O que você precisa saber sobre Pesquisa NPS

Pesquisa NPS

A Pesquisa NPS termo com origem do inglês “Net Promoter Score” ou simplesmente NPS é um método de pesquisa e avaliação de satisfação simples e de fácil aplicação. Por isso, desde 2003, quando foi lançado, vem sendo adotado pela maioria das empresas e já pode ser considerado um modelo universal.

Inclusive, o NPS é atualmente um dos mais importantes KPIs – indicadores chave – de desempenho, que oferece dados fundamentais para qualquer planejamento estratégico, identificação de problema, melhoria de índices dos negócios e tomadas de decisão.

Fred Reichheld foi o desenvolvedor da métrica NPS com a intenção de medir o quanto os clientes estavam satisfeitos com o que consumiam da empresa e se as trocariam por outras, ou seja, o quanto eram leais. Ele criou uma forma simples de fazer isso: descobrindo o quanto este negócio era “recomendável”, por meio da pergunta “de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa aos amigos?”

A eficiência do formato está justamente na simplicidade da pesquisa NPS. Por ser uma pergunta quantitativa, o resultado é direto. Quanto mais próximo de 10, melhor. Se a chance do cliente indicar a empresa for alta, significa que ele está satisfeito com os produtos ou serviços que tem recebido. Afinal, ninguém indica a um amigo algo de baixa qualidade.

 

Como calcular a NPS?

O cálculo da pesquisa NPS é feito dividindo os que responderam em promotores: os que mais indicam; detratores: os que têm poucas chances de recomendar o negócio; e os neutros. Com isso, cria-se uma medida clara do desempenho da empresa pela ótica dos clientes.

 

pesquisa nps

 

– Quem responde de 0 a 6 são os detratores: eles não têm uma boa imagem da empresa, e por isso não a indicariam; possivelmente também não voltariam a consumir.

 

– Os neutros são as respostas 7 e 8: estão na média. Pode ser que encontrem outras empresas melhores, mas caso contrário, consumiriam novamente.

 

– As repostas 9 e 10 são dadas pelos promotores: clientes com ótimas experiências e elevado nível de satisfação; dificilmente trocariam a empresa e, além disso, se dispõem a fazer propaganda dela.

O cálculo é feito por uma fórmula:

% (porcentagem) de Clientes Promotores – a % de Clientes Detratores = % NPS

 

Qual a importância da aplicação da Pesquisa NPS? 

 

Voltar seu foco para a fidelização de clientes é comprovadamente mais vantajoso do que investir somente em ações para atrair novos clientes. Além de ser mais caro, conquistar compradores demanda mais esforço do que cuidar e incentivar quem já é seu consumidor.

Manter clientes satisfeitos é um dos principais referenciais para consolidar o nome da sua empresa e se colocar como bem avaliado no mercado.

É a partir do resultado da pesquisa NPS que o gestor consegue entender melhor como está o relacionamento da empresa com seus clientes e se são necessárias mudanças urgentes. Esses resultados devem estar sempre alinhados à ideia de melhoria contínua de seu negócio.

 

Como utilizar os dados da pesquisa NPS?

Coletar as informações e chegar ao resultado do grau de satisfação do usuário com a empresa avaliada é importante. Mas saber utilizar os dados depois disso é ainda mais. A partir dos resultados, é preciso estabelecer estratégias e ações rápidas, especialmente com os clientes detratores. Independente da quantidade deles. E, ainda, acompanhar os porquês dos clientes neutros.

A melhor forma de utilizar os resultados da pesquisa NPS é explorando todas as oportunidades que ela apresenta:

  • Aproveitar os elogios para continuar no caminho e divulgar os bons resultados;
  • Traçar estratégia para manter os clientes que possam estar pensando em procurar outras empresas;
  • Recuperar os que estão insatisfeitos, promovendo melhorias no serviço ou produto.

Para as empresas que estão dispostas a receber críticas e reclamações e buscam melhorias, pesquisas de satisfação como a NPS são ideais. A avaliação pode ser feita por empresas de qualquer segmento e também de maneira mais específica: por áreas, processos, produtos ou serviços. 

 

Gostou do conteúdo? Continue de de olho em nosso blog para mais conteúdos.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp