Questionário de avaliação de desempenho: 10 perguntas essenciais

questionário de avaliação de desempenho

A sua empresa aplica questionários de avaliação de desempenho? Essa é uma valiosa ferramenta usada pela liderança de equipes e RH para analisar os colaboradores e como eles realizam o trabalho no dia a dia. Ela serve para reconhecer os pontos que são bem desenvolvidos e os que precisam de ajustes.

Esse tipo de pesquisa pode ser feito sempre que os gestores acharem necessário ou pode ser definido como uma estratégia sazonal na empresa e ser aplicado em um espaço de tempo definido — seja mensal, semestral ou anualmente. Neste post, listamos as 10 perguntas essenciais que podem fazer parte do questionário e que poderão oferecer respostas valiosas.

Acompanhe!

1. Qual você considera ser a sua vitória mais recente?

O indicado é começar qualquer questionário de avaliação de desempenho de maneira leve e positiva. Uma boa dica é dar oportunidade para o colaborador poder falar sobre ele mesmo. Assim, ele demonstrará o nível de orgulho que tem do seu trabalho e poderá explicar o valor que traz para o negócio.

Essa pergunta também é indicada para quebrar qualquer tensão que o funcionário possa sentir por ser entrevistado. Ela o ajudará a relaxar, ao mesmo tempo que passa a se sentir mais confortável.

2. Em quais aspectos você acha que poderia melhorar?

Essa pergunta tem um objetivo muito simples. Com ela, o entrevistador pode descobrir se o colaborador tem consciência das próprias limitações. Além disso, faz com que ele demonstre se tem noção do seu nível de autoconhecimento como profissional. Pontos fracos geralmente são simples de serem resolvidos. Aproveite essa oportunidade para pensar em como a empresa poderá ajudar os profissionais — como com workshops ou treinamentos, se for preciso.

3. Quais são os seus próximos objetivos?

Essa resposta mostrará quão consciente o funcionário é sobre o seu ambiente de trabalho atual, o que ele almeja para o futuro e quais poderão ser os desafios a seguir. Ao fim da avaliação, cada profissional deve ter clareza sobre os rumos que o seu desenvolvimento deve tomar e começar o planejamento.

Além disso, a resposta pode servir como uma dica de como a empresa poderá ajudar no alcance das suas metas de desenvolvimento. Por isso, essa é uma ótima pergunta a ser feita no questionário de avaliação de desempenho.

4. Quais tarefas você mais gosta em sua função?

Ser feliz no trabalho pode ser considerado um ganho em qualidade de vida. Isso porque trabalhar com o que gosta não deve mais ser visto como um privilégio de poucos profissionais, mas sim, como uma busca de todos — sejam eles iniciantes ou mais experientes.

Perguntar ao colaborador quais tarefas ele mais gosta de fazer é uma maneira de medir se a empresa consegue fornecer esse ambiente mais positivo. Outra vantagem desse tipo de pergunta é entender que as tarefas não citadas podem não estar adequadas ou poderiam ser realizadas de outra maneira.

5. O que você considera mais desafiador no seu trabalho?

Essa pergunta pode ser um complemento da anterior para entender como o profissional lida com as tarefas que podem ser mais difíceis de serem realizadas. Dependendo da resposta, os gestores podem pensar em maneiras de facilitar esse processo, para que a produtividade da equipe aumente ainda mais.

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6. Como você descreveria a cultura da empresa?

Essa é uma grande oportunidade de notar como os colaboradores enxergam os valores da empresa e como eles são colocados em prática. Aqui, é interessante notar as entrelinhas da resposta, pois, se um profissional estiver enfrentando algum tipo de dificuldade, ele pode não querer falar abertamente.

Essa pergunta também serve para perceber se a instituição está no caminho da diversidade e da inclusão, ou se ainda tem qualquer gargalo referente a esse assunto. O feedback dos funcionários pode ser valioso para a implementação de mudanças — caso elas sejam necessárias.

7. Como podemos ajudá-lo a ser melhor no seu trabalho?

Essa é uma daquelas perguntas nas quais o colaborador sentirá que empresa se importa com ele. Além disso, também perceberá que faz parte de uma empresa que preza por uma gestão humanizada e que os responsáveis têm a empatia necessária para melhorar qualquer processo ou dificuldade que ele possa ter.

É interessante prestar atenção nas respostas e realmente não medir esforços para colocar as melhorias em prática. Do contrário, os profissionais poderão achar que a preocupação não é verdadeira e podem ficar frustrados — o que tem grandes chances de afetar o desempenho deles.

8. Hoje, você conta com as ferramentas e os recursos que mais precisa?

Essa é uma pergunta muito importante porque, com ela, o colaborador pode dizer quais são as limitações que ele encontra no dia a dia do seu trabalho. Além disso, ela é uma ótima maneira de descobrir se ele acha que conseguiria aumentar a produtividade se recursos ou ferramentas adicionais fossem oferecidos para a equipe.

9. Como você gostaria de receber o seu feedback?

Em relação ao feedback, existem profissionais que preferem recebê-lo com mais privacidade e outros que não se importam se outras pessoas estiverem presentes. Por esse motivo, essa pergunta é importante para entender as preferências de cada um, para que esse processo seja o mais positivo possível.

Além disso, é possível estender ainda mais a pergunta para saber se o colaborador sente que recebe comentários suficientes sobre a maneira que desempenha seu trabalho. É uma maneira dele passar um feedback antes de receber o dele.

10. Você tem alguma pergunta?

É importante sempre terminar qualquer questionário deixando o funcionário confortável para que ele possa fazer as perguntas que quiser — desde que elas sejam pertinentes. Essa abertura e a oportunidade de falar dará confiança a ele e fará com que se sinta ainda mais valorizado e ouvido.

Lembre-se de que essas perguntas têm como objetivo o foco nas pessoas para ajudar cada uma delas a crescer profissionalmente e a atingir os objetivos dentro da instituição. Dessa maneira, é possível que todos saiam ganhando.

Entendeu que existem algumas perguntas essenciais para realizar um questionário de avaliação de desempenho de sucesso? Depois das entrevistas com os colaboradores, lembre-se de que é possível mapear as respostas e classificá-las por meio de uma escala de indicadores de desempenho, já que elas serão uma referência para as ações de melhorias futuras e para ter uma visão mais estratégica do negócio.

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