Por que fazer a triagem de currículos de forma automática no RH?

triagem de currículos

Você sabe quanto tempo leva para fazer uma boa triagem de currículos de potenciais candidatos? Se não for realizada de forma automatizada, essa tarefa pode tomar horas e horas do seu dia, perturbando o seu fluxo de trabalho. Com a ajuda de uma automação, você terá um processo mais ágil e que realmente economiza tempo.

Neste post, vamos explicar porque você precisa implementar a triagem automatizada em seu processo de recrutamento e como isso traz benefícios à sua empresa. Continue lendo para entender melhor!

O que é a triagem de currículos?

A triagem de currículos é um processo muito importante para as empresas que estão à procura de profissionais qualificados. Triagem, por definição, significa a separação e classificação de informações. Sendo assim, a triagem de currículos consiste na separação dos currículos recebidos para as vagas disponíveis na empresa.

Isso permite que os Recursos Humanos se concentrem nos candidatos com perfil mais adequado à vaga aberta, eliminando aqueles candidatos não elegíveis, o que gera uma série de benefícios tanto para o time de RH quanto para a empresa como um todo.

Por que fazer a triagem automatizada de currículos?

A triagem de currículos automatizada tornou-se uma estratégia fundamental para as empresas que desejam um maior nível de performance em seus processos seletivos. O principal objetivo dessa iniciativa é permitir uma seleção mais ágil, precisa e eficiente para o preenchimento das vagas.

O uso da automação proporciona vários benefícios para o RH, tais como os que descreveremos a seguir.

Economia de tempo

A triagem automática de currículos economiza tempo e aumenta o engajamento dos candidatos. Essa abordagem permite que as empresas examinem rapidamente grandes volumes de aplicações e classifiquem candidatos com base em critérios predefinidos.

Assim, os recrutadores podem focar seu tempo em uma análise profunda dos melhores currículos encontrados, em vez de passarem horas lidando com vários perfis totalmente desconectados das exigências da vaga em questão.

Processo mais estratégico

Um bom software de triagem de currículos permite a configuração de parâmetros de classificação dos currículos recebidos de acordo com as necessidades de cada vaga disponibilizada. Logo, o time de recrutadores pode utilizar essa definição de critérios de forma estratégica, considerando o planejamento do negócio e a otimização dos times.

Organização dos currículos

O recebimento de currículos em uma empresa pode ser algo caótico, dependendo da vaga disponibilizada. Algumas podem receber dezenas, centenas e, até mesmo, milhares de aplicações — algo humanamente impossível de gerenciar com a agilidade necessária.

Com a ajuda de um software especializado, o time de recrutadores pode ver as candidaturas de forma organizada, de acordo com os parâmetros preestabelecidos na ferramenta. Assim, é possível ter uma visão segmentada por nível de escolaridade, por especializações ou mesmo por faixa etária, caso necessário.

Ganho de agilidade

A agilidade é o principal benefício da grande maioria das automações. No caso da triagem de currículos, isso fica perceptível, especialmente nas empresas que começam a ter um volume de candidaturas maior.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

O mais importante é que o ganho na agilidade não implica a perda da qualidade, muito pelo contrário: um único recrutador passa a ser capaz de analisar uma quantidade maior de currículos que realmente façam sentido para a vaga, ocupando melhor as suas horas de trabalho.

Aumento da precisão no mapeamento

Adotando uma triagem automatizada de currículos, pode-se obter um maior número de informações sobre cada um dos candidatos.

A depender da ferramenta contratada e do nível de profundidade que se deseja implementar nessa primeira etapa, é possível cruzar dados obtidos nas redes sociais dos candidatos para a complementação do mapeamento. Essencialmente, isso tornaria mais fácil para o RH identificar, até mesmo, algumas soft skills e já ter uma informação prévia, que ajude a compor a avaliação de questões como fit cultural, por exemplo.

Redução de erros

Outra grande vantagem da triagem automática é que ela elimina qualquer possibilidade de viés inconsciente. O software remove quaisquer preferências subjetivas do processo, garantindo, assim, que todos os candidatos sejam tratados com justiça, eliminando a discriminação de qualquer natureza.

Além do mais, aspectos técnicos obrigatórios também são garantidos no filtro automatizado, o que é bastante válido quando pensamos em cargos que exigem certos pré-requisitos, como registro na OAB para advogados, tempo mínimo de experiência para uma vaga sênior ou a proficiência em inglês para uma vaga de atuação internacional.

Como utilizar a Inteligência Artificial na triagem de currículos?

Como vimos até aqui, ter uma ferramenta de IA à disposição do RH proporciona vários benefícios para o processo seletivo, mas é essencial que alguns cuidados sejam tomados, para que tudo não acabe gerando problemas em vez de soluções. Veja quais são os principais pontos de atenção para utilizar a Inteligência Artificial a seu favor.

Escolha uma boa ferramenta

Atualmente, existem muitas ferramentas de Inteligência Artificial para RH disponíveis no mercado. Cada uma delas oferece um conjunto de recursos específicos, que certamente vão agregar valor aos seus processos. Contudo, é preciso ter cuidado para avaliar o que realmente faz sentido para a sua empresa e o que não é totalmente necessário. Isso pode ajudar a economizar na hora da contratação, além de garantir o cumprimento dos requisitos mais importantes para o negócio.

Defina corretamente os critérios de avaliação

A definição dos critérios de avaliação é uma das partes mais importantes da configuração de qualquer software de automação. No processo seletivo, isso se traduz na escolha adequada dos parâmetros a serem utilizados para que a filtragem funcione corretamente.

Afinal, de nada adianta colocar um filtro de Ensino Superior completo em uma vaga para estagiário, pois isso tiraria automaticamente todos os estudantes do processo. Então, muito cuidado nessa etapa.

Tenha profissionais de RH capacitados para conduzir o processo

O uso de ferramentas de automação pode tornar a vida do recrutador mais ágil, mas um software não é capaz de fazer todo o processo sozinho. O primeiro filtro é mais fácil de automatizar, mas as questões comportamentais e culturais precisam de um olhar humano especializado.

Caso o seu RH não tenha profissionais com a expertise necessária, considere a contratação de uma consultoria de RH. O investimento nessa iniciativa pode gerar uma economia muito grande ao promover contratações mais eficazes de profissionais com melhores perfis e que não geram aumento no turnover da empresa.

Como vimos, a triagem de currículos pode ser feita de forma automatizada sem nenhum problema, desde que seja implementada de forma cuidadosa. O auxílio de profissionais especializados faz toda a diferença nesse sentido e pode ser o grande diferencial de sucesso para o seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber como ter um processo de recrutamento mais eficiente em sua empresa, conheça a solução em Recrutamento e Seleção do Grupo Seres.

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp