Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Como manter sua equipe motivada e aumentar a produtividade?


Uma equipe motivada é uma equipe produtiva. Isso todo gestor sabe ou, ao menos, deveria saber. É pouco provável um cenário em que um colaborador insatisfeito com seu trabalho consiga se esforçar ao máximo. Em um primeiro momento, quando pensamos em satisfação do funcionário, o salário é o fator decisivo que vem à mente. Mas essa é uma mentalidade equivocada. Claro que é algo importante, mas para motivar uma equipe, é necessário um olhar de 360 graus sobre o ambiente de trabalho.

Neste post, listamos algumas práticas consagradas e outras inovadoras que, certamente, se bem aplicadas, irão gerar reação direta na motivação da equipe, e por consequência, na produtividade.

Preste atenção à formação da equipe

A gestão de equipe já começa no processo seletivo. É válido pensar em um time de futebol, por exemplo. Um time formado somente por atacantes, mesmo que muito bons, dificilmente funcionaria. A mesma lógica se aplica ao ambiente de trabalho. É importante combinar competências e vivências de acordo com os objetivos da empresa. Pensar que as dificuldades podem se resolver com o tempo pode ser traiçoeiro.
Se essas dificuldades acontecerem por causa de inexperiência, nesse caso o tempo tende a solucioná-las. Agora, se o profissional tem personalidade que destoa do que o gestor pensa para a equipe ou se ele não compartilha dos valores da empresa, isso provavelmente afetará a motivação não só desse colaborador, como de toda a equipe.

Promova a cultura organizacional

Por falar em valores da empresa, esse também é um aspecto que muitas vezes não recebe a devida importância. É essencial que eles sejam passados para os colaboradores com clareza. O desafio aqui é conseguir inspirar esses trabalhadores a seguir a visão da empresa. Para tal, a busca é por ser convincente e saber abraçar esses valores. Ou seja: a busca pela cultura organizacional.

Cultura organizacional é o conjunto de valores que permeia o trabalho da empresa. Levar esses valores para as equipes aumenta o engajamento dos trabalhadores, mas é importante lembrar que não se trata de impor normas de comportamento. Nesse cenário, o líder deve ser o primeiro a dar o exemplo.

Promova a evolução dos colaboradores

Uma dica ainda mais prática: permita que o funcionário evolua. Dê as ferramentas para isso acontecer. Em listas que mostram “as melhores empresas para se trabalhar”, sempre estão organizações que investem em treinamento e educação para os trabalhadores. Quanto mais eles aprendem, mais têm a contribuir com a empresa, e ser útil é uma motivação sem preço.

Dentro desse tópico, vale lembrar a importância de descobrir as competências pessoais dos colaboradores. Para isso, cada vez mais são utilizados os testes de personalidade para entender como encaixar melhor cada trabalhador e o que pode ser desenvolvido. Com a promoção de palestras e workshops, por exemplo, todos podem evoluir e, conhecendo as competências da equipe, essa evolução tende a ser mais assertiva.

Requisitos básicos para manter a equipe motivada

Além das ações já citadas, existem procedimentos básicos, mas que muitas vezes são deixados de lado. E não deveriam. Destacar a importância de cada colaborador é fundamental. Quando ele se percebe valorizado como atuante no processo, cresce o engajamento e a busca pela produtividade. Enxergar cada trabalhador como parceiro é a chave para desenvolver esse aspecto.

Dedicar algum tempo para ouvir os funcionários também é uma prática saudável, em duas frentes. Primeiro, porque o colaborador tende a se sentir como parte do todo e, segundo, porque ele está vivendo o processo sob outra perspectiva e observa pontos que o líder pode deixar escapar. Isto é valorizar o que a equipe tem a dizer. Caso contrário, o gestor pode perder o apoio dessas pessoas.

Por fim, também não é prudente esquecer da busca por um ambiente de trabalho agradável, que vai desde a aparência do escritório às condições das instalações, como refeitório e banheiros.

Dê feedbacks constantemente

É comum o colaborador não saber se está fazendo um grande trabalho ou se está prestes a ser demitido. Essa incerteza tende a prejudicar a motivação. Se está indo bem, o funcionário deve saber disso para entender que o esforço ali aplicado está gerando efeito. Se existem problemas, ele também tem direito a buscar um melhor desempenho. Além disso, cada feedback é uma forma de dar atenção individual para o colaborador e isso faz com que ele se sinta parte do todo.

Prestar atenção é imprescindível

Tudo o que foi citado potencializa o trabalho da equipe, mas ainda existem fatores que podem atrapalhar a motivação dos colaboradores. Entre os exemplos mais comuns estão os problemas de relacionamento e falta de identificação com o trabalho. O papel do líder está em exercer tudo o que foi falado até aqui e em saber lidar com essas questões. A atenção ao que acontece no dia a dia da equipe, entender as dificuldades e como saná-las é imprescindível para manter a motivação em alto nível.

Fontes:
Blog Sage
Menthes
Destino Negocio Vivo

Empresas do Grupo