O que é marketing de recrutamento? Veja como colocar em prática

marketing de recrutamento

Você já ouviu falar em marketing de recrutamento? Essa prática tem se tornado cada vez mais comum nas empresas que desejam atrair e contratar bons profissionais no mercado. Utilizando técnicas e ferramentas do marketing, o RH tem conseguido alcançar melhores resultados e gerar mais valor para as organizações.

Neste artigo, vamos explicar o que é o marketing de recrutamento e como ele pode ser implementado em sua empresa. Além disso, vamos falar sobre as principais técnicas a serem aplicadas e a importância de utilizá-las para fortalecer o RH.

O que é marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento é uma estratégia cada vez mais comum em empresas. É nada mais do que considerar as táticas comerciais usadas para atrair, vender e reter talentos para a organização. Além disso, tem um papel importante na imagem de sua empresa, pois ajuda você a se destacar no meio da concorrência.

A abordagem do marketing de recrutamento envolve desenvolver e executar campanhas publicitárias específicas que podem variar de anúncios online, vídeos e conteúdos educativos produzidos por sua marca para fontes externas, com o objetivo de atrair os melhores candidatos à sua organização. Com isso, a empresa é capaz de alcançar resultados muito melhores durante o processo seletivo porque atrai pessoas que já conhecem – ou pelo menos sabem – sobre a sua marca antes mesmo da entrevista acontecer.

Como implementar o marketing de recrutamento em sua empresa?

Antes de falar sobre as técnicas de marketing aplicáveis ao recrutamento e seleção, é importante preparar a empresa para adotar tais medidas. Veja a seguir como garantir uma melhor eficiência do marketing de recrutamento.

Foque na cultura da empresa

A cultura da empresa é o centro de tudo, por isso é fundamental que ela seja o ponto de partida de todas as ações e planejamento do marketing de recrutamento. É ela que vai determinar a forma como as informações serão transmitidas, os canais que fazem mais sentido para a estratégia e o tom de voz a ser utilizado nas comunicações.

Tenha uma estratégia segmentada

A definição de uma estratégia segmentada ajuda a manter o foco da busca pelos candidatos certos para o preenchimento de cada vaga. É importante destacar que a segmentação serve para detalhar os requisitos buscados nos profissionais, como por exemplo fit cultural com a empresa e o enquadramento nas necessidades técnicas e comportamentais dos times.

Faça benchmark

O benchmark é a prática de trocar informações com outras empresas, de forma a ampliar o conhecimento de ambas as partes. Nesse sentido, é interessante conversar tanto com outras empresas do mesmo setor, quanto com possíveis parceiras, como as universidades e escolas profissionais relacionadas às áreas da sua organização, que podem fornecer bons estagiários e profissionais de nível iniciante.

Ouça seus colaboradores atuais

Outro ponto importante é ouvir o que seus colaboradores atuais têm a dizer sobre a organização. Utilize a comunicação interna para questionar sobre pontos positivos e de melhoria que eles observam em seu dia a dia e peça sugestões práticas. Alinhe o que for coletado nessas conversas às estratégias e metas traçadas para o negócio como um todo.

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Quais técnicas do marketing utilizar no recrutamento?

O marketing é dotado de inúmeras técnicas e ferramentas, das quais, várias podem ser aproveitadas para beneficiar o RH e, em especial, o processo de recrutamento. Veja algumas delas.

Página de carreiras

A página de carreiras é um espaço no site da empresa dedicado à atração de candidatos. Ela pode ser desenhada e desenvolvida em um formato similar a uma página de vendas, com todos os seus principais elementos de atração e captação de leads. Essa é a vitrine de vagas da empresa, bem como da sua marca empregadora. É a grande oportunidade de causar uma boa impressão e se mostrar vantajosa para os bons profissionais do mercado.

Funil de candidatos

O funil de candidatos consiste na ação sistemática de nutrir os possíveis candidatos ao longo de sua jornada desde o primeiro contato com a empresa até a sua contratação. Ao tratar um candidato como um cliente em potencial, fica mais fácil identificar quais têm os perfis mais adequados e como fazer para que os melhores profissionais escolham trabalhar em sua empresa.

Redes sociais

Uma estratégia comum é usar mídias sociais, como LinkedIn, Twitter e Facebook, para divulgar vagas existentes dentro da organização. Esta abordagem pode permitir que a empresa chegue rapidamente a candidatos qualificados que podem não ter conhecimento dessas oportunidades em outros meios.

Além disso, postagens no blog ou nas notícias do site da empresa também são formas úteis para manter esses profissionais engajados com a organização.

E-mail

O e-mail tem duas utilidades principais no marketing de recrutamento. A primeira delas é o seu uso como meio de comunicação. Por meio dele, sua empresa pode formalizar toda a comunicação com os candidatos, informando os status de cada etapa, fornecendo feedbacks e anunciando novas oportunidades a quem não está participando de nenhum processo.

A outra aplicação é voltada para a manutenção de um relacionamento mais constante com os profissionais. A ideia é realizar o envio de newsletter, materiais ricos e conteúdos que sejam do interesse da pessoa e que aumentem a percepção de valor que ela tem sobre a empresa. Dessa forma, ela tende a se tornar mais interessada em futuras oportunidades.

Por que aplicar técnicas de marketing no RH?

A aplicação de técnicas do marketing no RH ajuda a tornar as ações mais eficientes, gerando resultados melhores aos olhos da diretoria. Sendo assim, o RH passa a ocupar uma posição mais estratégica no negócio, participando de decisões de maior impacto na organização e contribuindo com maior precisão na contratação de profissionais alinhados com as necessidades da organização.

Como vimos, o marketing de recrutamento é uma prática que tem bastante a contribuir com o RH das empresas. O uso de diferentes técnicas e ferramentas ajuda a garantir processos seletivos mais eficientes e, com isso, uma gestão de pessoas mais próxima e estratégica. Seguindo as dicas deste artigo você poderá trazer isso para a sua organização e se beneficiar dessas práticas.

Se você gostou deste artigo e quer se aprofundar um pouco mais no assunto, que tal aprender sobre um novo tipo de recrutamento que está em alta no mercado? Acesse para saber: o que é o recrutamento candidate first?

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