Avaliações psicológicas: 7 opções para avaliar as lideranças da empresa

avaliações psicológicas

Promover os talentos com base em seus resultados pode ser uma ideia atrativa, contudo, é importante ir além das questões que envolvem merecimento. É fundamental realizar avaliações para identificar competências e características apropriadas para preencher os cargos de liderança, por exemplo. Afinal, o desempenho e a satisfação com a sua produtividade são insuficientes para comprovar determinadas habilidades.

A realização de avaliações psicológicas pode ajudar os gestores a obter sucesso nas contratações de profissionais que realmente têm perfis apropriados para as funções disponíveis. Esses testes podem ser aplicados periodicamente para reconhecer os talentos que já fazem parte de uma organização ou para contratar novos funcionários que farão parte das equipes ou das lideranças.

Gostaria de saber quais são as principais avaliações psicológicas geralmente aplicadas nas empresas? Acompanhe a leitura!

Entenda a importância de aplicar avaliações psicológicas

As avaliações psicológicas são essenciais para avaliar os desempenhos das lideranças de uma empresa. Os métodos utilizados para testar as características psicológicas e os traços de personalidade dos candidatos normalmente são indicados por psicólogos. Os resultados dos testes ajudam os profissionais a compreender os comportamentos das pessoas e suas reações em determinadas circunstâncias.

Os testes psicológicos em ambientes corporativos são cruciais para encontrar aspectos semelhantes e divergentes em candidatos que posteriormente serão agrupados. Com as avaliações, os entrevistadores podem descobrir se o perfil do potencial colaborador se ajusta às políticas e à cultura empresarial. Detalhes relevantes como nível de concentração e modo de administração do tempo podem ser obtidos.

A realização de avaliações psicológicas melhora a compreensão do perfil interno da organização. Os testes são úteis para fazer um levantamento dos perfis que já fazem parte das equipes da empresa, descobrir as origens de conflitos entre colaboradores e coletar informações para a criação de times estratégicos. Eles facilitam a escolha e o alinhamento dos profissionais.

Compreenda as principais avaliações psicológicas aplicadas pelo RH

As contratações de profissionais não dependem apenas da análise de conhecimentos e habilidades técnicas dos candidatos. As avaliações que são aplicadas durante o recrutamento e seleção servem para perceber se o candidato se encaixa nas exigências da organização. Veja a seguir os tipos de testes mais aplicados e que oferecem respostas promissoras aos recrutadores!

1. Avaliação 360º

Trata-se de uma metodologia considerada completa, motivo pelo qual é muito recomendada para empresas que buscam testes psicológicos efetivos para lideranças. Ela é conhecida ainda como Avaliação Multivisão por que possibilita que o perfil de avaliadores e avaliados seja identificado.

Os clientes também podem dar feedbacks interessantes sobre os profissionais, já que a metodologia inclui a coleta de opiniões sobre os colaboradores e gestores do negócio. As perguntas podem ser direcionadas aos fornecedores, parceiros, comandados, colegas de trabalho e superiores.

CTA 5NV 04

2. Avaliação do Perfil Comportamental 

Uma Avaliação do Perfil Comportamental pode ser usada pelos gestores para verificar os aspectos predominantes da personalidade de cada líder. Esse teste é crucial para avaliar as necessidades de melhorias, os pontos fortes, as características pessoais e os valores desses colaboradores. O candidato responde a 25 perguntas para obter um resultado que revele diversos detalhes.

As respostas originam um mapa que aponta a dominância cerebral de cada profissional e relaciona os perfis ao lobo, tubarão, águia ou gato. Esses animais são necessários para construir a interpretação de algumas particularidades durante o processo seletivo ou avaliativo. O lobo é o colaborador que organiza, o tubarão é aquele que executa, a águia idealiza e o gato comunica.

headhunting

3. Avaliação de Sistemas Representacionais

Cada pessoa tem um sistema representacional que predomina ou é mais acentuado conforme a Programação Neurolinguística. Existem 4 sistemas: visual, auditivo, cinestésico e digital. A Avaliação de Sistemas Representacionais ocorre com a aplicação de um questionário com cinco perguntas, cujas respostas vão esclarecer de que forma os profissionais avaliados armazenam, assimilam e codificam os dados em seu cérebro.

Diante disso, fica mais fácil analisar os comportamentos de cada liderança. A forma de aprendizagem influencia na organização, interação com os colegas de trabalho e atributos da personalidade. Mas o contexto organizacional interfere na escolha do sistema representacional pelo profissional. Por esta razão, é preciso que o colaborador esteja consciente desse detalhe.

4. Coaching Assessment

Essa avaliação psicológica costuma ser aplicada para testar o perfil comportamental dos colaboradores. Aplica-se um questionário com base em uma metodologia chamada DISC que avalia 4 fatores: conformidade, estabilidade, influência e dominância. As respostas fornecidas às perguntas de maneira offline e online são enviadas para um software que realiza cálculos.

Essa solução tem o nome de Assessment, sendo que ela emite e disponibiliza um relatório sobre o perfil de liderança ou candidato avaliado. O documento contém informações sobre estilos de lideranças, pontos fracos e fortes, possibilidades de aprimoramento do colaborador. O software pode fornecer diagnósticos de potencial para a retenção e o desenvolvimento dos profissionais.

5. Avaliação de Atenção Concentrada

O teste de Avaliação Concentrada funciona para a medição da capacidade que o candidato tem de se concentrar e manter o foco durante a realização de suas atividades. Essa alternativa é baseada em formas geométricas e sequências e indica como o colaborador vai agir quando estiver sob pressão.

Por isso, pode ser aplicado para profissionais que ocuparão cargos que exigem habilidades de organização e facilidade de se compenetrar ou de estarem atentos às tarefas de rotina.

6. Questionário de Avaliação Tipológica

É uma avaliação psicológica conhecida como Quati que identifica aspectos comportamentais e traços de personalidade. O teste baseado nas teorias de Carl Jung é realizado para obter respostas dos candidatos em situações diversas. Com esse método é possível separar candidatos conforme o seu tipo psicológico de acordo com alguns traços: sentimento, pensamento, intuição, sensação, extroversão e introversão.

A Avaliação Tipológica traz em seu questionário cenários distintos de uma organização para que o colaborador reflita e revele as suas possíveis atitudes diante dos contextos apresentados. Isso facilita identificar os perfis dos indivíduos e saber como eles vão reagir no cotidiano, a maneira como percebem e se comportam diante das mudanças.

7. Teste Não Verbal de Inteligência 

Um exemplo desse tipo de teste é chamado de G38 e serve para verificar o potencial intelectual de um colaborador. Ele é um modelo adequado para avaliar líderes e que fornece um parâmetro para fazer comparações por meio de uma avaliação de desempenho de múltipla escolha.

Consequentemente, são verificadas certas habilidades relacionadas ao raciocínio por analogia e por lógica, que são necessárias para um bom líder. Mas há outros modelos de testes não verbais de inteligência, como o G36, com finalidades semelhantes.

Enfim, essas são as 7 opções de avaliações psicológicas para avaliar as lideranças da empresa! Saiba que o papel do RH é muito importante na aplicação de testes psicológicos para identificar e favorecer os líderes da organização. Uma consultoria de RH qualificada pode contribuir para alcançar dados confiáveis, criar estratégias e muito mais.

Quer entender por que o Seres Assessment é uma poderosa ferramenta para apoiar os processos de autoconhecimento e desenvolvimento, pessoal ou profissional? Entre em contato conosco!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: