7 dicas para melhorar o seu desempenho profissional

Desenvolver constantemente as próprias habilidades é algo fundamental em um mercado tão competitivo quanto o que temos nos dias de hoje, seja para conseguir melhores salários, garantir um cargo ou traçar um plano de carreira ambicioso. Pensando nisso, preparamos 7 dicas para melhorar o seu desempenho profissional.

Felizmente, existem muitas maneiras distintas de fazer isso, algumas das quais exigem um tremendo investimento de tempo e dinheiro, enquanto outras podem demandar apenas que você faça pequenos ajustes e adaptações na sua rotina.

Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

1. Aposte em uma boa organização

Não tem jeito: uma boa organização é algo primordial para aperfeiçoar o seu desempenho profissional. Por mais óbvio que isso possa parecer, é muito comum que as pessoas acabem pecando nesse quesito, seja por uma questão de não ter cultivado bons hábitos pessoais ou até mesmo pela falta de tempo que a rotina atual imprime em nossas vidas.

Para que você seja mais produtivo e possa se tornar um colaborador de alta performance, é recomendável que você tenha total domínio da sua agenda, dos seus horários e dos seus afazeres. Somente por meio de um conhecimento assim, você consegue otimizar o seu dia a dia e pode direcionar o seu foco para o que realmente interessa.

2. Pratique o seu autoconhecimento

Ao se tornar mais bem organizado, você abre brechas para adquirir novas habilidades e competências, entre as quais podemos destacar o autoconhecimento. Muita gente relaciona essa qualidade com a vida pessoal, mas também existe uma forte ligação com o universo profissional, sobretudo se você deseja encontrar sua verdadeira missão.

Não dá para negar que qualquer um tende a ser mais produtivo quando tem objetivos bem traçados e atua fazendo o que gosta, não é verdade? Pois, vale a pena identificar, mesmo que eventualmente no mesmo cargo e empresa, como aproveitar melhor suas potencialidades, afinidades e como você pode contribuir para o sucesso da sua equipe.

3. Solicite feedbacks constantes

Por mais que você seja um bom observador e aposte no seu autoconhecimento, não é recomendável desprezar aquilo que os outros veem e podem passar para você. Analisar a situação por outros prismas ajuda a ter uma melhor compreensão do todo e, por isso mesmo, você não deve abrir mão de solicitar feedbacks constantes.

Mesmo que a sua empresa ou o líder do seu departamento já faça isso rotineiramente, nada impede que você converse com seus colegas e colete opiniões. Escolha pessoas de confiança e peça para que deem um retorno ou mesmo que façam críticas construtivas, que possam ajudar a fortalecer seus pontos positivos e corrigir os negativos.

4. Aprenda a trabalhar em equipe

Uma das qualidades mais desejáveis e valorizadas do mercado de trabalho nos dias de hoje é a capacidade de trabalhar em equipe. Afinal, para obter sucesso em uma época tão competitiva quanto a atual, não é mais possível perder tempo com individualismos, resolvendo conflitos internos ou lidando com egos que possam prejudicar a comunicação.

Uma boa relação entre funcionários e gestores de qualquer instituição é uma necessidade mútua, o que reforça a relevância de manter sempre um debate democrático, no qual todos possam opinar sem preconceitos. Por isso, valoriza as decisões positivas, deixando as suas vaidades e eventuais preconceitos de lado.

5. Elabore um plano de carreira

Muita gente acha que traçar um plano de carreira é uma atribuição exclusiva das empresas, mas o fato é que você também pode fazer esse tipo de planejamento individualmente. Afinal, trata-se apenas de um conjunto de metas e etapas que contribuam para que você alcance determinados objetivos profissionais, sobretudo em médio e longo prazos.

Para fazer isso, você deve colocar tudo em um papel ou planilha, tendo uma visão realista sobre cargos, salários e valorizações que você deseja galgar e em quanto tempo. Para que isso seja plausível, você também deve escolher cursos, treinamentos e estratégias. Lembre-se: é um processo gradativo, que exige persistência e disciplina.

6. Invista no poder do networking

No universo corporativo, as pessoas tendem a buscar opiniões e validação das outras, sendo que isso acaba se tornando um diferencial competitivo para profissionais dentro da empresa. Diante dessa realidade, não é novidade que o desenvolvimento de uma excelente rede de contatos é uma tarefa fundamental para a carreira.

O fato é que, dificilmente, isso pode ser feito de maneira completamente artificial e você precisará estreitar os seus laços com aqueles que estejam em sintonia com sua personalidade, área de atuação e momento. Cursos e treinamentos são uma incrível oportunidade para isso, na qual você tem que estar aberto para o contato e deve mostrar o seu valor.

7. Não abra mão de sua diversão

Por fim, não podemos deixar de dizer que, mesmo que você siga todas essas dicas e seja impecável na adoção dessas ações para melhorar o seu desempenho profissional, a sua diversão é uma variável crucial para o sucesso dessa equação. Por mais que o mercado de trabalho seja exigente e a competitividade esteja em alta, você não é (e nem deve ser) uma máquina.

Sendo assim, invista parte do seu tempo e do seu dinheiro para o seu lazer, pois o ser humano não foi feito apenas para produzir sem parar. Ao arejar suas ideias, passar momentos com quem você ama e fazer o que gosta, é muito provável que você tenha mais criatividade e ganhe energia extra para fazer suas atividades profissionais.

Agora que você já conheceu algumas dicas para melhorar o seu desempenho profissional, chegou a hora de se organizar e colocar tudo em prática. Por meio da adoção desses hábitos simples e apostando em treinamentos constantes, você ampliará as suas chances de sucesso e passará a ser um colaborador mais eficaz e valorizado.

Gostou de conhecer essas dicas? Quer conferir outros conteúdos que podem ajudar você a se tornar um colaborador ainda mais completo? Então, não deixe de seguir nossos perfis no LinkedIn, no Instagram e no Facebook!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp