6 melhores dicas que vão te ajudar a melhorar o seu know-how

know how

Muitas pessoas falam da importância de ter know-how, mas você sabe o que essa expressão significa? Dispor desse conjunto de habilidades é fundamental para encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena identificar quais as melhores formas de desenvolver seus conhecimentos.

Atualmente, os conhecimentos práticos, a capacidade de resolução de problemas e boas habilidades sociais são muito valorizadas, independentemente dos setores em questão. Portanto, uma excelente forma de tornar seu currículo atraente e a entrevista promissora é por meio da ampliação dos seus conhecimentos.

Se você quer saber como melhorar seu know-how, continue a leitura e confira nosso post!

O que é know-how?

A expressão know-how é usada para se referir ao conhecimento técnico ou especializado que foi adquirido por meio da experiência ou do treinamento durante a jornada de trabalho de algum indivíduo.

Ela se refere às habilidades e competências necessárias para realizar uma tarefa ou atividade em particular, além de compreender outros aspectos da rotina em uma empresa. Essa é uma habilidade ou competência na qual uma pessoa pode se destacar e que é muito útil em diversos campos.

O know-how também indica o conhecimento técnico necessário para executar uma tarefa, como a reparação de equipamentos ou a capacidade de compreender e aplicar temas complexos, como a lei ou a contabilidade.

Como melhorar o know-how?

Entender quais são os principais passos para desenvolver o know-how é fundamental para conseguir recolocação no mercado de trabalho, com bons salários e um cargo que potencializará sua carreira. Por isso, destacamos dicas que vão ajudar você a melhorar esse aspecto. Vale continuar e conferi-las.

1. Invista em cursos e treinamentos

Obter novos conhecimentos é fundamental para conseguir melhorar o seu know-how e se realocar no mercado de trabalho de maneira eficiente. Por meio de cursos e treinamentos, é possível desenvolver habilidades que são importantes no cotidiano profissional.

Além disso, essas alternativas vão ajudar na hora de desempenhar a função para a qual você foi contratado. Também é possível incorporá-la no currículo, saindo na frente da concorrência nas entrevistas de emprego.

Outro benefício dos treinamentos e cursos é a possibilidade de aumentar a sua rede de contatos, tendo mais oportunidades de trabalho. Portanto, tal investimento é essencial não só para melhorar o know-how, mas também para diversos aspectos profissionais.

2. Crie o hábito da leitura

Essa é uma das maneiras mais baratas de aumentar os seus conhecimentos. Além disso, há uma imensidão de livros que podem ajudar a adquirir várias novas habilidades, além de melhorar sua escrita, interpretação e comunicação.

Portanto, vale investir um tempo diário para fazer a leitura de livros que você julgue interessantes. Podem ser relacionados com o aspecto profissional ou, até mesmo, algum tema em que você tenha interesse, dado que a leitura vai auxiliar em aptidões complementares à profissão.

TrabalhoRemoto
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

3. Aumente sua rede de contatos

Aumentar a rede de contatos é outra opção para melhorar o seu know-how e conseguir sucesso profissional. Por meio de um bom networking, é possível conhecer pessoas que vão auxiliar na sua jornada e carreira. Seja com informações valiosas ou com indicações, é super válido investir nessa dica.

Para isso, existem diversas alternativas. Você pode participar de eventos, investir em conteúdos de valor em redes como o LinkedIn, trocar mensagens com pessoas da mesma área que a sua e até investir em um curso relacionado ao segmento em que você atua. Essas opções vão auxiliar na hora de conhecer pessoas interessantes e que ajudem a aumentar o seu know-how.

4. Esteja de olho nas tendências

Acompanhar as novidades do mercado também é importante para se recolocar profissionalmente em um cargo correspondente ao que você deseja. Por meio desse monitoramento, é possível ficar por dentro das novidades e se adaptar às mudanças constantes que o mercado de trabalho vive.

Portanto, vale verificar constantemente sites que sejam interessantes em sua área, visitar perfis no LinkedIn que costumam apresentar informações relevantes, fazer visitas a feiras e participar de eventos que apresentam as inovações e tendências da sua área.

5. Observe os concorrentes

Acompanhar o que a concorrência está fazendo vai permitir que você encontre oportunidades de diferenciação e meios para aumentar o seu know-how. Isso porque, ao observá-los, é possível verificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Assim, você pode trabalhar para não cometer os mesmos erros e aproveitar o que foi visto de positivo.

Portanto, é válido verificar os concorrentes de mercado para compreender o que fazer para se diferenciar. Além disso, investir em aspectos culturais pode ser interessante. Abaixo, explicamos melhor sobre tal passo.

6. Aumente a bagagem cultural

Outro importante fator que influencia o seu know-how se refere à sua bagagem cultural. Isso pode ser desenvolvido por meio da leitura, de atividades comunitárias, da participação em projetos sociais, da realização de viagens para outros países, do maior contato com a arte, entre outras atividades.

Por meio dessas tarefas, você consegue ampliar sua perspectiva, desenvolver uma visão mais empática e aprimorar diversas habilidades sociais. Assim, além de melhorar sua percepção sobre o mundo, você também consegue reforçar as habilidades que são importantes no seu ambiente de trabalho.

Por que desenvolver o know-how?

Ampliar seu know-how é essencial para adquirir habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua função dentro da corporação a qual faz parte. Isso permitirá desempenhar suas tarefas com maior eficiência e segurança, além de aumentar sua produtividade e a qualidade dos serviços prestados.

O know-how também é importante para o aspecto pessoal de sua vida, pois permite que você se destaque dos demais e conquiste mais competitividade no mercado de trabalho. Além disso, a satisfação de realizar um bom trabalho e ter uma atuação relevante no seu setor contribui para aumentar o sentimento de realização com suas escolhas profissionais.

Viu como é importante adotar estratégias para aumentar o seu know-how? Por meio de pequenas mudanças, você consegue trilhar um caminho de constante aprimoramento de suas habilidades profissionais. Portanto, não perca mais tempo e comece a investir no seu sucesso agora mesmo.

Gostou do nosso texto? Então, curta nossa página no Facebook e confira conteúdos incríveis para implementar na sua carreira!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp