Como investir na capacitação de funcionários?

capacitação de funcionários
75 / 100 SEO Score

O verdadeiro valor de qualquer empresa não está em seus ativos ou patrimônio, uma vez que nem a melhor estrutura ou grandes aplicações de capital terão muito efeito sem uma equipe motivada e em consonância com as melhores práticas do mercado. Dentro desse contexto, investir na capacitação de funcionários é uma ação imprescindível.

Felizmente, nos dias de hoje, os gestores e as próprias organizações estão em melhor sintonia com essa necessidade, sendo muito mais comum a implementação de universidades corporativas, programas de aprimoramento e outras ações do gênero.

Continue lendo o artigo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é capacitação profissional?

Até mesmo por conta da elevada competitividade que as empresas enfrentam em praticamente todos os segmentos do mercado, gestores e empreendedores percebem, cada vez mais, que têm um relevante papel na promoção de novas competências e conhecimentos mais amplos para o seu time de colaboradores.

A forma mais eficiente de fazer isso é por meio da chamada capacitação profissional, que nada mais é que um conjunto de práticas e ensinamentos que visam fazer com que um profissional possa exercer suas funções com mais eficiência e autonomia, eventualmente ampliando, até mesmo, a sua área de atuação e gama de funções.

Como se não bastasse, vale lembrar de que profissionais mais bem capacitados tendem a se sentir muito mais motivados em sua rotina, uma vez que passam a perceber que o empregador valoriza o seu trabalho. Naturalmente, a equipe de uma empresa se sentirá mais preparada para lidar com os desafios do dia a dia.

Por que é importante investir na capacitação de funcionários?

Agora que você já entendeu melhor o que é capacitação profissional e está mais familiarizado com o seu conceito, é interessante mostrarmos alguns dos principais motivos que devem fazer com que sua empresa aposte nesse diferencial, até mesmo destinando recursos para o aprimoramento. Confira abaixo.

Maior produtividade para o negócio

O aumento da produtividade é um dos fatores que mostra como é importante investir na capacitação de funcionários. Quando os colaboradores podem desenvolver suas habilidades específicas e ficam em melhor sintonia com as novidades do ramo, é natural que eles possam fazer seu trabalho com maior qualidade e até mesmo em menos tempo.

Redução de gastos a longo prazo

Em um primeiro momento, você pode até encarar a capacitação profissional dos seus colaboradores como uma despesa. No entanto, não é difícil perceber que isso é, na realidade, um investimento com retorno garantido, pois seus funcionários farão seus serviços com mais qualidade e sua empresa ganha uma bela oportunidade de crescimento.

Criação de uma cultura organizacional

Você já ouviu falar sobre a criação de uma cultura organizacional? Isso nada mais é que um conjunto de ações, hábitos e tradições em uma empresa, que estejam em sintonia com os valores e a missão do negócio. Mais uma vez, a capacitação pode ser positiva sob esse prisma, pois se trata de uma oportunidade de reforçar esses itens com sua equipe.

Quais são as formas para investir na capacitação dos funcionários?

Agora que você já está virando um expert no assunto, vamos dar algumas dicas práticas, mostrando quais são as principais formas para investir na capacitação profissional dos seus funcionários.

Confira abaixo algumas alternativas viáveis e interessantes!

Universidades corporativas

O conceito das universidades corporativas tem ganhado espaço ao redor do mundo e você não pode deixar de considerar essa possibilidade, principalmente se você deseja contar com funcionários de alta performance. Muitas empresas apostam nesse tipo de estratégia como uma forma de promover um ambiente propício ao crescimento.

Em suma, é selecionado um líder para o projeto, que ficará focado nesse serviço, preferencialmente com exclusividade. Ele usará uma plataforma de aprendizagem, na qual os conteúdos e lições serão passados para a equipe. Uma vez traçada a visão e as metas, é nesse sistema que os treinamentos serão lançados e verificados.

Programas de capacitação

Os programas de capacitação nada mais são que uma forma de preparar os colaboradores para que exerçam os seus cargos com total maestria ou, até mesmo, para que consigam assumir algumas funções mais complexas. É importante perceber que esse tipo de aperfeiçoamento deve acompanhar o potencial e o rendimento individual do funcionário.

É possível adotar modalidades que funcionam como fontes mais específicas de conteúdo ou que tenham um espectro muito amplo, permitindo uma excelência global na atuação do profissional. O melhor de tudo é que, como são feitos sob medida, podem estar em sintonia com os compromissos de trabalho e com agendas cheias.

Bolsas de estudos

Praticamente todo mundo conhece o conceito de bolsa de estudo, que nada mais é que uma espécie de auxílio financeiro voltado para um estudante de uma determinada área. Embora isso seja mais comum quando somos novos e estamos em idade escolar, essa também é uma estratégia interessante para uma melhor capacitação.

Dentro da equipe da empresa, os gestores podem investir em opções de graduação e pós-graduação, além de cursos específicos para o segmento do mercado no qual a empresa está inserida, custeando as mensalidades e as despesas acadêmicas. No entanto, vale ficar atento, pois o seu funcionário poderá receber outras oportunidades profissionais.

Como implementar a universidade corporativa?

Depois de conferir o conteúdo até aqui, é bastante provável que você tenha se interessado em apostar na capacitação profissional da sua equipe. Sendo assim, não dá para deixar de perceber que uma das maneiras mais efetivas e dinâmicas de fazer isso em qualquer empresa é por meio da implementação de uma universidade corporativa.

Fazer isso não é propriamente complexo, mas é preciso seguir alguns passos. Você deve designar um funcionário para a tarefa, preferencialmente alguém que seja experiente e esteja em sintonia com os valores do negócio. Também, é crucial definir as metas e estipular uma plataforma de aprendizagem, à qual seu time terá acesso.

Para quem não tem um empreendimento muito grande ou conta com pouca experiência no assunto, isso pode parecer um pouco difícil, não é mesmo? Se esse for o caso, você não deve hesitar em procurar ajuda especializada, buscando uma empresa com expertise no assunto para terceirizar esse serviço.

Gostou de aprender a investir na capacitação de funcionários? Quer receber outros conteúdos como este em primeira mão? Então, não perca mais tempo e assine a nossa newsletter! E, caso precise desse tipo de serviço, não deixe de entrar em contato conosco!

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp