O que é o recrutamento candidate first? Veja como aplicá-lo na empresa

candidate first

Prezando por processos mais humanizados, o candidate first é um modelo de recrutamento tendência em RH. O ponto-chave dessa estratégia é focar na experiência do candidato para, assim, engajá-lo e criar nele um desejo grande de trabalhar em sua empresa. Então, trazer para as equipes talentos não só bem qualificados, como alinhados às práticas do negócio, se torna um processo bem natural e espontâneo. Interessante, não?

Para que você entenda melhor o conceito, trouxemos as principais informações sobre o candidate first neste post.

Acompanhe!

O que e o recrutamento candidate first?

O candidate first é um tipo de recrutamento que se difere dos modelos mais tradicionais. Por isso mesmo, se tornou tendência entre os RHs que adotam uma gestão humanizada e não apenas operacional. O termo, do inglês, pode ser traduzido como “candidato em primeiro lugar“. Isso faz referência a uma abordagem que fornece ao futuro colaborador experiências satisfatórias durante o recrutamento e seleção.

Contudo, que experiências são essas? Aqui, queremos dizer que todos os aspectos dos processos de recrutamento são tratados em uma abordagem mais pessoal — desde a inscrição do candidato à vaga até a contratação. Geralmente, as empresas aplicam o recrutamento e seleção por meio de 4 partes, sendo elas:

  • sourcing — abordagem proativa, que enfatiza a busca por talentos alinhados às necessidades da vaga e que procuram ativamente um novo emprego;
  • triagem — análise dos currículos, baseando-se na busca pelo perfil ideal para a vaga;
  • seleção — escolha do candidato com a qualificação e as habilidades estratégias para cumprir as atividades referentes à vaga;
  • integração — processo que visa inserir o novo colaborador na companhia, que consiste em muito mais que um “boas-vindas”. Esse é um passo essencial aplicado pelas equipes de RH estratégico.

Quando falamos em candidate first, a forma como são conduzidas essas etapas diz muito sobre a sua empresa. Isso porque, aqui, o foco no talento ocorre desde o primeiro passo. Por outro lado, quando todo o processo é feito de modo majoritariamente operacional, perde-se a oportunidade de criar engajamento entre empresa e colaborador — que, se bem-sucedido, gera um fit cultural.

Quais são os benefícios do recrutamento candidate first?

Um dos principais benefícios do candidate first é a atração e a retenção de talentos bem qualificados e que preenchem o requisito de suas vagas. Com a competitividade do mercado de trabalho, é normal que as pessoas que buscam um emprego se candidatem para várias empresas ao mesmo tempo. Contudo, são mais propensos a aceitar uma oferta naquela organização que mais oferece a ele uma boa experiência durante o recrutamento e seleção.

Isso faz com que suas equipes sejam formadas por talentos de alta performance e compatíveis a valores, hábitos, cultura e missão empresarial. As chances de retenção, aqui, são muito maiores, certo? Outro importante benefício do candidate first é que, quando o RH se empenha nessa abordagem, a imagem da empresa se torna mais positiva para o candidato. Caso contratado, eles se tornam ainda mais propensos a se tornarem verdadeiros “embaixadores” da organização no mercado de trabalho.

Essas vantagens são difíceis de ocorrer nas contratações tradicionais, já que acabam criando uma obrigação para o candidato de se adequar a processos impessoais restritivos. Sendo assim, quanto mais frustrante é a experiência desse candidato, maiores as chaces de ele acabar optando pela concorrência.

Como o RH pode aplicar o modelo em sua empresa?

Agora que você já sabe sobre o candidate first, seguiremos com os passos para implementá-lo em sua empresa.

É preciso que a empresa primeiramente se adapte

Conforme já comentamos, os Recursos Humanos atualmente estão cada vez mais optando por uma atuação estratégica e humana, em vez de predominantemente operacional. Entretanto, ainda assim, o primeiro passo para adotar a abordagem candidate first é a mudança de mindset da empresa. O setor de RH e os gestores devem entender o valor dessa abordagem, que constitui nos benefícios que citamos aqui no post.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

A construção desse novo mindset se dá pela consideração aos seguintes pontos:

  • Como se dá nossos processos de recrutamento e seleção?
  • O que e quais metas queremos atingir com esses processos?
  • Esse recrutamento aumenta a taxa de retenção de talentos?
  • Os líderes compreendem, de fato, a necessidade de implementar o candidate first?
  • A liderança compreende as vantagens de uma nova atitude no recrutamento?

Com as respostas em mãos, o RH pode se prepara para introduzir a novidade em seus processos.

Quais passos seguir para implementar o candidate first

O candidate first bem-sucedido começa com o relacionamento entre recrutador e candidato. Após verificar se ele preenche os requisitos para a vaga, é necessário entender por que ele aceitaria trabalhar em sua empresa.

Saiba o que motiva os candidatos

O que faz com que seus colaboradores gostem de trabalhar na organização? Entender os pontos que tornam a sua empresa um lugar atrativo para os talentos é essencial e isso pode começar com pesquisas entre os times já contratados. Além disso, os recrutadores podem começar a relação com o candidato com mensagens mais pessoais e perguntas como: “Ei, (candidato). Tudo bem? Que tal me contar o que te fez responder ao meu contato?”.

Muitas vezes, o candidato responde a um aspecto mais específico da mensagem, além, é claro, do desejo de conquistar uma vaga. É provável que ele admire a organização e que busque trabalhar na empresa por já gostar dela, o que abre uma brecha para tornar o relacionamento mais estreito.

Evite uma abordagem generalista

No modelo candidate first, o mesmo processo de recrutamento não se aplica a todas as funções. Para criar uma jornada com foco no candidato, o RH deve criar um fluxo exclusivo para cada função. Uma boa estratégia nesse sentido é ajustar o recrutamento às particularidades de um determinado candidato.

Vamos supor que o RH recrutou um talento que tem todas as características e as habilidades necessárias para o cargo, mas ele ainda não está bem convencido das vantagens de trabalhar em sua empresa. Nesse caso, é possível adicionar outra etapa no processo, de modo a torná-lo mais engajado com os times e se sentir acolhido. Assim, é muito provável que ele comece a imaginar como é trabalhar na organização.

Busque uma consultoria especializada em recrutamento e seleção

Ainda que as dicas do post sirvam de norte para aplicar o candidate first, contar com a ajuda de uma consultoria especializada potencializa o sucesso da estratégia. Por meio desse assessoramento, a tarefa de implementar uma — até então — novidade se torna mais efetiva, trabalhando não só a prática, como a mudança de mindset de todos, desde o RH às lideranças e os times.

A consultoria do Grupo Seres, por exemplo, trabalha com processos seletivos conduzidos por profissionais especializados em psicologia organizacional e que propõe as melhores técnicas, de acordo com as características e as necessidades da empresa.

Além disso, as estratégias a serem aprendidas na consultoria têm tudo a ver com o candidate first. Isso porque o foco não está somente em encontrar um candidato qualificado que cumprirá com as funções da vaga, mas fazer com que ele entre em sintonia com os valores e cultura da organização — o que torna o processo acertado.

Como você pôde perceber, o candidate first é um modelo de recrutamento que não só humaniza processos, como os tornam mais precisos. Assim, todos se beneficiam — desde o candidato, que se sentirá engajado com suas funções e cultura empresarial, até a organização, que contará com as vantagens que citamos. Para que tudo isso se torne real, o modo mais efetivo é contar com uma consultoria especializada.

Sendo assim, que tal conhecer as soluções do Grupo Seres para a sua estratégia de candidate first? Aproveite que está aqui e entre em contato conosco!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp