Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Candidato, cuidado com o processo de seleção!

6 Dicas para entrevista de emprego

 

Procurar por um nova oportunidade no mercado de trabalho pode não ser uma tarefa muito fácil. Isso serve para quem está procurando estágio e para quem está em busca de um emprego, qualquer que seja o nível hierárquico. Sempre irão existir, ainda que pequenas, dúvidas sobre o que falar, como se vestir, como se portar, o que valorizar. Porém, existem inseguranças mais comuns que acometem quem está começando. Por isso, candidato a uma vaga, cuidado com o processo de seleção. Aqui vão algumas dicas sobre as duas etapas que normalmente são as mais importantes, a elaboração do currículo e a entrevista:

Currículo
Não dá pra dizer que sempre começa pelo currículo o processo de seleção, existem várias formas. E, cuidar do networking (sua rede de contatos relacionados ao trabalho) é uma dica extra sempre válida. Porém, é inegável que ter um currículo bem feito pode abrir portas. Para que o seu seja notado, preste atenção:

– Releia o conteúdo várias vezes em busca de erros de português. Pode até não parecer tão importante para algumas vagas, mas é. Aliás, é uma das primeiras razões para que um currículo seja descartado.
– Sem mentiras ou enrolação. Nada de querer ganhar a vaga assim. O que foi feito como “enchendo de linguiça” é facilmente perceptível e as mentiras, quando forem descobertas – e tem boas chances disso acontecer – vão te eliminar do processo.
– Invista em informações claras e diretas. Destaque os melhores resultados obtidos em suas experiências, ou o que for te enaltecer de acordo com a vaga.

Entrevista
Conseguiu ser chamado para a entrevista? Ótimo! Neste momento você vai poder mostrar mais do que no currículo, portanto, é hora de se preparar.

– Ensaiar em frente ao espelho. A entrevista é uma situação que causa nervosismo, é natural, e isso transparece na hora da conversa. Por isso, pensar bem e treinar o que vai ser falado é importante. Lembre-se: se você foi chamado, é porque identificaram características que o colocam em condições de preencher a vaga. Tenha confiança para poder enaltecê-las.

– Estudar. É aquele clichê: hoje todas as empresas estão na internet, aproveite! Colete o máximo de informações que puder sobre a empresa, o setor e a vaga. Se possível, até sobre quem trabalha na área. É dessa pesquisa que você deve tirar as melhores ideias sobre o que falar na entrevista, como um diferencial.

– Definir um roteiro. Claro que quem vai conduzir a entrevista é o empregador, mas, você pode escolher quais pontos não pode deixar de falar e até esboçar uma sequência de argumentos.

– Se portar e se vestir adequadamente. Não seja desleixado e nem formal em excesso. Na sua pesquisa sobre a empresa, poderá entender o que a instituição prega nesse sentido. Se você se vestir como se estivesse em um dia de trabalho normal naquele local, estará bem.

– Ser precavido. Chegue antes do horário. Meia hora de antecedência é um bom tempo. É bom evitar imprevistos.

– Ter confiança na medida certa. Já falamos isso, mas é importante repetir. Confie em sua experiência, isso pode fazer a diferença.

Fonte:

Cia de Estágios

Guia da Carreira

Empregos.com.br

Empresas do Grupo