Entrevista fit cultural: 8 perguntas para fazer ao candidato

entrevista fit cultural

O ajuste ou fit cultural, como é conhecido, nada mais é que um alinhamento praticado entre a empresa e seus possíveis funcionários, a fim de determinar traços de sua personalidade, juntamente a valores culturais em afinidade com os objetivos da empresa. Isso é feito na entrevista fit cultural.

Quer saber de forma mais aprofundada sobre o assunto? Neste post vamos abordar sobre a importância da entrevista fit cultural ao avaliar os candidatos às vagas de emprego no mercado de trabalho, apresentando as principais sugestões de avaliação a serem feitas. Confira!

O que é entrevista fit cultural? 

A entrevista fit cultural é utilizada como uma forma de questionar corretamente os candidatos para uma vaga. De acordo com a cultura da empresa, é possível verificar quais indivíduos terão mais probabilidade de ter comprometimento e motivação, para maior permanência na organização. Isso gera, como consequência, a criação de um bom “clima organizacional”, o que gera produtividade.

As contratações feitas a partir do fit cultural, servem para nivelar expectativas e a saber qual vaga o funcionário terá maior competência para exercer, mas também alinhar o conjunto de valores que constroem a organização.

O significado de entrevista fit cultural é: “fit”, do inglês “encaixe”, sendo assim encaixe cultural, é de suma importância para alinhar valores da empresa e de seus colaboradores futuros.

Como avaliar se o candidato tem fit cultural?

Uma boa sugestão para uma avaliação completa e eficaz é dividir a análise em etapas, assim o candidato poderá ser avaliado de forma ampla, possibilitando ser reconhecido o fit cultural com mais clareza.

É sugerido que na primeira etapa do processo seletivo seja feito um teste comportamental — online, se possível. É considerado um teste dinâmico e prático para se ter uma primeira impressão dos candidatos, podendo este ser influente, cauteloso, dominante ou diversas outras classificações.

Após a primeira impressão ficará mais fácil escolher os candidatos com maior potencial, que prosseguirão de acordo com as necessidades da organização. Um exemplo, se a empresa procura um gerente, visará qualidades como: liderança, pró-atividade, desenvoltura, influência, sendo uma seleção com mais objetividade.

Como determinar as características?

Para conseguir determinar as características de cada indivíduo, o ideal é explorar perguntas situacionais, usando referências breves de tomadas de decisões, e experiências passadas para analisar a manifestação do candidato, e definir se este terá tal competência.

É recomendável que sejam feitas sequências de perguntas sobre determinada situação para constatar se realmente há coesão entre as respostas. Isso é feito para que não seja descoberto no mais tardar uma incompatibilidade que deveria ser descoberta brevemente.

Também é importante que a organização conheça bem as competências almejadas em seus colaboradores, podendo definir com mais precisão um processo de avaliação, evitando que o processo seja muito extenso e possa perder sua finalidade.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Saber mais sobre as ações praticadas pelo candidato na sua vida profissional seria um forma de prever estas competências, portanto, se prepare com exemplos do que se espera ouvir, a fim de identificar de forma mais eficaz os melhores candidatos e pode se aprofundar com perguntas mais elaboradas.

Como é a entrevista fit cultural?

Somente a primeira fase, não será suficiente para descobrir quais colaboradores terão um fit cultural com sua empresa. Então partiremos para a entrevista comportamental, onde será exposta a cultura organizacional da empresa em um diálogo claro e sincero com o entrevistado no recrutamento.

O entrevistador também avaliará como o candidato reagiu a situações semelhantes anteriores, na sua antiga função laboral. Assim ficará mais fácil verificar os resultados obtidos na primeira fase da entrevista, com o questionário online.

Vamos agora ver algumas perguntas sugeridas para avaliarmos o perfil comportamental, vamos usar como exemplo está 8 perguntas:

  1. Você se considera mais produtivo em ambientes de trabalho mais calmos ou agitados?
  2. Você pretende agregar quanto a sua área de trabalho durante um ano?
  3. Ao verificar que está com atraso na tarefa do trabalho, você pressupõe que deve entregá-la mesmo se não estiver adequada, ou prefere atrasar e entregar com melhor qualidade?
  4. Como você administra suas prioridades, quando está envolvido em projetos distintos com tempo determinado? Como baseia sua decisão?
  5. Como reage a alguém solicitar sua ajuda mas está ocupado com suas responsabilidades e tem tarefas para terminar?
  6. Por qual motivo não concordou com alguma atitude de um companheiro de trabalho e como reagiu a situação?
  7. Se fosse feito contato com alguma das suas referências, qual seria a opinião deles sobre você?
  8. Por que você se considera competente para o cargo?

Como são as dinâmicas de grupo na entrevista fit cultural?

É sugerido também que sejam feitas dinâmicas de grupo. Assim, é possível simular situações específicas e avaliar o comportamento dos candidatos, em relação ao que passarão em seu dia de trabalho. Por ser um método avaliativo em grupo, os principais pontos observados estrategicamente deverão ser o trabalho em equipe, o respeito mútuo entre os colaboradores, e a aceitação à diversidade, dessa forma serão selecionados aqueles que propiciarão um bom ambiente de trabalho.

A atividade também expõe a personalidade de cada indivíduo, sendo mais fácil avaliar aspectos como a liderança, comportamento sobre situações que envolvam pressão psicológica, soluções de problemas, dentre outros. Tudo deve ser observado em uma dinâmica de grupo.

Como funciona a avaliação do histórico de trabalho?

A história nos conta muito sobre o que pode acontecer no futuro, então devemos aprendê-la. Faça uma análise do histórico de trabalho do candidato, verifique os perfil de empresa que este já trabalhou, os valores, se são parecidos ao da sua organização, dessa forma poderá ser um ponto positivo para melhor afinidade com este funcionário.

No entanto, esse não deverá ser o único critério observado, a falta de fit cultural entre o funcionário e sua função em empregos anteriores pode acarretar a falta de sucesso no atual. Um exemplo: o funcionário ter um perfil de líder e trabalha com subordinado. Toda variável deve ser analisada, antes de ser tomada a decisão final.

Por conseguinte, é muito importante reter o máximo de informações durante o processo de seleção, afinal o objetivo é identificar o fit cultural do candidato, visando uma boa contratação.

Agora que tal aplicar a entrevista de fit cultural na sua seleção de novos talentos? Sabemos que pode não ser fácil trabalhar tudo isso que falamos, ainda mais junto de diversos outros pilares necessários para o Recrutamento e Seleção. Saiba que pode contar com o Grupo Seres para auxiliar ou até assumir 100% estas tarefas para você e sua empresa! Temos quase 60 anos de experiência no mercado que podemos aplicar especificamente em seu negócio. Fale conosco aqui

 

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp