Headhunter: entenda o que faz um “caçador de talentos”

headhunter o que faz

Sua empresa conta com problemas de turnover, não consegue reter talentos, possui dificuldade de encontrar profissionais que estejam alinhados com as demandas do negócio ou ter um talento que consiga alavancar os resultados de um setor? Um headhunter poderá ajudar nessa questão!

Esse profissional tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas, principalmente em contato com o setor de RH, e pode ser um grande aliado para a melhoria de indicadores na gestão de pessoas e para atender exigências de cargo de alto nível em seu negócio.

Descubra, a seguir, o que faz um headhunter e tire suas dúvidas.

O que é um headhunter?

O headhunter é conhecido também como “caça talentos”. É um profissional especializado em encontrar aquelas pessoas perfeitas para assumir papéis de liderança ou, então, para cargos que tenham uma alta exigência (por exemplo, um perfil técnico bem específico).

Muitas áreas possuem dificuldades de encontrar profissionais que atendam e superem as expectativas dos gestores para as atividades. Esse profissional possui o conhecimento para ir em busca exatamente do perfil ideal, evitando problemas com turnover, frustrações, entre outros pontos.

Qual o papel do headhunter nas empresas?

O headhunter tem o papel de ser um intermediário entre o seu negócio e os potenciais candidatos. Sendo assim, ele está sempre em constante articulação entre as partes, para atender e superar as expectativas da contratante.

Por isso, é importante contar com um especialista que tenha o seguinte perfil:

  • ser um bom negociador, para conseguir conquistar a atenção daquele talento bem qualificado;
  • ter uma boa comunicação;
  • ser persuasivo, para convencer o profissional de que aquela é uma boa oportunidade;
  • ter uma boa capacidade analítica, a fim de identificar quais são os perfis mais próximos daquela oportunidade;
  • ter um perfil de gestor, para compreender o seu papel de liderança e conseguir assumir os riscos de eventuais decisões equivocadas;
  • estar em busca de melhoria contínua de sua capacidade de encontrar bons talentos no dia a dia;
  • estar atento para as principais demandas do mercado atual, já que muitos profissionais são dinâmicos e podem ter muitas diferenças nessas questões;
  • ser flexível para conseguir proporcionar uma melhor impressão para o talento e convencê-lo da contratação.

Quais as funções do headhunter?

Entender as funções do headhunter é fundamental para conseguir contratar um que proporcione os resultados esperados para o recrutamento e a seleção do seu negócio. Confira, a seguir, o que ele faz no dia a dia.

Realizar estudos aprofundados de mercado

Quer ver um exemplo dessa função para um headhunter? Pense no perfil de uma liderança de Tecnologia da Informação há 5 anos e hoje, após a aceleração da transformação digital devido à pandemia: o perfil profissional mudou muito.

Um headhunter precisa estar atento para essas mudanças no mercado, seja de áreas específicas ou no perfil profissional de modo geral. Com isso, é possível tanto definir o perfil ideal quanto encontrar a pessoa que se adéque melhor ao que foi traçado.

Ajudar na definição do perfil ideal

O headhunter deve sentar-se com os gestores de RH e as lideranças do setor no qual o talento será alocado para compreender qual é o perfil de profissional ideal para o cargo. Isso porque, além de haver mudanças no mercado, cada negócio possui uma cultura organizacional interna que impacta consideravelmente essas questões.

TrabalhoRemoto
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Por exemplo, as empresas mais tradicionais possuem um perfil de liderança diferente de uma startup. Inverter esses perfis pode causar um sério problema nas rotinas do negócio e prejudicar o sucesso da contratação.

Por isso, esse diálogo tem um papel fundamental, e o profissional especializado deverá ser hábil para conduzir esse processo de forma adequada, coletando todas as informações necessárias, que serão importantes para a realização do seu trabalho de prospecção.

Buscar os candidatos nos locais certos

Ele também tem a habilidade de encontrar os locais certos para prospectar a pessoa com o perfil correto para o seu negócio. Isso vale desde a saber os locais em que os profissionais que estão buscando realocação no mercado estão a, até mesmo, identificar em quais empresas vale a pena fazer uma proposta de mudança de emprego.

O que significa que o trabalho do headhunter envolve encontrar os melhores perfis e avaliar o trabalho realizado por eles. Com isso, as chances de prospectar um talento que tenha uma boa bagagem e um perfil profissional adequado aumentam consideravelmente.

Avaliar os candidatos

Nos casos em que a empresa abre um processo seletivo, o headhunter tem a função de fazer uma análise minuciosa dos currículos e conseguir identificar quais deles se adéquam melhor ao fit cultural e à demanda técnica do cargo.

Para isso, ele pode utilizar uma série de ferramentas, entre elas:

  • testes;
  • entrevistas;
  • avaliação psicológica;
  • dinâmicas;
  • levantamento de informações;
  • coleta de referências;
  • conversas com últimos empregadores;
  • avaliação de portfólio, entre outras.

Mediar as últimas questões de contratação

Seja nos casos de processo seletivo ou, então, quando o headhunter é contratado para prospectar um perfil específico para assumir uma vaga, ele é o responsável pelo contato com o profissional para mediar os principais detalhes da contratação.

Por exemplo, uma tratativa comum é a negociação de melhores condições de salário e de contratação do que no cargo atual, para proporcionar uma vantagem para sair da atual posição. O headhunter, portanto, faz esse meio de campo, buscando melhores condições para o talento dentro do que a empresa pode realizar.

Quando vale a pena contratar um headhunter?

Um headhunter pode ser uma ótima possibilidade nos seguintes casos:

  • quando há demanda para uma vaga com perfil específico;
  • quando é preciso ter um profissional especializado em recrutamento e seleção para os processos;
  • quando é um cargo de liderança que influencia diretamente nos resultados da empresa (por exemplo, a busca por um CEO, CTO, entre outros).

Agora que você sabe o que um headhunter faz, está preparado para contar com sua especialidade e faro para encontrar aquele profissional específico para atender suas demandas e proporcionar o resultado esperado em sua empresa. Não deixe de contar com essa possibilidade!

Tem alguma dúvida sobre esse profissional ou sobre o tema? Deixe nos comentários e responderemos.

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp