Como fazer uma boa descrição de vagas para o processo de recrutamento?

descrição de vaga

Por vezes, o processo de descrição de vaga é negligenciado pelo RH. Um erro grave, já que uma boa descrição soma uma série de benefícios à empresa e aos profissionais, por exemplo, ao gerar mais candidaturas, melhorar a comunicação com os talentos e orientar a seleção.

Em vista disso, é importante conhecer e ampliar as melhores práticas, de modo que você consiga construir uma descrição clara, objetiva e atraente. Isso demanda algumas coisas, como uma boa conversa com o superior imediato da vaga, o suporte de uma consultoria especializada e a capacidade de elaborar descrições atraentes. Assim, os seus resultados serão superiores.

Ao longo deste material, apresentamos 6 dicas para fazer uma boa descrição de vagas para o processo de recrutamento e explicamos como colocá-las em prática. Continue lendo.

Conheça profundamente a vaga

Uma boa descrição não cai do céu. Ela é reflexo de estudo, dedicação e experiência. Por isso, é importante que comece aprendendo mais sobre o cargo, avaliando as suas principais tarefas e desafios, bem como as competências exigidas ao futuro ocupante.

Existem muitos meios para conhecer mais do cargo. A requisição de pessoal, comumente feita pelo superior imediato, é um bom instrumento. Ela conta com informações-chave para a posição. Também é preciso fazer uma investigação técnica, chamada de análise do cargo.

Pense nesta primeira etapa como um processo de inspiração. Sua missão é absorver dados, para que possa utilizá-los adiante. Sem isso, a descrição da vaga pode ficar incompleta e apresentar falhas substanciais. Portanto, primeiro, dedique-se ao aprendizado.

Equilibre competências técnicas e comportamentais

A descrição de vaga apresenta as competências mínimas para que um candidato participe do processo seletivo, de modo que possa ser contratado pela empresa. O ponto é a descrição, além de incluir as competências técnicas, deve apresentar as chamadas comportamentais.

Uma competência técnica, também conhecida como hard skill, refere-se às habilidades adquiridas pela experiência e formação profissional. A proficiência em um segundo idioma ou a graduação em contabilidade, por exemplo. Elas costumam ser mais fáceis de mensurar.

Competências comportamentais, também chamadas de soft skills, estão relacionadas à postura do profissional e são mais difíceis de avaliar. A capacidade de gestão de conflitos, o pensamento criativo e o espírito de equipe, por exemplo. Mesmo assim, são críticas ao trabalho diário.

Deixe as coisas mais atraentes para o candidato

O maior objetivo de uma descrição de vaga é engajar gente talentosa. Ou seja, fazer com que profissionais que tenham as competências exigidas ao cargo efetivem a sua candidatura. Para tanto, é importante saber “vender o peixe” da empresa e criar um texto atraente.

Aqui, algumas coisas são bem úteis, como falar da empresa, da liderança e do local de trabalho, além de explicar as recompensas ligadas ao cargo. A ideia é atrair o candidato.

Por exemplo, fale um pouco sobre a organização, sua missão e cultura. Seja objetivo, não é preciso entrar em detalhes. A ideia é mostrar que a empresa é um bom lugar para trabalhar e construir uma carreira, além de nutrir um forte senso de propósito e bem-estar.

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Sobre o cargo, deixe claro qual a rotina de trabalho, quais os desafios e recompensas que podem ser obtidas. Além do salário, as recompensas incluem os benefícios, como horário de trabalho flexível, home office ou participação nos resultados e lucro (PRL).

Conte com suporte especializado

Outra importante dica é contar com suporte especializado. Uma consultoria em aquisição de talentos conhece bem o processo de recrutamento e seleção, podendo potencializar as suas etapas. Além disso, possui os recursos, tecnologias e pessoas certas para o trabalho.

No caso da descrição de vagas, é útil lembrar que a consultoria conta com experiência em outras organizações e já conduziu processos similares aos seus. Isso pode tornar o trabalho mais ágil, preciso e bem-sucedido, gerando economia de tempo e energia à sua empresa.

Aqui, o seu trabalho é encontrar uma boa consultoria. Para tanto, considere itens como o tempo de atuação (experiência) e a credibilidade no mercado. Além disso, prefira empresas especializadas no assunto, que trabalhem diretamente com recrutamento e seleção.

Elimine tudo o que é trivial

O público-alvo da sua descrição são talentos em busca de trabalho, que decidem efetivar (ou não) uma candidatura com base no que você escreveu. Entretanto, se a sua descrição for longa e complexa, pode se tornar cansativa e inibir os profissionais talentosos.

Portanto, foque em eliminar o que é trivial. Mantenha as informações mais importantes e que realmente fazem sentido naquele primeiro momento, permitindo que os profissionais tenham uma boa visão inicial sem precisar gastar vários minutos com a leitura.

Nesse caso, uma boa técnica é escrever tudo o que precisa. Depois, cortar as palavras menos relevantes. Em sequência, aplicar mais dois ou três ciclos de corte, até deixar somente o que importa. Sua descrição não deve exigir mais que 2 ou 3 minutos de leitura.

Valide a descrição de vaga com outro profissional

Até aqui, você investiu pesquisando, escrevendo e aperfeiçoando a descrição de vaga, então, já tem alguma coisa pronta. Agora, o momento é de validação. Isso implica em apresentar o que está escrito e avaliar se está suficientemente bom.

Uma boa dica é convidar outro profissional para ler a descrição de vaga. Pode ser um colega de RH, um superior imediato ou outro talento de sua confiança. Explique do que se trata e quais os atributos essenciais à descrição — sobretudo objetividade, clareza e atratividade.

Então, solicite um feedback. Pergunte se a descrição está condizente com a realidade da empresa e do cargo, questione sobre a existência de erros de concordância, ortografia ou qualquer outro problema que possa afetar a divulgação.

Agora você está por dentro do assunto! Lembre-se que o processo de recrutamento e seleção deve ser pensado estrategicamente do início ao fim. Isso envolve o desenvolvimento de uma boa descrição de vaga, que oriente a seleção e engaje os profissionais a submeterem os seus currículos. Assim, você terá mais chances de sucesso na aquisição de talentos.

Na descrição, comece por conhecer melhor a vaga aberta, suas demandas e desafios. Deixe claro as competências técnicas e comportamentais exigidas. Elimine tudo o que é trivial. Se possível, conte com suporte especializado, pois uma boa consultoria pode potencializar todo o processo, tornando-o mais rápido, bem-sucedido e até econômico.

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