Qual é a importância do desenvolvimento profissional? Conheça os seus objetivos!

desenvolvimento profissional

Independentemente do seu objetivo — dar um novo rumo à carreira, alcançar uma promoção ou até mesmo se reinserir no mercado de trabalho, entre outras metas —, considerando que vivemos em uma era de alta competitividade, o desenvolvimento profissional deve ser priorizado. Afinal, cada vez mais, as empresas dos mais diversos nichos de atuação estão buscando evoluir, o que implica a procura por profissionais mais bem preparados e, inclusive, atualizados às novas demandas dos setores.

No entanto, é importante ter em mente que esse processo é algo contínuo, exigindo resiliência, dedicação, paciência, persistência e, é claro, o investimento em uma aprendizagem constante. Na prática, tudo muda a todo momento, então, o seu nível de receptividade ao novo é o que pode levá-lo ao (in)sucesso.

Pensando na relevância desse tema, nas próximas linhas, vamos explicar detalhadamente o que é o desenvolvimento profissional, qual é a sua importância, quais são os seus principais objetivos, entre outros pontos-chave. Continue a leitura!

O que se pode entender por desenvolvimento profissional?

Inicialmente, é necessário destacar que o desenvolvimento profissional não envolve exatamente uma “fórmula” padrão. Na verdade, esse processo está estritamente relacionado à sua área de atuação. Contudo, existe, sim, um rol de habilidades e competências que são exigidas nos mais variados nichos e que, por essa razão, devem receber uma atenção especial.

Nesse contexto, entender como é possível diagnosticar eventuais problemas e, a partir disso, ter expertise para elencar possíveis soluções, manter um convívio harmonioso com os pares — independentemente da hierarquia — e conhecer não apenas o time que você integra, mas a si mesmo, como parte dele é um bom exemplo do que as empresas vêm buscando atualmente.

Além disso, outro aspecto de peso para as mais variadas áreas de atuação abrange a definição de objetivos a serem alcançados e, consequentemente, de um plano que os torne atingíveis. Ou seja, em suma, pode-se dizer, sim, que o desenvolvimento profissional envolve certa complexidade, especialmente para os profissionais menos experientes.

No entanto, felizmente, existem diversos caminhos, como cursos livres, especializações etc., que podem ser trilhados para desenvolver (e potencializar) todas essas competências e habilidades tão valorizadas pelo mercado atual. Assim, é viável se tornar apto a “driblar” os desafios que eventualmente surgirão na construção de uma carreira bem consolidada.

Qual é a sua importância e quais são os seus principais objetivos?

De forma geral, o desenvolvimento profissional é indispensável para todos que almejam alcançar um bom posicionamento no mercado de trabalho e, é claro, manter-se em contínua evolução. Afinal, é indiscutível que, em um momento no qual a capacitação e a qualificação vêm sendo cada vez mais valorizadas, aqueles que não buscam agregar um conhecimento de valor a si mesmos tendem a perder destaque diante da concorrência.

Ou seja, em termos simples, quanto mais um profissional se dedica ao seu desenvolvimento, maiores se tornam as chances de ele construir uma carreira bem-sucedida. A partir desse entendimento, é possível elencar os principais objetivos do desenvolvimento profissional, como:

headhunting
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2
  • evoluir dentro da própria empresa;
  • qualificar-se profissionalmente;
  • ter a sua capacidade profissional reconhecida;
  • ampliar o acesso a novas oportunidades;
  • receber um aumento salarial;
  • “abrir as portas” para atuar em uma área com a qual se tem mais afinidade etc.

O que é necessário para melhorar as habilidades profissionais?

Como dito, o desenvolvimento profissional não envolve uma “receita de bolo”, de modo que as melhores práticas variam de acordo com a área de atuação — ou com o campo no qual se deseja atuar.

No entanto, em paralelo, é possível, sim, seguir uma espécie de “passo a passo” que o auxiliará a traçar as estratégias essenciais para a sua evolução. A seguir, listamos algumas medidas que podem ser colocadas em ação imediatamente.

Estabeleça as suas metas e os seus objetivos

O ponto de partida para começar a “se movimentar” em prol do seu desenvolvimento profissional é definir metas e objetivos alcançáveis, o que requer que você seja realista. Então, inicie traçando propósitos que você tem convicção de que atingirá, pois isso manterá a sua motivação ao longo do processo e permitirá a visualização dos resultados ao longo do percurso.

Analise cautelosamente as suas competências e as suas habilidades

Para dar continuidade ao seu plano de desenvolvimento profissional, é indispensável dedicar um tempo a uma autoavaliação das habilidades e das competências que foram desenvolvidas até aqui. Esse momento de análise facilitará a identificação dos aspectos que você precisa aperfeiçoar a fim de, de fato, concretizar as suas ideias.

Nesse caso, se o seu objetivo for, por exemplo, assumir uma posição estratégica na companhia em que você já atua, é interessante elencar:

  • as competências e as habilidades exigíveis para o preenchimento do cargo e necessárias para o desempenho das atribuições;
  • os conhecimentos e as aptidões que você já tem como profissional;
  • Os aspectos que precisarão ser desenvolvidos e as qualificações nas quais você deverá investir — a exemplo de cursos e especializações — para concorrer à promoção e ter mais chances de ocupar o cargo desejado.

Trace um plano de ação

Após colocar em prática as medidas anteriores, é essencial definir estratégias que o auxiliarão a “tirar do papel” todo o planejamento abordado nos tópicos acima. Uma boa alternativa é aproveitar a lista elaborada e, diante de cada ponto, escrever a ação necessária.

Ainda nessa linha de pensamento, é importante que você defina um prazo para o início de cada atividade. Dessa forma, será possível mensurar o seu progresso e evitar procrastinações.

Como vimos, o desenvolvimento profissional é um grande aliado não apenas para se manter competitivo no mercado de trabalho, mas também para ajudá-lo a identificar claramente qual é a sua situação atual e, a partir disso, quais passos são fundamentais para alcançar os seus objetivos. Assim, por meio desse processo, você saberá exatamente qual é o caminho a ser trilhado, considerando as suas capacidades preexistentes e as suas expectativas para o futuro.

Agora, que tal aproveitar para ter acesso a outros conteúdos como este? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações!

ebook headhunting
BannerChecklist 02 v4
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: