Como usar o LinkedIn corretamente?

Como usar o Linkedin corretamente?

LinkedIn tem a função de conectar as pessoas para falar sobre negócios e carreira e consequentemente ele tem se tornado um grande aliado das empresas na hora da contratação de novos colaboradores. Isso devido ao fato de que com mais de 500 milhões de usuários, a plataforma se assemelha a um banco de currículos online, no qual as pessoas preenchem seus perfis com suas experiências e recebem visitas de indivíduos interessados em seu perfil.

Essa rede social é ideal para publicar conteúdos relevantes referentes a vida profissional com pessoas do mundo inteiro. Essa facilidade de conexão é um dos pontos mais positivos para aqueles que desejam encontrar um novo emprego ou contratar pessoas para trabalharem em sua empresa.

Quer saber como usar o LinkedIn corretamente? Continue a leitura!

Como usar o LinkedIn corretamente?

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou de encontrar profissionais aptos para trabalhar em sua empresa, então o LinkedIn pode ser um forte aliado. Nesse sentido, é preciso conhecer os recursos que, muitas vezes, não recebem a devida atenção.

Por meio dessa rede social, você pode, por exemplo, compartilhar artigos, publicar conquistas profissionais, textos e projetos. Sem contar que é possível também se relacionar com colegas que tenham o mesmo interesse que você, potenciais empregadores e empresas de sua área de atuação.

A plataforma é ideal para exercer o networking. Contudo, antes disso, é importante saber como criar uma conta de modo eficiente e como usar o LinkedIn corretamente. Lembre-se de que por ser uma rede profissional, o ideal é transmitir seriedade nas postagens. Pensando em te auxiliar separamos algumas dicas. Confira!

Publique uma foto com boa aparência

Você já deve ter ouvido a expressão de que a primeira impressão é a que fica. E, não é que isso funciona mesmo. Por esse motivo bata uma foto bonita e que demonstre aos recrutadores e gestores que fizerem uma visita ao seu perfil, que você é um ótimo candidato para trabalhar em sua empresa.

Outra dica referente a imagem a ser utilizada é a de não recortar uma foto na qual você esteja com alguém. Não pega bem publicar uma imagem recortada. A fotografia não precisa ser uma foto tirada em estúdio, mas é necessário tomar o cuidado de escolher a roupa e o cenário ideal. Dessa forma você vai fazer sucesso nessa rede social.

Personalize a URL de sua página

Assim que o seu perfil é criado na rede, o LinkedIn gera uma URL (um endereço virtual) da sua conta. Essa URL automática, normalmente composta por números, é personalizável. O usuário pode, e deve, fazer isso. Essa simples mudança aumenta as suas chances de ser encontrado. Abaixo, explicamos como personalizar.

  • clique no ícone “Eu”, que fica na parte superior e escolha a opção “Visualizar perfil”;
  • na tela que se abre, na parte superior direita, tem três caixas. Clique na do meio, “Editar perfil público e URL”;
  • na página, clique no ícone de lápis que aparece abaixo da URL usada e faça a troca, de preferência, para seu nome e sobrenome.

Ao seguir essas dicas, o seu perfil será encontrado por qualquer pessoa rapidamente, já que as informações estarão atreladas ao seu nome. Para que o link do seu endereço eletrônico no LinkedIn fique ainda mais forte e tenha um poder maior nas buscas, escolha também palavras-chaves que remetam ao seu perfil e a sua área de atuação.

Além se usar termos relevantes na URL, você também pode fazer em várias seções do seu perfil, que possam ser procuradas no mecanismo de busca. Por exemplo, se a área que você atua é a de Recursos Humanos, selecione palavras voltadas para esse setor e coloque-as em sua página. Alinhe as palavras e será mais fácil ser encontrado nas pesquisas dos recrutadores ou amigos.

Mantenha seu resumo de perfil atualizado

Crie uma rotina e deixe atualizados os seus objetivos, suas experiências, seu atual emprego e cargo, inspiração profissional, cursos concluídos e, principalmente, informações de contatos. Jogar os cargos que ocupou na descrição não é o melhor caminho, é preciso pensar em chamar a atenção e, com informações genéricas, isso geralmente não acontece.

É realmente como em um currículo, seja minucioso sobre as suas experiências e o que fez de destaque em cada emprego. Para um jornalista, por exemplo, dizer que foi repórter em tal jornal tem bem menos peso que detalhar em quais editorias trabalhou, assuntos que se especializou, se participou de coberturas de destaque e se propôs inovações que geraram resultados. Sendo assim, atente-se a este detalhe.

Interaja: curta, compartilhe e publique

Organize-se e dedique algum tempo à interação na rede. Responder a comentários, dar parabéns para os aniversariantes e para os que conseguiram conquistar algo novo, curtir e participar de discussões são formas de se destacar e estreitar relacionamentos. Compartilhar conquistas, cursos, especializações e eventos do ramo em que você atua são ótimas opções.

Participe de grupos

Ótimos ambientes de encontro entre pessoas que têm os mesmos interesses, que buscam novas experiências ou que pretendem construir vínculos são os Grupos do LinkedIn. Participe dos grupos, acompanhe as discussões mais interessantes, faça conexão com as pessoas e compartilhe os seus conhecimentos.

Se você está se perguntando como vai fazer para participar dos grupos, sabia que para encontrar opções relevantes, basta pesquisar no topo da página inicial e solicitar a participação. Também, é possível criar um grupo com o tema da sua preferência. Ao participar de um grupo, você conseguirá encontrar respostas, enviar mensagens para outras pessoas e participar de discussões.

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Não abandone a rede

Não é incomum que a pessoa crie um perfil no LinkedIn, alimente-o com as informações profissionais e, depois de poucos meses sem receber nenhuma proposta, deixe de utilizar o aplicativo. O que você precisa entender é que o perfil continua lá e os recrutadores podem acabar passando por ele. Nesse caso, facilmente poderão perceber que está desatualizado, transmitindo a impressão de que essa parte da vida profissional foi deixada de lado.

Por isso, sempre que houver alguma novidade relevante, acrescente-a em sua página. De tempos em tempos, atualize todos os dados. Isso fará com que o seu perfil continue com aparência impecável e você terá muitas visualizações. 

Disponibilize conteúdos próprios

Adicione ao seu perfil materiais como fotos, vídeos, documentos e apresentações referentes as atividades realizadas por você. Assim, você oferece amostras do seu trabalho às empresas contratantes ou até mesmo para a empresa que você já trabalha. E, acredite cada vez mais o LinkedIn se torna um espaço de produção de conteúdo e os artigos ganham atenção e essa é uma ótima oportunidade para você.

Use filtros para encontrar vagas

A plataforma permite que você busque ofertas disponíveis. Com a pesquisa avançada, você pode filtrar as informações da localidade, data do anúncio, tipo de vaga, setor, entre outras atribuições. Outro caminho é acessar o menu “Vagas” ou visitar a página das empresas de seu interesse e checar se há alguma vaga disponível.

Havendo a vaga de emprego em aberto, será mais fácil para se candidatar ao trabalho ou de contratar um funcionário exemplar.

Faça conexões

Relacione-se com pessoas que agreguem à sua rede e estejam alinhadas aos seus objetivos. Na plataforma, as conexões são classificadas por nível de proximidade: 1º grau (conexões diretas), 2º grau (pessoas conectadas às suas conexões de 1º grau) e 3º grau (pessoas conectadas às suas conexões de 2º grau). Verifique como estão as suas conexões e mantenha todos esses dados atualizados.

Atenção às recomendações

Antes de fazer contratações, as empresas costumam fazer buscas por recomendações referentes aos candidatos. Fora da Internet, é possível adquirir essas informações por meio de ligações telefônicas para as empresas nas quais a pessoa já trabalhou ou com amigos e colegas.

No LinkedIn o processo é bem mais simples. O usuário pode solicitar a pessoas conhecidas que postem alguma recomendação sobre ele. Essas avaliações sobre o seu desempenho vão ficar disponíveis em seu perfil, caso você deseje. Entretanto, se não quiser, pode escolher não exibir. Vale salientar que todas as informações são disponibilizadas tanto para o autor como para a pessoa recomendada.

Essa peculiaridade é uma das mais interessantes, pois a possibilidade de ser recomendado ou de recomendar alguém permite que todos se auxiliem colaborativamente. O que os usuários devem ter em mente é que devem tomar cuidado com os textos escritos, já que uma informação mal redigida pode causar efeito reverso ao esperado.

Transforme seu perfil em PDF

Você pode converter o seu perfil do LinkedIn em um currículo em formato de PDF. Essa é uma opção para quem não tem um currículo bem elaborado. Ficou com dúvidas sobre como fazer seu perfil virar PDF? Veja abaixo o passo a passo desse processo:

  • com o seu perfil aberto, clique no ícone “Eu”, no canto superior da página inicial;
  • selecione a opção “Visualizar perfil”;
  • na opção “Mais”, dentro do seu perfil, selecione a opção “Salvar como PDF”.

Vale lembrar que esse método só está disponível para o LinkedIn no desktop e não para o mobile (celular ou tablet). Portanto, se você acessa a rede social por meio de seu computador ou notebook, use essa opção para encaminhar o seu currículo para todas as empresas que desejar.

Seguir profissionais e empresas de seu interesse

A rede social LinkedIn conta com o perfil de empresas e de profissionais de várias áreas. Para aqueles que usam essa ferramenta, existe a possibilidade de seguir organizações de todos os portes e de acompanhar as novidades do mercado.

Os contatos feitos com outras pessoas também vão deixar você informado e são uma boa opção para aumentar a rede de marketing pessoal e empresarial. Vários profissionais costumam fazer publicações com dicas da área e essa é uma excelente oportunidade.

Acompanhar as vagas de interesse

Conecte-se com empresas e pessoas que fazem parte da sua área de interesse e elabore pesquisas para compreender a forma que essas empresas trabalham. Essas informações são muito importantes, afinal, é por meio delas que é possível mapear as oportunidades.

Agora que você já sabe como usar o LinkedIn corretamente, compreende a importância dessa rede para a ampliação de contato profissional e, principalmente, para demonstrar o seu potencial, não fique de fora. Destaque-se na plataforma e conquiste novas oportunidades!

Gostou desse conteúdo sobre como usar o LinkedIn? Então, continue a acompanhar o blog do Grupo SERES para mais dicas importantes e nos siga no LinkedIn para encontrar vagas e outros conteúdos da área de RH!

Se você procura uma oportunidade, cadastre seu currículo aqui.

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