Desenvolvimento Humano Organizacional: descubra quais as suas atribuições

desenvolvimento humano organizacional

Vivemos em uma era altamente informativa e, em pleno momento de mudanças — impulsionadas pelas inovações que surgem a todo momento, em um ritmo extremamente acelerado —, o capital humano das organizações, cada vez mais, assume uma posição de destaque no mercado. Na realidade, o que temos visto nos últimos tempos é o quão relevante o protagonismo dos colaboradores que integram o quadro de pessoal tem se mostrado para os empreendimentos mais modernos prosperarem.

Diante dessa realidade, perseguindo a implementação de uma gestão de pessoas notoriamente mais humanizada, diversas empresas têm recorrido às práticas de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional) e vêm investindo progressivamente no aperfeiçoamento intelectual das competências individuais dos colaboradores.

Quer entender mais detalhadamente o conceito de Desenvolvimento Humano Organizacional, de que forma o DHO estabelece uma relação com o setor de Recursos Humanos (RH), entre outros pontos igualmente importantes? Continue a leitura!

O que é o Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO)?

De modo simplificado, é possível definir o Desenvolvimento Humano Organizacional como um conjunto de ações de gestão de pessoas que têm foco na valorização dos profissionais que integram o quadro de pessoas de uma empresa enquanto parceiros de negócios. Ou seja, o DHO defende que os trabalhadores de uma organização precisam ser considerados e — mais ainda — valorizados a partir de um contexto significativamente mais amplo, que leva em conta, por exemplo, aspectos racionais, emocionais e sociais.

Assim, pode-se dizer que o DHO está estreitamente relacionado como uma abordagem mais humanizada dos colaboradores, o que se distancia bastante do posicionamento que algumas companhias mais tradicionais têm, mantendo uma visão dos profissionais que se limita a enxergá-los como meros geradores de lucros e recursos.

Então, sob a ótica do Desenvolvimento Humano Organizacional, os trabalhadores, além de disporem dos recursos necessários para o exercício das suas funções, têm abertura para manifestar as próprias ideias, bem como os seus sentimentos — que sempre são recebidos de maneira respeitosa. Logo, as empresas que inserem o DHO em seus planos compreendem que, a partir do desenvolvimento humano, torna-se viável atrair e formar profissionais completos.

Qual é a relação que se estabelece entre o DHO e o setor de Recursos Humanos (RH)?

Na prática, o DHO tem se revelado tão importante que existem negócios que já dispõem de uma área exclusivamente direcionada ao seu desenvolvimento. Resumidamente, então, o seu propósito é atuar no desenvolvimento de equipes, de líderes e de colaboradores, sempre em observância aos valores praticados e compartilhados pelo empreendimento.

Todo esse movimento passou a existir porque a área de RH, cada vez mais, tem ganhado contornos novos. Assim, o departamento — que, anteriormente, era voltado majoritariamente a processos administrativos e de recrutamento — vem se mostrando um “braço” extremamente essencial para o desenvolvimento da força de trabalho e, consequentemente, da empresa.

Dessa forma, passou a ser possível, por exemplo:

  • tornar mais forte o vínculo existente entre os profissionais e a organização;
  • incentivar no quadro de pessoal a sensação de pertencimento;
  • intensificar a atuação em prol do employer branding do negócio — o que, pode-se dizer, é uma consequência direta do tópico acima;
  • atrair talentos novos para a empresa.

O que se pode identificar com o Desenvolvimento Humano Organizacional?

Via de regra, os gerentes e os líderes fazem parte de dois grupos que se preocupam muito com o crescimento empresarial e com o desenvolvimento dos trabalhadores que integram a força de trabalho do empreendimento.

lideranca

O fato é que, para manter uma administração adequada e uma boa análise dos resultados alcançados, é importante levar em conta, além dos números, a evolução das pessoas que representam as “engrenagens” que fazem toda a companhia se manter em atividade. Diante disso, quando um resultado estipulado não é atingido, é indispensável:

  • entender a razão;
  • estudar minuciosamente o caso;
  • identificar quais são as iniciativas que podem ser colocadas em prática em prol do desenvolvimento de um time mais competente e, inclusive, mais comprometido.

A partir disso, torna-se viável reconhecer eventuais falhas, criar uma atmosfera receptiva e propícia à adoção da cultura do feedback, promover conhecimentos, estimular o trabalho em conjunto e colocar em prática as medidas necessárias para o alcance do sucesso. Nesse contexto, o DHO se destaca porque pode colaborar tanto para o âmbito pessoal quanto para o âmbito profissional dos colaboradores, o que é válido para a concretização de sonhos pessoais e profissionais.

Apenas é necessário ter em mente que esse desenvolvimento, da mesma maneira que todo e qualquer processo, demanda tempo e, em alguns casos, a modificação de determinados hábitos.

Quais são as principais atribuições do DHO?

É inegável que o setor de RH, ao longo das últimas décadas, foi submetido a inúmeras mudanças. Então, além de terem aptidão para a contratação dos melhores talentos, atualmente, é esperado que os especialistas dessa área consigam, cada vez mais, ir além da mera experiência profissional disposta nos currículos analisados.

Ou seja, é fundamental que eles tenham um olhar estratégico que os permita avaliar, por exemplo, se o perfil dos candidatos que pleiteiam uma determinada posição em aberto é realmente compatível com o que é esperado pela empresa contratante. Nesse contexto, o Desenvolvimento Humano Organizacional otimiza ainda mais todo esse processo, já que, em meio a outras práticas, envolve as seguintes atribuições:

  • reconhecer falhas no cotidiano administrativo;
  • identificar os pontos fracos e os pontos fortes dos colaboradores, no intuito de organizar treinamentos que atenuem os aspectos negativos e reforcem as qualidades;
  • avaliar as competências dos profissionais que têm mais tempo de casa;
  • refletir acerca das necessidades de investimento nos processos de recrutamento e seleção;
  • manter “aberta” a porta para a comunicação entre os trabalhadores e os gestores;
  • atuar em prol de um ambiente aberto a análises qualitativas e feedbacks etc.

Qual é a importância de contar com uma empresa especializada?

Ainda que, cada vez mais, estejamos vendo avanços tecnológicos a um ritmo altamente acelerado, com inúmeras transformações, é essencial ter em mente que o desenvolvimento dos profissionais permanece imprescindível para o alcance do sucesso por parte das organizações. Do contrário, pouco a pouco, caminharemos para um cenário em que os instrumentos estarão à disposição, mas não saberemos tirar proveito deles.

Nesse sentido, se você acredita que o Desenvolvimento Humano Organizacional pode ser interessante para o contexto da sua empresa, é válido contar com o suporte de uma consultoria, como a SERES, que é especialista.

Disponibilizamos várias soluções adaptáveis à sua realidade em prol do estímulo ao contínuo aprendizado dentro da empresa, de um processo de recrutamento e seleção mais estratégico, do desenvolvimento de equipes e mais. Afinal, existem diversas ferramentas para investir em DHO e, com um apoio especializado, torna-se viável valorizar os colaboradores de diversas formas, mesclando o reconhecimento, o conhecimento e a capacitação.

Entendeu como o Desenvolvimento Humano Organizacional abrange inúmeras práticas que contribuem para o aperfeiçoamento e para a valorização dos profissionais de uma empresa, que, sabidamente, são os responsáveis por “fazer o negócio acontecer”? Agora, que tal conhecer a consultoria oferecida pela SERES e descobrir como podemos ajudá-lo?

Entre em contato conosco e descubra como conectamos pessoas e empresas por meio de um atendimento humanizado e de processos eficientes, com ampla abrangência e customizados.

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp