Entenda qual o papel do RH no desenvolvimento de liderança na empresa

desenvolvimento de liderança

Investir no desenvolvimento de liderança pode trazer excelentes resultados para uma empresa. O planejamento pode ajudar a reter funcionários e diminuir os custos, pois é uma ótima estratégia quando se quer inovar sem perder tempo e dinheiro. Porém, será necessário aplicar algumas metodologias que, juntas, poderão trazer as mudanças necessárias.

A ausência de preparo e inexperiência dos profissionais tem crescido muito em nossos dias. E para suprir essa falta, é preciso que as organizações estejam prontas para dar um suporte aos seus colaboradores, auxiliem e preparem novos líderes de acordo com suas demandas.

Nesse sentido, o desenvolvimento de lideranças é imprescindível, seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Gostaria de compreender qual é o papel do RH no desenvolvimento de liderança na empresa? Continue a leitura!

Saiba o que é desenvolvimento de liderança

Inicialmente, destacamos que um líder não é aquele que sabe comandar. Trata-se de alguém que consegue interagir com a equipe, classificar cada atividade, incentivar a qualidade e a produção.

O profissional confere ainda todo o trabalho produzido pelos colaboradores. Assim sendo, o desenvolvimento de liderança é o conjunto de ações que capacitam e aperfeiçoam a competência comportamental desses profissionais.

Em nossos dias, achar bons gestores, competentes e preparados, é um desafio para muitas empresas. E quando esses profissionais não são encontrados, os diretores procuram investir em quem já trabalha na instituição.

Os investimentos na formação de novos líderes é uma estratégia utilizada para transformar os colaboradores mais capacitados e atribuir a eles cargos estratégicos.

Compreenda a importância do desenvolvimento de lideranças

O desenvolvimento de novos líderes garante muitos benefícios para a empresa. Entre eles, pode-se destacar o comprometimento dos colaboradores na realização dos objetivos da empresa, maior produtividade e engajamento.

Desenvolver lideranças também é um método eficaz para a retenção de talentos, sendo que há um custo para o RH contratar novos funcionários da forma tradicional.

Avaliar o capital humano e aplicar uma estratégia de desenvolvimento de lideranças em conjunto com outras ações internas pode melhorar a satisfação dos times. Com isso, o gestor consegue controlar a rotatividade e diminuir os gastos oriundos do processo seletivo e recrutamento de talentos. Sem falar na segurança, qualidade de vida e oportunidades que são ofertadas aos colaboradores.

Confira o papel do RH no desenvolvimento de liderança na empresa

O RH tem o dever de entender e acompanhar a estratégia de crescimento da empresa. Além disso, deve ser capaz de formar líderes e equipes para desenvolver as habilidades necessárias para alcançar melhores resultados.

Em outras palavras, o papel desse setor é orientar a atuação da empresa em relação aos recursos humanos. Veja a seguir outras funções!

Ajuda no planejamento

O gestor de RH exerce um papel específico que ajuda no planejamento, na busca de lucros e no alcance de metas preestabelecidas. Por isso, se relaciona com todas as pessoas envolvidas nesses processos.

Os colaboradores desse setor precisam ver os membros dos outros times como participantes que contribuirão para o sucesso da empresa. Essa visão favorece o engajamento dos profissionais.

CTA Horizontal 10
CTA 5NV 04 1

Uma boa liderança tem consciência dos pontos fortes e fracos dos colaboradores. Diante disso, cria estratégias, organiza os talentos com base em suas habilidades e competências. Por outro lado, identifica e sugere soluções para o desenvolvimento de cada colaborador. É capaz de ouvir sua equipe, dar feedbacks construtivos e planejar novas estratégias.

Definição de metas

O departamento de RH desenvolve conjuntos de ações para desenvolver líderes entre os funcionários da empresa. O setor vai além da definição de metas e promove as competências básicas para que o colaborador assuma a posição almejada.

As habilidades das lideranças de uma empresa também são relevantes para determinar quais metas de desenvolvimento serão seguidas. Desse modo, o RH cria uma lista de objetivos e competências necessárias para cada indivíduo, especifica o patamar que a empresa precisa atingir e desenvolve um cronograma de entregas das atividades predeterminadas.

Determinação das etapas do processo

É importante que o RH entenda o tipo de liderança que interessa para a empresa e determine as etapas do processo de desenvolvimento. Afinal, saber quais habilidades esses líderes precisam ter é fundamental para que as organizações se tornem mais confiantes em seus programas de aperfeiçoamento.

Nesse cenário, o planejamento cria um enorme valor para as organizações que obtêm o melhor desempenho.

Portanto, se um determinado departamento necessita de melhorias, o RH projeta um perfil para o seu líder. O setor identifica os seus líderes, cria avaliações para os colaboradores e desenvolve rotinas que poderão facilitar o seu desenvolvimento profissional.

Escolha das habilidades necessárias

Dialogar com os colaboradores interessados ​​em participar de um programa de desenvolvimento de liderança, tentar alinhar a sua visão e o seu plano de carreira com os objetivos da empresa é outra função do RH.

Os profissionais desse departamento escolhem as habilidades necessárias em cada novo líder e desenvolvem a cultura de liderança para que estes permaneçam na organização por muito tempo.

O RH promove reuniões individuais para entender a visão de carreira dos funcionários. É necessário fazer isso para determinar se ambas as partes estão alinhadas com o mesmo objetivo. Ouvir as opiniões dos colaboradores antes de decidir pode ser relevante para os líderes e para a empresa que investirá no seu desenvolvimento.

Monitoramento dos resultados

Os Programas de Desenvolvimento de Líderes (PDL) são testados em departamentos específicos com o auxílio do RH para avaliar os seus resultados. Se forem bem-sucedidos, eles poderão ser replicados para outras organizações. O líder de RH descreve o programa com o máximo de detalhes possível e as datas da sua implementação, treina e avalia os funcionários.

Uma vez que o colaborador tenha sido desenvolvido para desempenhar o papel de líder e receba essa oportunidade, ele deve ser supervisionado pelo RH, para que execute a sua função da melhor maneira possível.

Os planos de desenvolvimento de liderança não têm prazo e os gestores podem verificar os pontos de melhoria, assim como aplicar o treinamento adequado.

Descubra o que é necessário para fazer um plano de desenvolvimento

O primeiro passo para criar um plano de desenvolvimento de lideranças é mapear as metas de médio e longo prazo da empresa. Depois disso, será mais fácil criar um programa eficaz para desenvolver novos líderes e definir que tipo de liderança é necessária para atingir os objetivos traçados. Isso ajudará o RH a definir um bom programa.

Entendeu qual é o papel do RH no desenvolvimento de liderança na empresa? Saiba que vale a pena contar com uma consultoria especializada em Recursos Humanos, principalmente se o objetivo for evoluir e preparar futuros líderes para o seu negócio.

O Grupo Seres atua há anos nesse segmento, apresenta as melhores soluções e atende empresas nacionais e multinacionais de diversos setores.

Quer saber um pouco mais sobre o Programa de Desenvolvimento de Líderes ofertado pelo Grupo Seres? Entre em contato conosco!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp