Headcount: aprenda a calcular o indicador e colocá-lo em prática

headcount

Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor de Recursos Humanos das empresas é alinhar as suas ações com o planejamento estratégico e mostrar os resultados em números. Para que o cálculo possa ser feito de maneira correta, existem indicadores que são essenciais, e o headcount é um desses índices.

Por meio do uso do headcount é possível tornar o RH mais estratégico, fazer com que a empresa gere mais lucro e tenha a otimização das suas rotinas de trabalho. A técnica usa literalmente a quantidade de colaboradores que trabalha em uma organização e é de extrema importância para o sucesso empresarial.

Deseja saber mais sobre o cálculo do headcount e de que maneira poderá aplicá-lo em sua empresa? Continue a leitura!

O que é headcount e como funciona esse indicador?

Headcount, traduzido para o português, significa contar cabeças. Portanto, nada mais é que um termo que se refere à quantidade de pessoas que trabalha em uma organização, integrantes de equipes, áreas ou unidades do negócio. Esse índice é usado pelos setores de Recursos Humanos das empresas e auxilia os gestores a perceber se a força de trabalho está de acordo com as demandas da empresa.

Um dos pontos mais interessantes dessa técnica é a possibilidade de alinhar os objetivos empresariais com a quantidade de funcionários, inclusive de aplicar as medidas adequadas ao ambiente de trabalho. Contudo, para que o headcount funcione corretamente, é preciso que ele seja avaliado juntamente com outras métricas.

Qual a real importância de fazer o headcount?

Nenhuma empresa existe sem os seus colaboradores. A distribuição das pessoas para os setores empresariais deve ser feita de maneira eficiente e o headcount é uma excelente ferramenta para isso. Por meio dele, o RH pode ajudar a delimitar a quantidade ideal de funcionários, fazendo com que a qualidade do trabalho prestado aumente.

Com o cálculo do headcount, os gestores vão saber se o número de colaboradores está correto, insuficiente ou exagerado, para depois tomar as medidas cabíveis. Diante disso, poderão adequar a quantidade de pessoas às metas do negócio e fazer com que os objetivos sejam alcançados com mais facilidade.

Como o headcount pode ser calculado?

A maioria dos trabalhadores que pertence ao RH pode pensar que o cálculo do headcount é algo difícil de ser feito. Entretanto, saiba que a tarefa é simples e que não existem desculpas para essa métrica deixar de ser usada. No cálculo devem ser consideradas as seguintes informações:

  • quantidade de funcionários de todos os turnos de trabalho;
  • quantidade de colaboradores de todos os setores;
  • quantidade de gestores e líderes.

Todos os funcionários, sejam eles cozinheiros, faxineiros, operadores dos setores produtivos ou colaboradores dos departamentos administrativos, devem ser considerados na hora de fazer esse cálculo. Com esses dados em mãos ficará mais fácil estruturar os planos estratégicos empresariais e otimizar o trabalho dos colaboradores.

Como aplicar na empresa?

O headcount pode se tornar mais complexo e completo quando é usado em conjunto com outros dados que também são de extrema relevância. As outras informações podem ser análises de funções críticas e avaliações de desempenho. Para aplicar o método na empresa, é necessário seguir alguns passos.

Veja abaixo as nossas dicas!

Invista em planejamento

Essa é uma ótima ideia para aqueles que desejam aplicar o headcount na sua empresa. Para que a ferramenta funcione corretamente e auxilie nas tomadas de decisões, é necessário estar em constante contato com os gestores. A partir das informações repassadas, será possível saber quais ações poderão ser tomadas.

Crie um cronograma

Para iniciar o processo de contagem de pessoas, é necessário entender como funciona a organização da empresa, quem responderá aos líderes e quais são as funções presentes em cada um dos departamentos. Faça um mapeamento de todas as áreas e veja quais são as posições e as hierarquias presentes na organização. Então, anote quantos colaboradores fazem as atividades de cada cargo.

Projete cenários

Após verificar os objetivos do planejamento e ter um cronograma montado, faça uma projeção dos cenários empresariais. Veja quantos gestores e colaboradores seriam ideais para cada setor. Os cenários vão ajudar a entender o headcount atual e a planejar o futuro de cada departamento.

Defina os objetivos

É imprescindível que você fique atento aos objetivos da empresa. Na hora de fazer o headcount, é comum encontrar mais de uma pessoa fazendo o mesmo trabalho. Verifique se existe a necessidade de manter a situação e, se houver possibilidade, redefina os objetivos e aloque essas pessoas para locais que necessitam maior quantidade de trabalhadores.

Faça uma análise de desempenho

Avalie com cautela o desempenho de todos os colaboradores. Não existe RH mais inteligente que aquele que procura entender melhor o que acontece dentro dos setores empresariais. Faça uma comparação da produtividade de cada funcionário e, se for preciso, converse com cada um deles para entender os motivos do baixo ou alto desempenho.

Revise as descrições dos cargos

Faça uma revisão dos cargos de todos os funcionários e mensure as atividades que cada um exerce. Esse é o momento ideal para verificar se o colaborador está sobrecarregado ou com tempo ocioso e se ele pode ou não assumir mais alguma atividade da empresa. Fazer uma boa revisão da descrição dos cargos traz diversos benefícios para os negócios. Entre os principais estão:

Se precisar alterar as descrições de um cargo, uma breve pesquisa de mercado poderá auxiliar nessa tarefa.

Como é possível prever o indicador headcount para projetar o orçamento?

Uma dica muito útil é trabalhar com a projeção de orçamentos. Tenha uma base de valores que serão úteis para futuros acertos relativos a demissões, valores pagos de férias e salários. Isso é fundamental para que o headcount funcione corretamente. Identifique os futuros fatores que poderão acontecer, para ter uma visão mais clara na hora de aplicar o método headcount e fazer tomadas de decisões mais assertivas.

Então, agora que você já sabe o que é o headcount e qual é a importância dele para as empresas, não deixe de usar essa ferramenta em seu empreendimento e obter a contagem real dos funcionários. Dessa maneira, você vai ter o sucesso tão desejado nos negócios.

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