Quais informações não podem faltar no seu currículo?

Informações que não podem faltar no currículo

Um currículo bem estruturado é algo fundamental para aquela pessoa deseja conseguir uma oportunidade melhor no mercado de trabalho. Ele é o pontapé inicial para a disputa de uma vaga e pode te deixar à frente de outros concorrentes. Mas com a grande gama de modelos existentes deste tipo de documento, como saber quais dados são fundamentais? Veja neste texto quais informações não podem ficar de fora da sua carta de apresentação de trabalho!

 

Contato

Parece meio óbvio, mas preencher as informações de contato (e-mail, telefone e endereço) é algo fundamental na montagem do currículo. Porém, muitas empresas e recrutadores enxergam a dificuldade de contato com o postulante à vaga como o primeiro critério de eliminação. Quando você demonstra interesse numa oferta de emprego, o mínimo que se espera é que você vai estar disponível para atender ao chamado do futuro contratante.

 

Formação acadêmica

Informar sua formação acadêmica (curso técnico, curso superior, cursos de extensão) demonstra os conhecimentos que podem ser empregados nas diversas funções que implicam o cargo pretendido. Discorrê-los de forma clara e sintetizada é um diferencial importante na hora da comparação dos currículos.

 

Histórico Profissional

Apresentar um histórico de experiências no mercado de trabalho é algo que fortalece sua imagem como profissional. Neste caso, é indicado informar o cargo exercido, funções desenvolvidas e também algum contato da sua antiga empresa. Essa é uma forma para que a empresa contratante busque referências profissionais sobre você. Se você ainda não tiver nenhuma experiência profissional, procure discorrer sobre outras atividades que você desempenhou e que somem ao seu objetivo profissional.

 

O LinkedIn também é uma ótima forma de mostrar suas informações profissionais. Veja dicas para ter um bom perfil na rede.

 

Detalhes importantes

Em alguns casos de seleção de vaga, como para área artística, de moda ou para atendente comercial, é indicado anexar uma foto sua no currículo. Atenção com a gramática e ortografia é algo fundamental e, quando não realizado, podem te eliminar do processo seletivo. Conseguir apresentar um currículo resumido, claro e pertinente também é muito importante. Alguns processos de seleção são muito extensos, com diversos concorrentes e apresentar um resumo bem elaborado pode ser um facilitador para que o recrutador consiga assimilar melhor suas características profissionais.

 

Então, se você precisa você está a procura de uma oportunidade de trabalho, envie seu currículo para nós aqui.

 

Fontes: Jornal O Globo / Jornal Extra / Vagas.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp