Praticamente todos os setores dos mais variados tipos de empresas podem se beneficiar da tecnologia — e, em muitos casos, usar os novos recursos é uma forma de garantir o destaque e até a sobrevivência do negócio no mercado. Nesse sentido, a IA aplicada ao RH é um ponto de suma importância.
Uma pesquisa global da IBM mostrou que em 2022, 41% das empresas brasileiras utilizaram alguma forma de Inteligência Artificial em seu dia a dia. Número que, sem sombra de dúvidas, cresceu ainda mais em 2023.
O estudo também destacou em quais setores as empresas mais incorporam a tecnologia: 44% utilizam para a detecção de segurança/ameaças; 44% para conversação; 30% para marketing e vendas e 30% das operações para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente.
Quando se trata de recursos humanos, há diversas formas de fazer isso, a exemplo do uso de softwares de recrutamento e seleção e de QR code para registro de ponto. Confira, a seguir, detalhes sobre a inteligência artificial aplicada ao setor de RH!
O que é inteligência artificial?
Um bom entendimento de um assunto deve ser construído a partir de uma boa conceituação de seus pontos-chave. Por isso, é importante que você entenda — ou revise — o conceito de inteligência artificial.
Ela é, basicamente, a capacidade que as máquinas têm de aprender e se desenvolver a partir do armazenamento de informações e da ligação entre conhecimentos assimilados, de modo que se assemelha ao processo de aprendizado humano. O termo (em inglês, artificial intelligence, ou AI) teria surgido em 1956, a partir de estudos liderados pelo professor John McCarthy.
Quais as vantagens da IA?
Ligado à ciência da computação, o universo da IA visa a inteligência dos softwares, de modo que eles possam exercer atividades atribuídas a seres humanos — porém, com menor índice de erros.
Então, entre os inúmeros benefícios do uso de inteligência artificial, podemos destacar:
- a automatização de processos operacionais que originalmente seriam trabalhosos e repetitivos;
- a diminuição de burocracias;
- o fornecimento de informações precisas e bem organizadas.
Esses aspectos resultam em uma verdadeira otimização de tempo e aumento de produtividade nos mais diversos setores, o que inclui o RH. Portanto, o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos pode se tornar muito mais eficaz e ágil com a implementação de recursos que usam inteligência artificial.
O que pode ser otimizado pela IA aplicada ao RH? Confira 6 exemplos
Você já tem uma boa noção geral das vantagens de aliar a inteligência artificial ao setor de Recursos Humanos. Agora, é o momento de entender, na prática, que atividades e aspectos podem ser otimizados com essa implementação. Veja 6 exemplos a seguir!
1. Controle da jornada
O controle da jornada de trabalho dos colaboradores, antes, precisava depender exclusivamente do esforço humano. As anotações referentes ao controle de ponto, em particular, tendem a resultar em muitos erros nesse processo, assim como o cálculo de descontos, horas extras e outros aspectos. Tudo isso pode levar a processos trabalhistas altamente prejudiciais para as empresas.
No entanto, os softwares de RH trazem a possibilidade de automatizar a rotina referente à administração das jornadas de trabalho. Por exemplo, o registro de ponto já pode ser feito por meio de QR code ou de um aplicativo, o que facilita o controle dos horários de entrada e saída dos colaboradores e de eventos como faltas no trabalho, minimizando a chance de erros e injustiças.
2. Recrutamento e seleção
O uso de IA nos processos seletivos permite a automatização, por exemplo, do controle de currículos, de modo que uma filtragem inicial simplifica o trabalho da equipe, que não precisa se preocupar em analisar um número tão grande de currículos.
Os procedimentos de recrutamento e seleção feitos pela inteligência artificial usam algoritmos de ordenação, esquemas que usam critérios previamente estabelecidos para ordenar e ranquear os candidatos.
3. Clima organizacional
O clima organizacional é, basicamente, a atmosfera criada pelas ações praticadas pelos diferentes componentes de uma empresa. Ele pode ser inferido a partir de alguns aspectos, como a percepção que os colaboradores têm em relação ao ambiente de trabalho e à gestão, tanto de pessoas como de outros tipos.
Outros aspectos que servem como termômetro para o clima organizacional são a taxa de absenteísmo e de atrasos e o desempenho da equipe. Todas essas informações podem ser reunidas, organizadas e analisadas em um software. A partir da detecção de problemas no clima organizacional, o setor de RH pode pensar em iniciativas para melhorar a situação e garantir o bem-estar dos colaboradores.
4. Aprendizagem
É possível usar ferramentas tecnológicas de gestão tanto para ter uma noção das necessidades da equipe em termos de capacitação como para aplicar treinamentos.
A partir da análise de dados em softwares, a gestão pode mensurar os pontos fortes e fracos da equipe e, a partir disso, criar estratégias de treinamento e capacitação. Além disso, os próprios treinamentos podem contar com o amparo de softwares e plataformas, tanto para repassar informações como para medir o desempenho dos colaboradores.
5. Cálculos da folha de pagamento
É comum que as empresas prefiram terceirizar a folha de pagamento, já que esse é um aspecto muito trabalhoso e complexo da gestão, além de ser especialmente passível de erros. Essa certamente é uma opção válida, mas é importante saber que o uso de inteligência artificial pode facilitar — e muito — a gestão da folha de pagamento.
Os softwares voltados para essa atividade utilizam cálculos complexos de forma rápida, tornando o fechamento da folha algo bem mais simples e ágil. Eles são capazes de ajudar no cálculo de diversos aspectos, como:
- horas extras;
- descontos;
- bônus;
- vencimentos;
- impostos.
6. Acompanhamento de métricas e indicadores
Os indicadores de desempenho servem como um termômetro para a situação empresarial e são fundamentais para a tomada de decisões por parte do RH e de outros setores administrativos. Eles são valores comumente representados por percentuais, obtidos a partir de métricas previamente estabelecidas.
Alguns exemplos importantes desses medidores, para o RH, são a taxa de absenteísmo, mencionada anteriormente, o índice de rotatividade, o índice de satisfação dos colaboradores — algo intimamente relacionado com o clima organizacional — e a taxa de diversidade da equipe.
Acompanhar tantos indicadores e métricas importantes confiando apenas na memória humana e em anotações manuais certamente traz um risco alto de falhas. Nesse sentido, o uso de inteligência artificial simplifica muito a organização dessas informações, além de ajudar com uma série de cálculos.
O uso de recursos tecnológicos que contam com IA é altamente eficaz quando se trata de coleta, processamento e análise de grandes volumes de dados, a fim de obter um diagnóstico interno. Esses recursos são especialmente necessários quando se tem fontes variadas, o que tornaria o trabalho meramente humano muito mais complicado.
Vale ressaltar que usar a inteligência artificial no RH não representa um obstáculo à gestão humanizada. Na verdade, esse recurso pode ser um grande aliado nesse sentido — afinal, contribui para a melhoria do clima organizacional, uma preocupação central de uma gestão verdadeiramente humanizada.
Outro receio comum em relação à IA aplicada ao RH, bem como a outros setores, é o da substituição de profissionais por máquinas ou softwares. No entanto, toda transição quando se trata de mercado é gradual, e sempre será necessário que seres humanos estejam no controle dos programas e aplicativos que usam inteligência artificial. A ideia é justamente colocar a IA a serviço do RH e facilitar o trabalho, o que não torna os profissionais obsoletos.
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