental da sua experiência profissional e da sua formação acadêmica. Esteja preparado para responder questões clichês como: qual sua melhor qualidade? Qual seu pior defeito? Por que você gostaria de trabalhar naquela empresa? Quais são seus objetivos profissionais? Quanto mais preparado você tiver para passar estes tipos de informação, mais tranquilo será sua postura.

Planeje seu dia

Se organize para que você descanse bem antes do dia da entrevista. Faça refeições leves, para que não passe mal antes de ir ao processo seletivo. Estes fatores podem influenciar negativamente ou positivamente seu desempenho.

Chegue com antecedência

Estude o trajeto que você fará até o local da entrevista, o meio de transporte que você usará e o tempo previsto de chegada. Lembre-se que um atraso para entrevista de emprego pode ser o primeiro quesito eliminatório.

Controle sua respiração

A respiração tem influência no controle dos ânimos e auxilia você a ficar mais tranquilo. Inspire e expire lentamente e repita este processo três vezes, até surtir o efeito calmante.

Mentalize coisas positivas

Dizem que seu pior adversário é você. E isso tem lá sua razão. Se você não acreditar no seu potencial, isso se refletirá na sua postura e resposta. Tente ficar com a mente tranquila, com pensamentos bons.

Esteja consciente

Um dos fatores mais importantes é este. Esteja consciente que uma resposta negativa do processo seletivo que você participou não significa que sua vida acabou e que você fracassou. Utilize esta experiência para se fortalecer e a use como incentivo para tentar novamente.

 

Fontes: Fundação Universia / Contratanet / Ponto RH / Empregos.com

Empresas do Grupo