Você já ouviu falar dos estágios a distância? Durante a pandemia, as empresas precisaram se adaptar a esse novo momento e se modernizaram para proporcionar mais oportunidades remotas aos talentos.
Na prática, o estágio funciona como qualquer outro trabalho feito de maneira remota. O estudante é orientado a fazer algumas atividades profissionais que o ajudarão na futura área de atuação. Para que tudo corra bem, a empresa precisa ter uma boa estrutura, para garantir que o estagiário seja sempre acompanhado e monitorado.
Se você tem interesse por esse tipo de vaga, está no lugar certo! Neste post, reunimos algumas dicas de como é possível conseguir o estágio dos seus sonhos. Confira!
Decida em qual campo você deseja estagiar
O primeiro passo é decidir em qual campo dentro da área da sua faculdade ou curso você tem vontade de estagiar. Essa decisão é importante porque levará você a pensar sobre o que realmente o motiva profissionalmente, além dos próximos passos depois que o estágio a distância for concluído.
Uma dica, porém, é não se cobrar tanto nesse momento se você não sabe muito bem o que quer ou o que realmente gosta de fazer. A época de estágio é justamente para você experimentar e descobrir.
Se você estuda marketing e tem paixão pelo setor, por exemplo, existem algumas possibilidades dentro dessa área e você precisa escolher para conseguir se destacar. Tem habilidades para trabalhar com marketing de conteúdo? Prefere algo mais amplo como marketing digital? Adora escrever e gostaria de aprender mais na prática sobre copywriting? Todas essas perguntas importam no momento de escolher o seu campo de atuação.
Busque por empresas com vagas a distância
Escolhido o campo no qual você deseja estagiar, o próximo passo é procurar por empresas da área que você estuda que disponibilizem vagas remotas. Essa parte da estratégia é importante porque evita que você mande o seu currículo à toa para negócios que não contratam no momento e que não tenham nem previsão de quando voltarão a fazer isso.
Um dos melhores lugares para ficar sabendo desse tipo de vaga é no LinkedIn. A rede social tem uma sessão de vagas e é interessante que você a cheque com frequência. Além disso, também é bom se atentar para as vagas que a própria faculdade divulga sobre os estágios em empresas parceiras.
Use seu perfil do LinkedIn como sua vitrine
Por falar no LinkedIn, ele é uma das melhores maneiras de fazer com que os recrutadores conheçam um pouco mais sobre você. Para isso acontecer, é imprescindível criar um perfil completo nessa rede, com todas as informações relevantes sobre você e seus estudos.
Nele, é interessante adicionar os cargos em potencial que você procura já no título e usar palavras-chave como estágio a distância e estagiário — ou estagiária — para chamar a atenção do recrutador. Você também pode adicionar informações sobre as áreas e os campos que você mais se destaca e tem interesse em estagiar, além das suas soft e hard skills.
A foto de perfil também é um ponto que precisa de atenção. Prefira uma na qual você sorri, em um fundo neutro, e evite fotos de festas ou que não sejam condizentes com a imagem profissional que você pretende ter.
Atualize o seu currículo de acordo com cada vaga
Às vezes, durante a sua procura, você acabará por encontrar mais de uma vaga para estágio — e isso é ótimo! Contudo, um erro que muitas pessoas cometem é enviar o mesmo currículo para todas. Nesse caso, a melhor dica é fazer o oposto e otimizar suas informações para cada uma das seleções, de acordo com o local de trabalho e as atividades que você fará.
Não precisa se preocupar em escrever versões totalmente diferentes do currículo para vagas parecidas. Se for o caso, altere somente o necessário, mas se esforce para que todas as suas experiências e características se encaixem no que é exigido pela vaga. Isso chamará a atenção do contratante e mostrará que você se preparou para a oportunidade e que é naquele segmento que você quer ter uma carreira.
Faça networking
Networking é sobre conhecer as pessoas certas para elas poderem ajudar você a conquistar os seus objetivos. Para quem está na fase de estagiar, ela é imprescindível. Para começar, você pode criar uma lista com seus familiares, amigos, pessoas da própria faculdade e até colegas de profissão dos seus pais que trabalhem na área que você deseja ingressar.
A partir desse ponto, você pode criar uma aproximação maior com essas pessoas e pedir sugestões de estágio a distância. Caso não consiga encontrar uma vaga, pelo menos, conhecerá várias pessoas com mais experiência e que podem auxiliar você na caminhada e no desempenho profissional de alguma outra maneira.
Prepare-se para a entrevista
Se o setor de Recursos Humanos entrou em contato com você para marcar uma entrevista, chegou a hora de se preparar para impressioná-lo. Uma boa dica para esse momento é rever as informações referentes à vaga com bastante atenção e pesquisar sobre a empresa para ter certeza de que ela é uma boa escolha.
Além disso, procure saber a respeito das soluções que ela adotou durante todo o período de pandemia e isolamento social para proteger a saúde dos colaboradores. Quando você faz isso, demonstra proatividade, muita determinação e que realmente quer aquela vaga — o que faz uma grande diferença em qualquer processo seletivo.
Entenda como a plataforma que será usada funciona
Depois da conversa com os recrutadores, talvez você passe por uma segunda fase do processo seletivo, com reuniões com o supervisor do estágio e algumas dinâmicas com os outros candidatos à vaga. Por esse motivo, é importante que você se informe com antecedência sobre a plataforma na qual todas essas atividades acontecerão.
Com essa informação, fica mais fácil saber quais são os recursos que ela oferece e você já consegue se familiarizar com todos os procedimentos. Isso poderá ajudar a ter mais segurança quando precisar falar, se ficar no comando de alguma apresentação ou, até mesmo, facilitará fazer o upload de algum arquivo, como o seu portfólio, com trabalhos anteriores ou da faculdade.
Siga as etapas da seleção
Por falar em segunda fase do processo, é bastante comum que haja duas ou mais etapas na seleção para o estágio a distância. Isso acontece para que os recrutadores consigam analisar os candidatos com mais calma e de maneira mais minuciosa. No geral, o primeiro passo é a avaliação dos currículos e, depois, é a vez dos testes virtuais, das dinâmicas e de qualquer outro contato que a empresa achar necessário.
Caso o estágio para o qual você enviou a candidatura tiver muitas fases, é muito importante acompanhar cada uma delas. Um dos motivos é porque é possível que haja alterações no processo, por conta do volume de estudantes que se inscreveram e do ritmo de trabalho do RH da empresa em questão. A partir daí, pode ser que aconteçam adiamentos ou qualquer outro imprevisto.
Como você pôde perceber, conseguir um estágio a distância não é tão complicado quanto parece, não é mesmo? Existem várias empresas que oferecem esse tipo de experiência, como o Grupo SERES que, além de estágios, oferece oportunidades para trainees.
Tem interesse em alguma dessas vagas? Então, faça seu cadastro no nosso site agora mesmo e conheça as que estão abertas no momento!