Qual a importância do Fit Cultural?

fit cultural o que é

 

Você já parou para pensar na expressão: fit cultural? Todas as empresas que buscam um alto desempenho e engajamento de suas equipes devem estar atentas a esse termo, que está diretamente relacionado aos objetivos individuais dos candidatos com os da companhia.

Por conta da falta de conhecimento, ainda hoje, muitas empresas se limitam a avaliar apenas a qualificação técnica dos candidatos para as vagas de trabalho. A qualificação é importante, mas de nada adianta contratar o profissional mais qualificado do mundo, se ele não conseguir se adaptar ao ritmo da sua organização, certo? É nesse cenário que o fit cultural deve ser considerado.

Para ajudar você a descobrir do que se trata o termo fit cultural, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é fit cultural?

Trata-se do alinhamento de valores de candidatos e empresas, sendo um fator essencial para evitar contratações equivocadas. Nesse cenário, avaliar o fit cultural é extremamente relevante em um processo de recrutamento e seleção, pois ele permite analisar os objetivos, valores e ideais de cada candidato. Assim, conseguimos aumentar a precisão na hora de selecionar um profissional, enxergando muito além da técnica e do currículo.

Veja o exemplo: imagine que existe uma empresa com valores e regras muito rígidos, e ela contrata um profissional que valoriza flexibilidade de horário e autonomia, além de relações horizontalizadas. A probabilidade do funcionário não se adaptar à cultura da empresa é muito grande, o que gera grandes prejuízos, já que será necessário reabrir todo o processo seletivo, além de custos com rescisões e treinamentos.

Qual a relação entre fit cultural e cultura organizacional?

O fit cultural é formado pela cultura organizacional da empresa, que compreende:

  • crenças;
  • valores éticos e morais;
  • políticas internas e externas;
  • hábitos;
  • padrões;
  • linguagens.

Fit Cultural

A cultura organizacional também diz respeito à maneira como a empresa se relaciona com a sua rede de parceiros e colaboradores, e como ela conduz seus negócios.

Assim, com a popularização do conceito de cultura organizacional, as companhias estão cada vez mais se convencendo acerca da importância de disseminar e fortalecer a sua cultura, para que os profissionais se sintam integrantes de um objetivo maior.

Qual a importância de fazer uma análise precisa do fit cultural do candidato?

A empresa e o candidato sofrem consequências quando há desarmonia ou incompatibilidade no perfil cultural. Portanto, analisar o fit cultural do candidato é fundamental, pois colabora para que a empresa encontre profissionais que conseguirão atingir os patamares de desempenho mais rapidamente, e que tenderão a permanecer por mais tempo na organização, o que ajuda a reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade de colaboradores.

Como estabelecer os critérios do fit cultural da organização?

Agora que você já sabe o que é fit cultural e sua importância, veja como estabelecer os critérios de valores na sua organização.

Analise as características

Para procurar os candidatos mais alinhados à cultura da sua empresa, você precisa analisar as características atuais da companhia, como o tipo de:

  • tomada de decisões (a comunicação é horizontalizada, os funcionários têm voz ou é algo mais centralizado?);
  • comunicação interna (há espaço para o diálogo ou a comunicação é vertical, de cima para baixo?);
  • aprendizado e desenvolvimento (os profissionais que já fazem parte da corporação buscam oportunidades de adquirir novas habilidades e conhecimentos?);
  • liderança (como ela revela os comportamentos que refletem os valores da companhia?);
  • abertura à inovação e mudanças (a companhia está aberta para correr riscos? Ela considera avaliar novas ideias?).

Determine os principais valores

Identifique quais são os elementos que a sua empresa precisa desenvolver. Para isso, você pode contar com a ajuda de lideranças, colaboradores e referências de mercado. Para tanto, pesquise as características que representam a cultura que a organização deseja alcançar.

Mapeie as lacunas

Ao mapear as lacunas é possível chegar às novas ideias sobre atitudes e crenças que podem ter sido ignoradas ou incompreendidas. Logo, após compreender a cultura organizacional, compare com as práticas investigadas no passo anterior e veja quais melhorias precisam ser realizadas.

Reforce os novos valores

Para que os profissionais incorporem as mudanças, é necessário contar com o apoio da alta liderança. Isso é essencial para que o RH seja capaz de direcionar as atividades e também influenciar o público interno acerca desses valores. Nesse sentido, com toda a equipe alinhada, as empresas passam a ter promotores dos valores estabelecidos.

Crie um código de cultura

Ao criar um código, o RH pode descrever e documentar todas as práticas referentes à cultura organizacional. Esse registro, que deve ser compartilhado com os colaboradores, pode ter qualquer formato (como uma apresentação ou manual), mas é indispensável que contenha:

  • como trabalhar e viver de acordo com os valores da organização;
  • declaração de missão;
  • tradições e crenças compartilhadas;
  • valores fundamentais.

 

Fit Cultural - Código de Cultura da Empresa

Dessa forma, é possível garantir que todas as informações estejam acessíveis aos funcionários, guiando-os rumo ao fit cultural desejado e, consequentemente, contribuindo para os processos de recrutamento e seleção.

CTA Horizontal 10
CTA 5NV 04 1
CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

Como avaliar o fit cultural do candidato?

Agora que você já sabe o que é fit cultural e qual a sua importância, veja como avaliar esse aspecto nos candidatos.

Faça as perguntas certas

Uma boa forma de validar o fit cultural do candidato é verificar em quais corporações ele já trabalhou. Assim, se os valores das companhias anteriores forem parecidos aos da sua, isso pode ser bastante favorável. Entretanto, esse não deve ser o único critério. É preciso ficar atento aos motivos que levaram ao desligamento do profissional da empresa anterior.

Isso porque, muitas vezes, ele também não era aderente ao fit cultural em questão. Logo, todas essas variáveis precisam ser analisadas antes de se chegar a uma decisão final.

Faça uma análise do perfil comportamental

Aplicar um teste de perfil comportamental é uma ótima maneira de começar o processo de seleção e validar o fit cultural do candidato. A ferramenta valida o comportamento do candidato e, com isso, a empresa tem uma visão acerca do perfil dele.

Outra vantagem da ferramenta é que é possível optar por profissionais mais aderentes à vaga em aberto, além de verificar o alinhamento com os valores organizacionais. Caso a oportunidade seja, por exemplo, para liderar um novo departamento, o mais coerente é optar por aqueles profissionais com perfil mais criativo e arrojado.

Faça as perguntas ao candidato

Faça perguntas pautadas em situações que podem ser esporádicas, ou que o profissional já tenha vivido dentro de uma organização. Para isso, busque por experiências dele e pergunte se o mesmo tem algum exemplo que possa trazer para elucidar a situação, demonstrando como ele reagiu naquele momento.

Assim, sabendo quais são as competências fundamentais, é possível dar início a uma melhor definição do que traduz aquela competência em ações. Além disso, como as pessoas tendem a repetir comportamentos, é possível prever qual seria a conduta do profissional em determinada situação. dentro da empresa

Realize dinâmicas em grupo

Para validar as informações da análise de perfil comportamental, o ideal é apostar em dinâmicas de grupo. Com elas, é possível analisar o comportamento do profissional, evidenciando como ele se comporta em situações específicas. Como se fosse a simulação dos desafios encontrados no cotidiano de trabalho. 

A vantagem dessa metodologia é que é possível envolver diversos candidatos ao mesmo tempo, sendo uma estratégia ideal para verificar as características como aceitação à diversidade, trabalho em equipe e como eles reagem ao trabalho sob pressão.

A dinâmica de grupo também é importante para revelar a personalidade de cada indivíduo. Em meio aos problemas, o profissional se comporta como planejador, executor ou analista? Tem potencial de liderança? Como lida com situações de pressão? Tudo isso pode ser analisado com uma dinâmica de grupo.

Quais são os benefícios do Fit Cultural?

A análise do Fit Cultural gera inúmeros benefícios. Veja abaixo os principais.

Precisão

A oportunidade de encontrar um profissional que tenha o perfil compatível com os requisitos da vaga oferecida aumenta bastante.

Aumento do desempenho

O colaborador que tem um Fit Cultural alinhado ao da empresa tende a se adaptar mais facilmente ao ritmo de trabalho, aumentando sua produtividade.

Maior taxa de retenção

A probabilidade do colaborador ficar satisfeito com o ambiente de trabalho é muito grande quando seus valores estão de acordo com os da organização. Sendo assim, a sua retenção tende a ser muito maior.

Maior engajamento

À medida que a sintonia entre o colaborador e a organização cresce, os resultados do negócio também tendem a se elevar, contribuindo para um clima organizacional mais positivo e produtivo.

Maior capacidade de solucionar problemas

O aumento do engajamento da equipe pode gerar também a evolução da habilidade de solucionar problemas, já que os envolvidos passam a falar a mesma linguagem.

Diante disso, fica evidente que, ao contrário do que se imaginava, estabelecer e identificar o fit cultural nos candidatos não é apenas uma etapa do processo seletivo, mas sim uma estratégia que faz parte de todo o processo organizacional. Logo, é fundamental estar atento para a necessidade de reestruturar todas as etapas envolvendo os processos de recrutamento e seleção.

Como vimos ao longo desta leitura, estar atento ao termo fit cultural, proporciona ao RH uma atuação mais estratégica e eficiente em seus processos, o que pode trazer muitas vantagens competitivas, ajudando a elevar os resultados do negócio como um todo.

Nesse cenário, algumas empresas que ignoram o fit cultural dos candidatos podem estar fadadas a grandes prejuízos, já que a tendência é que tenha uma alta rotatividade, aumentando a distância de seus objetivos de negócios.

Este artigo foi útil para você? Então, entre em contato para tirar as suas dúvidas e saiba mais sobre como implantar o fit cultural na sua empresa!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp