RH Estratégico: o que é e suas 4 funções

rh estratégico

O RH das empresas tem mudado com o passar dos anos e ganhado cada vez mais importância e destaque, e não só com a gestão de pessoas. O RH Estratégico, em resumo, é aquele que trabalha em colaboração com a empresa para que ela atinja suas metas.

A área deixou de ser apenas o “departamento pessoal” e agora participa ativamente do planejamento das estratégias e das tomadas de decisões, sem deixar de atuar diretamente na valorização do capital humano. Além disso, a ideia é integrar os setores, buscando um maior comprometimento das diferentes áreas, servindo como ponte entre os colaboradores.

Além de estimular o alinhamento dos funcionários com as metas da empresa, o fluxo inverso também deve acontecer. Os profissionais de um RH Estratégico devem entender as reais necessidades dos colaboradores e levá-las à direção, administrando uma visão global dos acontecimentos.

Quer saber o que é RH estratégico e como ele funciona? Leia este artigo!

O que é RH estratégico?

Esse é um conceito atribuído a uma nova maneira de gerir o setor de recursos humanos. Esse novo formato valoriza, principalmente, a captação e a interpretação de dados que possam ser usados para tomar decisões de crescimento. Hoje, o mundo dos negócios exige que o profissional de RH saiba:

  • projetar tendências;
  • desenhar cenários;
  • buscar constantemente soluções inovadoras.

Frente a isso, a área de recursos humanos precisa estar alinhada às estratégias da empresa, não podendo se ater somente ao atingimento das metas e aos resultados previstos no planejamento estratégico da própria área.

As organizações têm passado por constantes mudanças e as pessoas precisam se sentir parte delas. Por isso, tamanha é a importância de criar uma postura focada em propor soluções e gerar resultados.

 Como o RH estratégico atua?

Os modelos convencionais de equipes de RH não são mais considerados capazes de fazer ações que mantenham as equipes competitivas e os funcionários motivados, diante de toda a evolução tecnológica que o mercado apresenta. Já o RH estratégico consegue reconhecer essas necessidades, trabalhando sempre para manter a instituição com os melhores resultados.

Capacitações periódicas

O RH estratégico atua para oferecer capacitações periódicas, planos de carreira (cargos e salários), oportunidades de crescimento e também faz a gestão do clima organizacional, com pesquisas de satisfação e fomento da motivação dos colaboradores.

Retenção de talentos

Outro ponto importante é a atração e a retenção efetiva de verdadeiros talentos, por meio de um ambiente interno mais promissor. Apresentar uma boa perspectiva da companhia é fundamental para manter o que, de fato, alavanca o progresso: os bons funcionários.

Novas contratações

Todas essas ações integradas proporcionam aumento dos lucros e da produtividade das empresas, uma vez que apresentam possibilidades mais acertadas. Um exemplo: diante do planejamento, o RH consegue entender quais profissionais estão aptos a assumir papéis importantes nos projetos e, também, sinaliza a necessidade de novas contratações, com perfis melhor definidos.

Quais são as 4 funções do RH estratégico?

Aqui abaixo, separamos os 4 pilares que toda equipe de recursos humanos precisa desenvolver para ganhar espaço na mesa de decisões.

1. Visão de processos

Os líderes do RH estratégico necessitam ter uma visão geral dos processos da empresa para atender as suas demandas relacionadas à contratação ou dispensa de colaboradores. O conhecimento sobre os procedimentos operacionais do negócio facilitam a comunicação e agiliza a resolução de problemas.

2. Liderança

Por ser um setor especializado em lidar com a formação e a manutenção de líderes, o RH deve dar o exemplo na hora de liderar a si mesmo, o que nem sempre acontece. Ainda, há uma grande carência em perfis de liderança dentro do próprio setor. Como o foco é, além de traçar metas, cultivar resultados práticos, não temos como desvincular a ideia de um RH estratégico do perfil de um líder.

3. Tecnologia da informação

Aprender a captar e interpretar dados é o caminho mais correto para tomar as melhores decisões. A tecnologia da informação é uma aliada poderosa para ajudar na centralização e no processamento de dados de forma rápida e eficiente. Essa é uma linguagem universal do mundo corporativo que precisa, também, ser incorporada na cultura dos profissionais de RH.

4. Comunicação

Comunicar é outro pilar extremamente importante para que o RH se torne genuinamente estratégico. É preciso identificar e explorar os canais de comunicação para não só conscientizar, mas também poder medir a receptividade das informações passadas aos colaboradores.

Como toda fonte de dados, essa é mais uma que permite ter maior capacidade de antecipação e otimização de ações. Esse também é o momento no qual o RH precisa aprender a transmitir os resultados, valorizando assim a sua credibilidade.

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

Como transformar o RH da empresa?

Duas ações podem ser consideradas como primeiros passos: investir no seu time de colaboradores e ter um bom processo de recrutamento. O indicado é começar com o que você já tem, até para entender se há a necessidade de novas contratações.

Proximidade com os colaboradores

Com uma boa comunicação interna, é possível saber a opinião sobre o trabalho, a empresa e os processos. Faça avaliações e também pesquisas de satisfação. Diante dos resultados, é importante investir em treinamentos, cursos capacitantes, oferecer palestras e convidar diferentes equipes para eventos.

Apoio à criação de estratégias

Também, deve-se envolver a direção da empresa, mostrando a importância do apoio do RH na criação de estratégias para atingir as metas traçadas, levando os objetivos a cada setor.

Processo de seleção

O movimento de transformação do Recursos Humanos pode apontar a necessidade de novas contratações. E aí entra umas das atividades mais importantes para o setor de Recursos Humanos estratégico da empresa: o processo de seleção.

Formação de parceria

Os gestores de Recursos Humanos podem integrar as demandas do departamento da empresa e fazer parcerias com outros setores para que os desafios do negócio sejam superados. Também é possível contratar parceiros que ofereçam soluções tecnológicas apropriadas à rotina do RH estratégico.

O que significa ter um RH estratégico na empresa?

Ter um RH estratégico significa que os gestores tomam decisões embasadas em dados precisos. Os profissionais fazem planejamentos antes de agir, evoluem processos para otimizar o tempo do seu time e buscam melhorar os resultados continuamente. Tudo isso é possível porque os líderes usam tecnologia de ponta e investem na transformação digital.

Qual a diferença entre o RH estratégico e o RH tradicional?

O RH tradicional costuma fazer seleção e recrutamento por e-mails, além de mudar com frequência as fases dos processos seletivos, usa planilhas para fazer a triagem e a organização dos currículos e as decisões dos gestores são tomadas com base em sua experiência.

De maneira geral, o RH tradicional atua de modo reativo, enquanto o RH estratégico age em resposta às análises de dados, procura melhorias contínuas, encontra tempo para o aperfeiçoamento dos profissionais, visa o alcance de metas, busca executar ações operacionais com eficiência e de forma otimizada.

Quais são os benefícios de contar com um RH estratégico?

Uma área que se torna estratégica se autodesenvolve e gera retornos significativos para a organização. Os gestores de um RH estratégico conhecem mais profundamente os objetivos da empresa e assumem responsabilidades relevantes e maiores.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de contar com um departamento moderno e eficiente!

Aumento da produtividade

Um RH estratégico resolve uma série de problemas nas empresas. Esse setor consegue criar um ambiente saudável e aumenta a produtividade dos colaboradores. Os gestores podem definir metas e incentivar os seus times a dar a sua contribuição para atingir os objetivos. Portanto, proponha desafios que sejam alcançáveis.

Redução do turnover

Com o RH estratégico, é possível reduzir turnover, melhorar os processos de recrutamento e seleção, aumentar a percepção da marca e muito mais. O departamento consegue selecionar novos profissionais alinhados aos objetivos da organização e aumentar a retenção dos talentos. A rotatividade de colaboradores atrapalha o avanço das empresas.

Os líderes do RH estratégico reconhecem o valor dos colaboradores, mantém a comunicação e proporciona conforto às equipes. Diante disso, há uma queda na taxa de turnover e, consequentemente, uma redução de esforços para a contratação de novos profissionais. Assim, os gestores conseguem estabelecer diferenciais competitivos para os negócios.

Melhor uso das competências

Uma empresa precisa de diversos profissionais com competências distintas para o seu funcionamento. As habilidades dos colaboradores têm valor inestimável para as organizações que pretendem crescer e se consolidar no mercado. O RH estratégico permite a cooperação entre profissionais de diferentes visões, para a identificação de soluções em vários ângulos.

Como implementar o RH estratégico na prática?

A implementação de um RH estratégico depende da execução de alguns passos, que são indispensáveis. O primeiro deles é definir um objetivo ou metas a serem alcançadas. Além disso, procure inovar e perpetuar a diversidade na empresa, invista em tecnologia para aperfeiçoar os processos, treine os gestores para aumentar o engajamento, propague a nova cultura e use dados para decidir.

Agora, você já sabe o que é RH Estratégico e conhece as suas funções. Saiba que o Grupo SERES presta serviços de consultoria para a área de Recursos Humano, usa ferramentas e tecnologias avançadas para conectar organizações e pessoas por meio de um excelente atendimento, além de criar processos customizados muito eficientes e abrangentes.

Gostaria de aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto? Então leia o nosso e-book sobre integração de colaboradores no trabalho remoto!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp