Como encontrar emprego em uma boa empresa? Descubra!

como encontrar emprego

A busca por sucesso profissional é uma constante na biografia da maioria das pessoas, embora o ser humano tenha as suas individualidades e possua demandas, anseios e expectativas diferentes. No entanto, uma vontade comum a praticamente todos é saber como encontrar emprego em uma boa empresa.

Mais do que apenas salários elevados ou um cargo que ofereça status, a grande procura da atualidade é por mais qualidade de vida — o que se reflete quando o expediente acontece em um local agradável, saudável, produtivo e com uma boa cultura organizacional. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, por que buscar um emprego em uma boa empresa?

O ato de procurar por um emprego em uma boa empresa pode parecer bastante lógico. Afinal, quem não quer trabalhar em uma instituição robusta, que ofereça um cargo de bom nível? No entanto, o que move boa parte dos profissionais de hoje vai muito além de status ou salários elevados: uma melhor qualidade de vida!

Boa parte das organizações e gestores estão em sintonia com essa nova demanda da sociedade, pois sabem que colaboradores satisfeitos são sinônimo de uma equipe motivada. Estar em uma boa empresa, portanto, é contar com a possibilidade de trabalhar em algo que traga prazer, promova o bem-estar e traga oportunidades.

Quais as principais características de uma boa empresa?

Agora você já entendeu as razões que devem fazer você buscar um emprego em uma boa empresa. No entanto, para ter sucesso nessa empreitada, é preciso saber identificar essas instituições e, acredite se quiser, nem sempre isso tem a ver com a infraestrutura ou o renome no mercado. Confira, a seguir, quais características procurar.

Valorização dos colaboradores

Uma das principais características de uma boa empresa é o fato dela valorizar os seus colaboradores. Afinal, ninguém gosta de dar o sangue por uma instituição e, quando os resultados chegam, simplesmente não ser lembrado por isso. Os gestores e líderes inteligentes, portanto, reconhecerão as suas competências.

Por isso, quando estiver na busca, verifique se o local trabalha com estratégias como bonificações, premiações, percentual de lucros ou outras formas de celebrar o bom desempenho. Isso deve fazer parte da filosofia do negócio, criando uma verdadeira cultura organizacional de reconhecimento de funcionários.

Oportunidades de crescimento

Bonificações e premiações são ótimas estratégias de reconhecimento. No entanto, em longo prazo, uma boa empresa deve oferecer a oportunidade de que o funcionário cresça na carreira sem que, para isso, precise buscar outro cargo ou instituição. Felizmente, mais uma vez, os bons gestores já estão antenados nesse sentido.

Muitas organizações já contam com um plano de carreira bem estruturado para os seus colaboradores. Você pode checar essas informações no site institucional ou perguntar diretamente para os recrutadores no momento da entrevista. Ao contrário do que muitos pensam, essa proatividade pode até contar a seu favor, pois demonstra interesse e ambição.

Clima organizacional agradável

O clima organizacional agradável é, logicamente, uma das principais características de uma boa empresa. Imagine como é complicado fazer uma boa gestão de pessoas se elas não se dão bem e protagonizam uma série de conflitos no dia a dia. Portanto, a gestão deve oferecer não apenas conforto físico, mas também emocional.

Só é possível alcançar esse patamar, de forma efetiva, quando há a promoção de um local saudável para todos trabalharem. Para isso, algumas táticas podem ser utilizadas, como o princípio de realizar pausas vantajosas no expediente, a aquisição de mobília ergonômica ou mesmo a implementação de espaços de lazer e descompressão.

Como encontrar emprego em uma boa empresa?

Pronto! Você já conheceu algumas das principais características de uma boa empresa e está apto a identificar um bom lugar para trabalhar, certo? Entretanto, para fazer isso, precisa ser contratado. Confira nossas dicas para passar no processo de seleção.

Desenvolva sua marca pessoal

Hoje em dia, produzir uma boa marca pessoal é essencial em qualquer segmento do mercado. Felizmente, existem muitas formas de conseguir isso, se diferenciando dos outros concorrentes e, principalmente, fazendo com que o recrutador perceba em você um grande valor enquanto profissional.

Uma das dicas é acertando na hora de se vestir. Pesquise um pouco sobre a cultura organizacional da empresa e seus códigos de vestimenta para saber o quão formal ou informal você deve ir. Além disso, prepare-se para a entrevista, transmitindo sua personalidade e sabendo conversar tanto sobre o nicho quanto sobre o cargo desejado.

Amplie seus contatos e networking

Um networking amplo é a melhor chance de conseguir oportunidades profissionais, sobretudo em uma boa empresa. Para conseguir ampliar suas redes de contato, é essencial conhecer pessoas e criar uma boa impressão, mas isso não quer dizer que você deva falar com qualquer um ou distribuir seu cartão de visitas indiscriminadamente.

O ideal é ter foco em quem realmente interessa e tem credibilidade para fazer uma indicação. Construir um relacionamento não é simples e, para isso, você pode apostar em eventos da área, fazer colaborações ou, com a máxima parcimônia e educação, adicionar um amigo em comum em alguma rede social, por exemplo.

Use o LinkedIn corretamente

Nos dias de hoje, uma das melhores maneiras de encontrar um emprego em uma boa empresa consiste em saber utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, inclusive nas redes sociais. Esse tipo de mídia faz parte do dia a dia de boa parte das pessoas e existe uma que é voltada exatamente para o meio profissional: o LinkedIn!

Sendo assim, não deixe de criar um perfil por lá, com uma boa foto e uma biografia que inclua suas principais atividades, publicações, experiências profissionais, certificados, interesses e formação acadêmica. Depois, parta para conexões, buscando adicionar pessoas que possam agregar em termos de oportunidades e networking.

Use uma boa plataforma de vagas

Por fim, não podemos deixar de citar que uma boa plataforma de vagas é uma das melhores maneiras de encontrar emprego em uma boa empresa. Com o advento da tecnologia e a popularização da internet, muitas organizações e recrutadores têm forte apreço por seleções e anúncios feitos no meio digital.

Instituições de alta performance tendem a contar com consultorias de Recursos Humanos. Essa é uma solução que está em sintonia com as novas gerações, oferecendo o melhor em termos de tecnologias e ferramentas para achar e reter talentos em consonância com os objetivos do cargo, da gerência e do negócio como um todo.

Depois de ler este artigo, você já sabe a relevância e como encontrar emprego em uma boa empresa. Para isso, precisa ser proativo e seguir nossas dicas, de forma que o cargo que você deseja possa ser seu em pouco tempo!

Gostou deste conteúdo? Quer dividir essas informações com seus conhecidos? Então aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais agora mesmo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp