Como fazer uma carta de apresentação?

como fazer uma carta de apresentação

Embora possa parecer uma tarefa complexa, saber como se faz uma carta de apresentação é algo que apenas exigirá zelo, profissionalismo e muita atenção do candidato a uma determinada vaga. Contudo, é importante que ele conheça alguns requisitos básicos que esse documento exige.

Com base no contexto acima, preparamos este post para que você conheça as melhores práticas sobre como fazer uma carta de apresentação. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é uma carta de apresentação e qual sua importância?

Uma carta de apresentação, como consta no próprio termo, é um documento que tem a finalidade de apresentar o candidato a uma determinada empresa, mostrando que ele tem competência, experiência e qualificações necessárias para agregar valor à equipe.

Essa carta é importante porque costuma ser solicitada, juntamente ao currículo, para posições nas empresas que exigem conhecimentos e habilidades específicas, como cargos gerenciais.

Enquanto a finalidade da carta de apresentação é destacar os principais pontos de realização e mais importantes empresas pelo qual a pessoa passou — justificando o porquê do candidato ser a pessoa ideal para ocupar determinado cargo —, o currículo é um documento no qual constarão informações mais abrangentes sobre a trajetória profissional.

O que não pode faltar em uma carta de apresentação?

Dados básicos, como nome completo e informações de contato, constarão tanto na carta de apresentação quanto no currículo. Porém, existem aspectos cruciais para a composição do documento:

  • soft skills e hard skills do candidato;
  • capacidade intelectual do profissional que está se apresentando;
  • preparação acadêmica;
  • habilidades de relação profissional e interpessoal;
  • maneira como executa as atividades;
  • projetos em que esteve envolvido na empresa anterior;
  • hábitos no ambiente organizacional.

Vale destacar que essas informações devem ser passadas de forma sucinta e objetiva.

Como fazer uma carta de apresentação?

Agora que você já sabe o que é e para que serve esse importante documento, mostraremos os principais pontos sobre como fazer uma carta de apresentação. Veja a seguir!

Perfil profissional e formato da escrita

Assim como o currículo, é importante que a carta de apresentação seja fundamentada no perfil do candidato e em seu objetivo. Se a vaga é para atuar na área de engenharia, por exemplo, as habilidades e expertises que constarão no documento precisam ser relacionadas as suas experiências no segmento. Ou seja, deve-se evitar qualquer vivência profissional que não agregue.

Já em termos de formato, uma carta de apresentação deve ter uma escrita mais formal. É muito importante redobrar a atenção na escolha das palavras e jamais exagerar, pois cada termo usado no documento pode ser muito significativo. Como diz a máxima: “menos é mais”.

Eis um exemplo:

Prezados senhores,

Gostaria de me candidatar ao cargo de ____________ na _________ (nome da organização).

De acordo com suas especificações, atendo aos seguintes pré-requisitos:

cinco anos de experiência no setor;

conhecimento das tecnologias usadas na empresa;

qualificação para coordenar equipes.

Em seguida, o candidato deve mostrar que, além de ter as competências exigidas pela empresa, conhece o posicionamento da marca no mercado e tem interesse em fazer parte de sua cultura organizacional.

Por exemplo:

Acompanho a (inserir nome da empresa) há anos e tenho notado que seu desempenho só se equipara à sua consolidação no (inserir nicho do mercado). Acredito que sou qualificado para contribuir com estratégias no setor de (xxx) para alcançar resultados satisfatórios.

Durante meu tempo na (nome da empresa anterior), enfrentei desafios similares, ajudei a superá-los e, hoje, sou um(a) profissional com experiência e conhecimento de causa.

Conduta, informações e mais detalhes

Além de estar bem escrito, o documento precisa fornecer informações que tenham relevância de acordo com os interesses da empresa em questão. Existe uma espécie de manual de conduta sobre como fazer uma carta de apresentação. Veja:

  • é recomendado que o tamanho não ultrapasse mais do que uma página;
  • o visual tem que ser discreto, minimalista e inspirar zelo e profissionalismo;
  • a escrita é formal e, por isso, não pode conter gírias ou abreviações informais;
  • deve estar evidente qual o nível hierárquico do candidato na empresa anterior — por exemplo, se era um gerente direto;
  • a carta precisa ser personalizada de acordo com a empresa que está realizando o recrutamento e seleção.

Formatação

  • tamanho da letra entre 11 ou 12;
  • fontes sérias e neutras (Arial ou Calibri);
  • espaçamento e margens em 1,5;
  • alinhamento justificado;
  • informações do documento em página única.

Já os dados pessoais devem ser inseridos em um cabeçalho, constando somente as informações necessárias, como nome completo, e-mail e telefone.

Embora não seja obrigatório, uma saudação demonstra cordialidade e profissionalismo. Caso não saiba o nome de quem lerá o documento.

O corpo da carta de apresentação pode ser composto por apenas três parágrafos claros e objetivos, nos quais devem ser incluídos os seguintes dados:

  • cargo em que o candidato atuou;
  • contexto, funções e habilidades desenvolvidas — que tenham relevância para a organização à qual está se candidatando;
  • período em que trabalhou nas empresas anteriores.

Também devem ser acrescentados quaisquer outros dados que tenham sido solicitados no pedido da carta de apresentação. Lembrando que o mais importante é que constem informações relativas ao desempenho profissional, às competências, às habilidades e às motivações do candidato, isto é, seus pontos fortes.

Revisão

Por fim, após terminar de redigir a carta de apresentação, é muito importante que o candidato releia o documento e revise as informações com bastante atenção. Ele deve observar se a digitação e a ortografia estão corretas, verificar se há repetição de termos próximos, redundâncias e outros aspectos que possam afetar sua credibilidade.

Conforme você pôde conferir neste conteúdo sobre como fazer uma carta de apresentação, esse documento precisa ser redigido da maneira mais profissional, objetiva e direta possível. Todas as informações relevantes para o cargo almejado devem ser inseridas sem exageros, assim como as pretensões na empresa que está realizando o recrutamento.

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