Entenda melhor qual a diferença entre headhunter e recrutador

headhunter e recrutador

Embora as palavras headhunter e recrutador sejam muito usadas com o mesmo objetivo, existem grandes diferenças entre elas. Apesar de haver semelhança na atuação dos profissionais, cada um tem um objetivo específico dentro do processo de seleção.

Conheça, no post, a diferença entre cada um dos perfis, as características e como cada profissional pode contribuir para alcançar os objetivos profissionais! Confira!

O que é um headhunter?

Um headhunter tem a função de auxiliar as empresas a encontrarem os candidatos adequados para certas posições, conforme habilidades específicas. Geralmente eles são contratados pelas organizações para encontrar as pessoas certas para os cargos.

Eles também são conhecidos pelo nome caça talentos, por conta de sua função de selecionar os candidatos ideais para cada vaga de nível alto. Essas vagas, na maior parte das vezes, são confidenciais.

Quais as características de um headhunter?

Para ser um headhunter é necessário proatividade, pois isso ajuda a exercer as suas funções, buscando profissionais que já estejam trabalhando ou não. Diversos headhunters são especializados em determinados mercados e nichos de atuação. Dessa maneira, os profissionais formam uma rede com experiência e habilidades em áreas específicas.

Veja o que é preciso saber sobre o headhunter:

  • a contratação é para selecionar o candidato certo para cada vaga;
  • ele é especializado em uma área específica;
  • não é responsável pela contratação dos candidatos que são selecionados, e, sim, por indicar uma lista dos candidatos que mais se adéquam a vaga;
  • geralmente, é pago para preencher vagas de gerentes, cargos estratégicos e executivos;
  • entra em contato com candidatos passivos e ativos, ou seja, que estejam buscando trabalho ou não;
  • tem uma grande rede de contatos;
  • tem experiência executiva.

O que é um recrutador?

Em muitos casos, esse especialista é o responsável por divulgar as vagas, fazer a triagem preliminar de candidatos e também contratar os funcionários. Ao contrário do headhunter, os recrutadores tendem a trabalhar com todos os nichos.

Quais as características do recrutador?

Usualmente, um recrutador não procura ativamente por candidatos. Em vez disso, ele posta um anúncio de emprego e os profissionais interessados se candidatam. Ele ocupa várias funções no trabalho, incluindo contratação e tarefas de recursos humanos. Há a participação em várias fases de recrutamento, dessa forma, ele faz a seleção de currículos, entrevistas, aplicação de provas e dinâmicas.

Quase sempre ele é um funcionário da empresa, mas o profissional também pode ser contratado por agências para realizar o recrutamento. Sua função está relacionada aos candidatos a emprego, ou seja, aqueles que estão à procura de emprego.

Qual a diferença entre headhunter e recrutador?

Tanto o headhunter quanto o recrutador precisam encontrar candidatos para o cargo vago. Mas a grande diferença está na forma como esses profissionais se envolvem no processo de seleção. Um headhunter é alguém que é um expert externo, freelancer ou contratado provisoriamente por uma empresa.

Ele tem o objetivo de procurar os melhores perfis de candidatos para vagas de emprego. Então, envia uma lista para a empresa que só tem as pessoas ideais para o trabalho. Assim, uma vez que o headhunter tenha compartilhado a lista com a contratante, a sua participação no processo de contratação termina.

lideranca

Por outro lado, um recrutador é um especialista que executa tarefas, como criar um plano de recrutamento, definir metas internas de recrutamento, publicar anúncios de emprego, selecionar currículos, fazer entrevistas e recrutar.

Consequentemente, os recrutadores estão totalmente envolvidos até o final do processo de seleção. Da mesma forma, eles podem estar envolvidos no trabalho diário do departamento de RH. Normalmente, os recrutadores participam de todo o processo de seleção, desde a publicação da vaga até a entrevista e a contratação, diferentemente dos headhunters.

Um profissional pode contratar um headhunter ou um recrutador?

Os dois perfis não trabalham para candidatos, somente para empresas. Assim, se você está em busca de uma nova oportunidade, pode contratar um job hunter. Da mesma maneira, se deseja fazer uma transição de carreira, um coach ou consultor de carreira são excelentes opções.

Como o job hunter busca por melhores oportunidades para os profissionais, ele geralmente mantém uma relação próxima com headhunters. Dessa forma, é uma ideia inteligente manter um relacionamento agradável com todos os profissionais envolvidos. Isso porque um networking de qualidade pode resultar em boas oportunidades.

Como ser encontrado por um recrutador?

Os recrutadores encontram os candidatos facilmente. Para fazer isso, basta se candidatar a um emprego. Além disso, ajuda se você mantiver o seu perfil e rede atualizados no LinkedIn.

Lembre-se de que você deve atualizar seu currículo para corresponder ao cargo em questão. Assim, pode usar palavras-chave colocadas em sua área para chamar a atenção dos recrutadores.

A participação no processo seletivo, mesmo se você não conseguir o emprego, pode ser uma valiosa oportunidade de otimizar a relação com um recrutador. Isso pode levar a um convite para outra entrevista ou mesmo a ofertas de emprego em outras empresas no futuro.

Como um headhunter pode encontrar você?

Para que um headhunter encontre você, ter um perfil ativo no LinkedIn, investir em seu marketing pessoal e cultivar a sua rede de contatos são tarefas indispensáveis. No entanto, é improvável que um headhunter entre em contato se você não tiver nenhuma experiência em um cargo gerencial. Isso porque a missão desses profissionais é encontrar candidatos para cargos de gestão, vagas estratégicas e cargos executivos.

Mesmo assim, não perca a oportunidade. Por exemplo, se um headhunter fizer contato com você sobre uma vaga na qual não está interessado, e você conhece uma pessoa com o perfil certo, indique e crie um bom networking. Essa é uma boa maneira de desenvolver um relacionamento com o headhunter, pois, futuramente, ele pode oferecer uma vaga que seja do seu interesse.

Conseguiu compreender as diferenças entre um headhunter e recrutador? Vimos que um headhunter trabalha procurando o candidato ideal para vagas de gestão, enquanto um recrutador analisa os perfis de candidatos que estão interessados nas vagas por ele postadas. Independentemente da situação atual do candidato, é essencial que os perfis estejam atualizados, para que sejam analisados corretamente pelos profissionais.

Confira, neste artigo, mais detalhes sobre os headhunters!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp