Será que é a hora de mudar de emprego? Descubra

mudar de emprego

Você já pensou — mesmo que por um instante — em mudar de emprego? Quando essa dúvida surge, é normal se perguntar se essa é a melhor escolha que você pode fazer e ficar em dúvida se deve seguir por esse caminho ou não.

A grande questão, na verdade, é entender se a insatisfação que você pode estar sentindo é somente um momento ruim ou se ela é a ponta do iceberg de problemas maiores — e até mesmo mais graves.

Para te ajudar a descobrir, neste post mostraremos alguns pontos que ajudarão você a ter certeza de que deseja passar por esse processo e o que fazer para que ele seja mais leve. Confira!

Sinais que indicam a necessidade de mudar de emprego

Não existe uma regra para saber qual o momento certo de trocar de emprego ou uma receita para descobrir se você está nessa fase da carreira ou não. O que existem são alguns sinais que podem dar indícios e você confere alguns deles a seguir.

Baixa ou nenhuma motivação para trabalhar

Um dos principais sintomas que aparecem quando está na hora de pensar se você deve ou não trocar seu emprego é quando sente baixa — ou até mesmo nenhuma — motivação para trabalhar.

Aqui, é importante frisar que você nem sempre conseguirá perceber essa desmotivação com facilidade. Mas, ela geralmente está relacionada com alguns comportamentos específicos, como:

  • estresse;
  • ansiedade;
  • sensação de cansaço constante;
  • falta de concentração nas atividades rotineiras;
  • sentimento forte de não querer ir trabalhar.

Caso você se relacione com algum desses sintomas ou sente que o trabalho atual se tornou um peso em sua vida que você não deseja mais carregar, talvez seja o momento exato para partir para a busca de um novo emprego.

Ambiente de trabalho desfavorável

Quando você começou a trabalhar, pode até ser que tenha se identificado com a cultura organizacional e com o ambiente de trabalho como um todo. Você precisa ter em mente, porém, que isso não garante que haverá um alinhamento entre você e a empresa de maneira permanente.

Pode ser que em uma determinada ocasião você perceba que a organização não combine mais com você ou com o seu momento de vida por inúmeras razões, já que ambos estão em constante transformação. Outro cenário possível é a reformulação da visão e dos valores da empresa, que também podem mudar ao longo do tempo e perder o sentido para você.

Estagnação na carreira

Cada empresa conta com processos de desenvolvimento de carreira bastante específicos. Pode ser que você, em algum momento, tenha atingido o ápice do crescimento no seu trabalho atual — e não existe mais nenhuma outra maneira de se desenvolver ou crescer por lá.

Diante desse cenário, pode ser que você não encontre novos desafios e até mesmo aprendizados caso decida permanecer no mesmo lugar. Quando isso acontece, para continuar o seu desenvolvimento como profissional, talvez uma opção mais interessante seja encontrar outro local de trabalho que permita que você vá ainda mais longe na carreira.

Sentimento de que não é valorizado o suficiente

Há quanto tempo você não recebe uma promoção? Você acredita que não está recebendo um salário à altura do seu empenho? Esses são alguns questionamentos que você pode se fazer para descobrir se está sendo ou não valorizado no trabalho. Esse é um sentimento muito importante, já que parte de ter motivação para trabalhar é se sentir parte da empresa.

Caso você pondere e sinta que não está sendo reconhecido e valorizado o suficiente, uma sugestão é conversar com a sua liderança e com o RH. Caso juntos vocês não encontrem nenhuma solução para esse caso, talvez seja o momento certo para encerrar esse ciclo.

Preparação para mudar de emprego

Mudar de emprego não é tão difícil quanto parece, mas para que você tenha sucesso nessa transição, precisa se preparar para passar por ela tranquilamente. Confira, a seguir, algumas dicas de como é possível fazer isso.

Faça um planejamento

Um dos primeiros passos para mudar de carreira ou de emprego é fazer um planejamento. Quais são seus objetivos a curto prazo? Onde você se vê daqui 5, 10 ou 20 anos? A partir desses questionamentos, você já conseguirá organizar melhor os próximos passos da sua vida profissional.

Quando você determina onde quer chegar, fica muito mais fácil traçar todos os planos necessários para que você consiga alcançar o seu objetivo — seja ele qual for. Uma dica nesse processo é se lembrar de todas as atividades que você gosta de fazer e que faz melhor, já que isso pode ajudar no direcionamento da carreira.

Converse com amigos e familiares

Outra boa ideia é conversar com seus amigos e familiares sobre os seus planos. Você pode, por exemplo, fazer uma visita aos seus pais e comentar com eles sobre o que você tem planejado para o futuro.

Procure conversar também com seus conhecidos e amigos e demonstre a eles o interesse em mudar de emprego. Quem sabe um deles não conheça alguma vaga que esteja em aberto no momento e pode até te indicar?

Mantenha uma rede de contatos

Qualquer que seja a sua área de atuação, o networking é fundamental para a sua carreira. Isso porque para quem deseja mudar de emprego, uma boa rede de contatos pode abrir as portas para uma nova oportunidade.

Então, lembre-se de manter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, assim como com as pessoas que estudaram com você na escola e na faculdade. Quando você mantém contato frequente com as pessoas, elas podem se lembrar de você com mais facilidade quando uma nova vaga na sua área de atuação surgir.

Valorize seu currículo

Uma boa maneira de conseguir mudar de emprego é valorizar o seu currículo para quando esse momento de transição chegar. Procure mostrar a sua atualização profissional e salientar os seus conhecimentos nesse documento.

Essas informações — assim como os cursos mais frequentes que realizou e os resultados que entregou nos últimos tempos — são muito valorizadas por recrutadores em qualquer processo seletivo.

Invista em qualificações

Você pode aproveitar o momento de transição de empregos para investir em novos aprendizados. Busque por qualificações que contribuirão com o seu desenvolvimento pessoal e profissional e participe de quantas palestras e workshops conseguir.

Tenha em mente que conhecimento nunca é demais. Então, quanto mais puder investir em você mesmo ao longo da vida — principalmente nas suas competências profissionais —, maiores serão as chances que você terá de encontrar boas vagas de emprego no mercado de trabalho.

Como você pôde perceber, é essencial se atentar aos sinais de que chegou a hora de mudar de emprego. Também é importante contar com uma empresa especializada em RH para facilitar esse momento, como a Seres, que oferece diversas soluções para que você faça essa transição na carreira da melhor maneira possível.

Está no processo de recolocação profissional? Então aproveite e cadastre o seu currículo conosco! Será um prazer fazer parte desse processo junto com você.

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp