Veja como receber feedback da melhor maneira possível

como receber feedback

O desenvolvimento constante é uma necessidade em um mercado tão competitivo quanto o dos dias de hoje, sobretudo se pensarmos que, muitas vezes, uma boa oportunidade pode ser perdida em função de pequenas falhas ou por não termos as competências necessárias para a função disponível. Por isso, é fundamental saber como receber feedback da melhor maneira possível.

Esse é um diferencial importante, que pode fazer com que o candidato inteligente invista no aprimoramento dos seus pontos fracos e conheça melhor os fortes, se tornando um profissional mais completo e preparado para os desafios do dia a dia. E você, se identificou com esse cenário? Então continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Qual é a importância de saber aproveitar um feedback?

É bem provável que você conheça alguém que não sabe como receber feedbacks, não é mesmo? Muita gente não gosta nem de ser avaliada, e receber críticas, mesmo construtivas, pode não ser bem-visto. No entanto, no meio organizacional, isso não deve acontecer — sobretudo quando vier por parte do líder da equipe ou do setor de RH da empresa.

É preciso fazer justamente o oposto e aproveitar todo o retorno obtido, entendendo esse tipo de ação como uma forma de contribuir para o seu crescimento na empresa e até para o seu desenvolvimento pessoal. Lembre-se: quando seus colegas de trabalho dão dicas ou opiniões sobre qualquer parte do seu trabalho, são criadas oportunidades de ouro para você evoluir.

Como receber feedback da melhor maneira possível?

Não basta conhecer a importância de saber aproveitar o feedback. Para aproveitar tudo o que esse tipo de retorno pode oferecer, você tem que aprender a recebê-lo da melhor maneira possível. Veja, a seguir, algumas dicas para fazer isso!

Ouça tudo com atenção

Para receber um feedback e conseguir lidar com ele, logicamente, você precisa aprender a ouvir tudo com total atenção. Afinal, é pouco produtivo — e, dependendo do caso, até desrespeitoso —, quando alguém oferece um retorno e você está distraído com outras funções, olhando o celular ou com a cabeça no expediente do dia seguinte.

Escute o que está sendo dito e demonstre interesse. Ouça o que estão tentando expressar, sem interrupções ou observações, ao menos até que as informações completas sejam expostas. Dessa maneira, você admite que os argumentos sejam finalizados e uma linha de raciocínio seja desenvolvida, possibilitando que a mensagem seja clara.

Tenha em mente que o feedback não é pessoal

Uma das funções do fornecimento de feedbacks dentro da estrutura organizacional é a de evitar conflitos desnecessários na empresa. Isso reforça que, para receber um feedback, você não pode levar nada para o lado pessoal — uma vez que esse retorno deve ser voltado para o aspecto profissional.

É importante que todos sejam claros e diretos para que não haja a possibilidade de duplas interpretações, por exemplo. No entanto, mesmo que isso ocorra, você não deve iniciar uma discussão. Apenas pondere o que foi dito e tire dali as lições que podem contribuir para a sua melhoria como um todo.

Anote tudo o que for importante

Colocar no papel ajuda a compreender melhor as ideias que foram passadas, a visualizá-las depois e, se for o caso, colocar em prática o que lhe foi apontado. Por isso, anotar tudo o que for importante é outra das principais dicas de como receber feedback.

CTA 5NV 04 1
CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

Fazer isso digitalmente ou em um bloco de papel dependerá totalmente das suas preferências, mas o essencial é que, durante essa conversa com o colaborador, você faça pequenas anotações sobre o que está sendo avaliado. Ao final de tudo, não deixe de agradecer e seja claro em informar que a contribuição foi extremamente relevante.

O que considerar ao receber um feedback?

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre a importância de saber aproveitar o feedback, elencaremos alguns pontos a se considerar quando obter esse tipo de retorno. Veja abaixo alguns deles e como utilizá-los em seu benefício!

O próprio desenvolvimento pessoal

Ao receber um feedback de um recrutador ou líder, você deve levar em conta o seu próprio desenvolvimento pessoal. Muitas vezes, quando ocupamos posições de destaque ou liderança, acabamos não percebendo a organização como um todo e isso influencia nas nossas decisões, demandas, expectativas e comportamentos.

A opinião de alguém que enxergue os processos por outro ângulo pode ser, portanto, altamente valiosa — de forma que você possa direcionar o seu trabalho para um caminho mais participativo, proativo e produtivo. Além disso, quando você abre esse canal com os funcionários, também mantém a equipe motivada e valorizada.

Aspectos que podem melhorar

Uma das grandes aplicações dos feedbacks comuns é para mostrar em que aspectos um profissional pode melhorar. Com esse tipo de retorno, você poderá traçar uma análise mais profunda sobre seus comportamentos e resultados, distinguindo e priorizando alguns eventuais pontos.

Pense como seria, por outro lado, não ter esse tipo de retorno. Certamente, o melhoramento e o crescimento contínuo seriam muito mais difíceis e você, sozinho, poderia deixar de perceber muitas coisas. Pode ser hora, por exemplo, de um curso de treinamento, mudanças ou apenas de realinhar estratégias.

Valorização dos pontos fortes

Quem disse que o feedback também não pode ser algo para realçar os pontos fortes de um profissional? Essa é uma das funções desse tipo de retorno e, por meio dele, você pode saber melhor quais são as suas grandes competências, bem como descobrir quais são as qualidades que os outros mais veem em você.

Logicamente, esses recursos são importantes para quem deseja melhorias como um todo, não importando que a opinião seja oriunda de recrutadores, clientes ou gestores. Use tudo a seu favor, independentemente do cargo que deseja ocupar, já que os feedbacks podem servir como uma espécie de regulador comportamental importante.

Seguindo essas dicas simples e compreendendo melhor o assunto, fica muito mais fácil saber como receber feedback da melhor maneira possível. Aproveite esses recursos e mantenha um canal aberto: o resultado pode ser melhor do que você espera!

Gostou do texto? Ficou com vontade de dividir essa informação com outras pessoas? Então compartilhe livremente esse conteúdo em suas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp