É fácil optar entre instalar uma cortina em casa ou chamar alguém para fazer isso, quando existe essa possibilidade. Você pode até começar a tentar fazer e desistir no meio processo, talvez, não haja grandes mudanças. Mas é possível pensar desta maneira simplista em uma empresa? Escolher se os serviços serão realizados internamente ou de forma terceirizada é uma decisão que requer bastante cuidado na avaliação. Quando optar por terceirização e quando optar por internalização?
Por exemplo, a equipe de gestão de Recursos Humanos, é importante avaliar com atenção se a empresa vai ter uma equipe interna ou se é mais vantajoso terceirizar este serviço. A gestão de pessoas não é uma tarefa simples, além disso, demanda investimento e eficiência. O resultado do trabalho desta área traz mudanças significativas em todos setores, na estrutura e na capacidade de produção.
Para começar a decidir, vale considerar alguns pontos básicos. Avalie o número de funcionários da empresa e o número de funcionários que a equipe de RH tem ou precisará ter. Além disso, veja o gasto despendido com este departamento para cuidar de todos os processos. Considere também os custos com a equipe do departamento – como salários, benefícios, FGTS, férias etc.
Logo após, é importante pesquisar qual é o custo para que o trabalho desta área seja desenvolvido de forma terceirizada. Este é um passo inicial para decidir qual forma atenderia melhor a sua organização.
Quando optar pela internalização
Estruturar um departamento de RH interno é um desafio para além dos custos dos funcionários. É preciso encontrar profissionais experientes, definir os processos da área e adquirir equipamentos e a tecnologia (softwares e programas) necessários para o trabalho.
Em uma empresa de grande porte, com recursos acessíveis, internalizar esta equipe pode ser uma opção viável. E dessa forma, ao fazer esta opção, a direção da empresa pode ter mais controle e se beneficiar com a concentração de atividades como:
– divulgação de vagas;
– seleção, recrutamento e treinamento dos profissionais;
– admissões e demissões;
– controle do ponto;
– preparação de campanhas estratégicas;
– elaboração da folha de pagamento dentro da empresa.
Por que optar pela terceirização
É mais fácil falar das vantagens da terceirização porque, além de serem muitas, são capazes de serem aplicadas a todos os tipos de empresa. Independentemente do porte ou do setor em que atuam.
Entre as principais vantagens de optar pela terceirização:
– Baixo custo: uma equipe interna envolve custos além dos funcionários, demanda investimento para ser eficiente. O processo de terceirização transforma o gasto em uma despesa única e fixa. Dessa forma, é possível controlar e prever o orçamento.
– Escalabilidade: esta é a capacidade de crescimento de uma empresa e/ou setor. Ao aumentar a operação e a quantidade de funcionários, o RH também precisa crescer. Com uma equipe terceirizada, é possível apenas expandir o contrato, e não modificar os processos e contratar novos funcionários para a equipe.
– Aumento da eficiência: é optar por um serviço especializado e de excelência. A ideia é ter à disposição profissionais com experiência e formação para o desenvolvimento deste trabalho. Profissionais que têm o conhecimento total do processo, conduzindo-o com facilidade, dinamismo, mais assertividade e em menor tempo.
Ainda em dúvida sobre qual modelo adotar? Então, entre em contato, podemos ajudar.