Pensando em trabalhar em empresas multinacionais? Saiba por onde começar!

trabalhar em empresas multinacionais

Ao arquitetar uma carreira, é comum pensar em trabalhar em empresas multinacionais. Existe uma série de vantagens ligadas ao assunto, como o maior potencial de crescimento e até a internacionalização. A questão é: por onde dar os primeiros passos?

Bom, não há um roteiro específico, mas algumas coisas são bem importantes. É necessário se aprimorar continuamente, investir em um segundo (ou terceiro) idioma, além de melhorar suas habilidades. Assim, você terá mais chances de aprovação no processo seletivo.

Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade. Explicamos como aumentar suas chances de trabalhar em empresas multinacionais e os benefícios disso.

Continue lendo!

Quais as vantagens de trabalhar em empresas multinacionais?

Para muitos profissionais, trabalhar em uma multinacional é sinal de status. Quem não quer ser reconhecido por fazer parte de uma empresa grande e internacional, não é mesmo? Contudo, os benefícios vão muito além do status. Destacamos os principais, adiante.

Trabalhar em um ambiente multicultural

Um dos primeiros benefícios é o próprio ambiente de trabalho. Em uma multinacional, é natural que pessoas de diferentes regiões e/ou países trabalhem para o alcance de certas metas. Nos corredores, por exemplo, você pode cruzar com estudantes em intercâmbio ou profissionais de outros países. Isso torna o local de trabalho bem mais rico e polivalente.

Maiores chances de conseguir um cargo no exterior

Muitos talentos nutrem o sonho de um dia trabalhar no exterior — talvez até seja o seu caso. A boa notícia é que, se você já faz parte de uma estrutura internacionalizada, fica mais fácil ter contato com profissionais de outros países e se inscrever para vagas de unidades produtivas de fora do Brasil. Assim, aumentam as chances de um dia trabalhar em outro país.

Boas oportunidades de crescimento na carreira

Ainda, há que se destacar as oportunidades de crescimento. Multinacionais costumam ser grandes e apresentar uma robusta estrutura de cargos e salários. Se você entra na empresa como analista, por exemplo, provavelmente conta com uma enorme quantidade de outros cargos que podem ser galgados até chegar no topo, a diretoria. Logo, há boas oportunidades.

Como começar a trabalhar em empresas multinacionais?

Não existe uma fórmula, é claro. As multinacionais contam com profissionais dos mais diferentes perfis e fica difícil dizer exatamente as competências que você deve ter. Todavia, algumas coisas aumentam suas chances de contratação.

Quer saber quais são? Confira!

Tenha clareza sobre a posição que quer assumir

Como explicado, multinacionais contam com uma estrutura funcional bastante robusta. Então, significa que precisam de especialistas para conduzir processos específicos. E aí está sua oportunidade: desenvolva as competências técnicas demandadas para o cargo.

Para tanto, você deve ter clareza sobre a carreira que quer trilhar e os cargos que deseja se candidatar. Dificilmente terá competências técnicas para participar de processos seletivos em várias posições diferentes. Seja claro quanto ao que deseja e desenvolva-se nessa direção.

Capriche no seu segundo (ou terceiro) idioma

Como explicado, multinacionais contam com um amplo contato com o exterior. Por exemplo, em processos de exportação, treinamentos subsidiados pela matriz ou conversas com equipes de outra região. O ponto é que você provavelmente precisará de outro idioma.

Em vista disso, capriche no seu segundo ou terceiro idioma. Como você deve saber, o mais requisitado é o inglês. Portanto, estude para obter um nível avançado ou fluente. Outros idiomas, como francês ou espanhol, podem ajudar muito.

Desenvolva suas competências comportamentais

Nas empresas, há algo chamado fit cultural. É uma referência ao alinhamento do talento com a cultura da empresa. Quanto maior o fit cultural, melhor. O ponto é: esse alinhamento não depende de competências técnicas, mas sim de competências comportamentais.

Há muitos tipos de competências comportamentais, como a habilidade de trabalhar em equipe, a disposição para ouvir ativamente e o ânimo para encarar novos desafios. Para saber quais competências são valorizadas, pesquise a cultura e os valores da multinacional.

Crie conexões com quem já faz parte da empresa

Outro ponto importante é estabelecer conexões com quem já faz parte da empresa. Há muitas formas de fazer isso, a mais simples é enviar um convite de conexão pelo LinkedIn e, depois, trocar algumas palavras por meio do chat da rede social.

Essas conexões podem ajudar você a conhecer as vagas que estão abertas, além de fornecer dicas sobre o que é valorizado pela empresa e sobre como você pode se preparar para obter ótimos resultados no processo seletivo. Então, invista na sua rede de contatos.

Estude a história e as operações da empresa

Ao se candidatar para multinacionais, algo positivo é que você comumente conta com muitas informações sobre a empresa, suas operações e o ambiente de trabalho. Esses dados podem gerar uma visão mais precisa e facilitar seu posicionamento no processo seletivo.

Veja bem, se você conhece a multinacional e o que ela valoriza, fica muito mais fácil tocar exatamente nesses valores ao longo da seleção e se diferenciar dos outros candidatos. Logo, antes das primeiras entrevistas, dedique-se a conhecer o máximo sobre a multinacional.

Quais erros não devem ser cometidos?

Assim como existem recomendações, existem erros que não devem ser cometidos e que, certamente, reduzem suas chances de trabalhar em empresas multinacionais. Esses erros são básicos, mas frequentemente cometidos.

Veja alguns exemplos:

  • desistir após algumas candidaturas;
  • achar que já sabe tudo e não precisa melhorar;
  • deixar sua rede de contatos (network) de lado;
  • não pesquisar sobre a empresa, sua cultura e valores;
  • demostrar pouco entusiasmo na seleção.

Trabalhar em Empresas Multinacionais

Um erro grave é não ficar atento às oportunidades que surgem no mercado de trabalho, de modo que deixe de se candidatar e participar dos processos seletivos para multinacionais. Algumas bases de vagas, como a do Grupo SERES, são continuamente atualizadas.

Veja, agora você está por dentro do tema e sabe como aumentar suas chances de trabalhar em empresas multinacionais. Lembre-se de que existem muitos benefícios ligados ao assunto, como o ambiente de trabalho multicultural e a possibilidade de crescimento. Para tanto, além de desenvolver suas competências, é preciso acompanhar sempre as vagas abertas.

Gostou do nosso artigo, certo? Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar sempre por dentro das nossas novidades — estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp