Mini-guia de como conseguir um estágio a distância

estágio a distância

Você já ouviu falar dos estágios a distância? Durante a pandemia, as empresas precisaram se adaptar a esse novo momento e se modernizaram para proporcionar mais oportunidades remotas aos talentos.

Na prática, o estágio funciona como qualquer outro trabalho feito de maneira remota. O estudante é orientado a fazer algumas atividades profissionais que o ajudarão na futura área de atuação. Para que tudo corra bem, a empresa precisa ter uma boa estrutura, para garantir que o estagiário seja sempre acompanhado e monitorado.

Se você tem interesse por esse tipo de vaga, está no lugar certo! Neste post, reunimos algumas dicas de como é possível conseguir o estágio dos seus sonhos. Confira!

Decida em qual campo você deseja estagiar

O primeiro passo é decidir em qual campo dentro da área da sua faculdade ou curso você tem vontade de estagiar. Essa decisão é importante porque levará você a pensar sobre o que realmente o motiva profissionalmente, além dos próximos passos depois que o estágio a distância for concluído.

Uma dica, porém, é não se cobrar tanto nesse momento se você não sabe muito bem o que quer ou o que realmente gosta de fazer. A época de estágio é justamente para você experimentar e descobrir.

Se você estuda marketing e tem paixão pelo setor, por exemplo, existem algumas possibilidades dentro dessa área e você precisa escolher para conseguir se destacar. Tem habilidades para trabalhar com marketing de conteúdo? Prefere algo mais amplo como marketing digital? Adora escrever e gostaria de aprender mais na prática sobre copywriting? Todas essas perguntas importam no momento de escolher o seu campo de atuação.

Busque por empresas com vagas a distância

Escolhido o campo no qual você deseja estagiar, o próximo passo é procurar por empresas da área que você estuda que disponibilizem vagas remotas. Essa parte da estratégia é importante porque evita que você mande o seu currículo à toa para negócios que não contratam no momento e que não tenham nem previsão de quando voltarão a fazer isso.

Um dos melhores lugares para ficar sabendo desse tipo de vaga é no LinkedIn. A rede social tem uma sessão de vagas e é interessante que você a cheque com frequência. Além disso, também é bom se atentar para as vagas que a própria faculdade divulga sobre os estágios em empresas parceiras.

Use seu perfil do LinkedIn como sua vitrine

Por falar no LinkedIn, ele é uma das melhores maneiras de fazer com que os recrutadores conheçam um pouco mais sobre você. Para isso acontecer, é imprescindível criar um perfil completo nessa rede, com todas as informações relevantes sobre você e seus estudos.

Nele, é interessante adicionar os cargos em potencial que você procura já no título e usar palavras-chave como estágio a distância e estagiário — ou estagiária — para chamar a atenção do recrutador. Você também pode adicionar informações sobre as áreas e os campos que você mais se destaca e tem interesse em estagiar, além das suas soft e hard skills.

A foto de perfil também é um ponto que precisa de atenção. Prefira uma na qual você sorri, em um fundo neutro, e evite fotos de festas ou que não sejam condizentes com a imagem profissional que você pretende ter.

Atualize o seu currículo de acordo com cada vaga

Às vezes, durante a sua procura, você acabará por encontrar mais de uma vaga para estágio — e isso é ótimo! Contudo, um erro que muitas pessoas cometem é enviar o mesmo currículo para todas. Nesse caso, a melhor dica é fazer o oposto e otimizar suas informações para cada uma das seleções, de acordo com o local de trabalho e as atividades que você fará.

Não precisa se preocupar em escrever versões totalmente diferentes do currículo para vagas parecidas. Se for o caso, altere somente o necessário, mas se esforce para que todas as suas experiências e características se encaixem no que é exigido pela vaga. Isso chamará a atenção do contratante e mostrará que você se preparou para a oportunidade e que é naquele segmento que você quer ter uma carreira.

Faça networking

Networking é sobre conhecer as pessoas certas para elas poderem ajudar você a conquistar os seus objetivos. Para quem está na fase de estagiar, ela é imprescindível. Para começar, você pode criar uma lista com seus familiares, amigos, pessoas da própria faculdade e até colegas de profissão dos seus pais que trabalhem na área que você deseja ingressar.

A partir desse ponto, você pode criar uma aproximação maior com essas pessoas e pedir sugestões de estágio a distância. Caso não consiga encontrar uma vaga, pelo menos, conhecerá várias pessoas com mais experiência e que podem auxiliar você na caminhada e no desempenho profissional de alguma outra maneira.

Prepare-se para a entrevista

Se o setor de Recursos Humanos entrou em contato com você para marcar uma entrevista, chegou a hora de se preparar para impressioná-lo. Uma boa dica para esse momento é rever as informações referentes à vaga com bastante atenção e pesquisar sobre a empresa para ter certeza de que ela é uma boa escolha.

Além disso, procure saber a respeito das soluções que ela adotou durante todo o período de pandemia e isolamento social para proteger a saúde dos colaboradores. Quando você faz isso, demonstra proatividade, muita determinação e que realmente quer aquela vaga — o que faz uma grande diferença em qualquer processo seletivo.

Entenda como a plataforma que será usada funciona

Depois da conversa com os recrutadores, talvez você passe por uma segunda fase do processo seletivo, com reuniões com o supervisor do estágio e algumas dinâmicas com os outros candidatos à vaga. Por esse motivo, é importante que você se informe com antecedência sobre a plataforma na qual todas essas atividades acontecerão.

Com essa informação, fica mais fácil saber quais são os recursos que ela oferece e você já consegue se familiarizar com todos os procedimentos. Isso poderá ajudar a ter mais segurança quando precisar falar, se ficar no comando de alguma apresentação ou, até mesmo, facilitará fazer o upload de algum arquivo, como o seu portfólio, com trabalhos anteriores ou da faculdade.

Siga as etapas da seleção

Por falar em segunda fase do processo, é bastante comum que haja duas ou mais etapas na seleção para o estágio a distância. Isso acontece para que os recrutadores consigam analisar os candidatos com mais calma e de maneira mais minuciosa. No geral, o primeiro passo é a avaliação dos currículos e, depois, é a vez dos testes virtuais, das dinâmicas e de qualquer outro contato que a empresa achar necessário.

Caso o estágio para o qual você enviou a candidatura tiver muitas fases, é muito importante acompanhar cada uma delas. Um dos motivos é porque é possível que haja alterações no processo, por conta do volume de estudantes que se inscreveram e do ritmo de trabalho do RH da empresa em questão. A partir daí, pode ser que aconteçam adiamentos ou qualquer outro imprevisto.

Como você pôde perceber, conseguir um estágio a distância não é tão complicado quanto parece, não é mesmo? Existem várias empresas que oferecem esse tipo de experiência, como o Grupo SERES que, além de estágios, oferece oportunidades para trainees.

Tem interesse em alguma dessas vagas? Então, faça seu cadastro no nosso site agora mesmo e conheça as que estão abertas no momento!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp