Tudo o que você precisa saber sobre Programas de trainee

Um emprego de sucesso na sua área de formação é o sonho de todos os jovens estudantes ou recém-formados. Os programas de trainee podem ser uma alavanca nesse objetivo, pois oferecem remuneração alta, plano de carreira e muito aprendizado durante o processo.

Esses programas normalmente duram um ano, com proventos que variam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil por mês. Em geral, o perfil básico procurado pelas empresas para ocupar essas vagas é de jovens entre 22 e 30 anos, que vão concluir o ensino superior em dois anos ou tenham se formado há esse mesmo tempo.

O objetivo é encontrar talentos a serem desenvolvidos e alinhados com a maneira de pensar da organização, a fim de chegarem até cargos de liderança. A contratação é feita pelo regime da CLT, com os direitos trabalhistas previstos na lei (como FGTS, férias, 13º salário).

Para quem acha o salário alto, já que normalmente se trata de um jovem com pouca experiência, vale entender que a ideia das empresas é, de fato, investir para garimpar bons profissionais. Como retorno, as organizações esperam contar com um funcionário qualificado em longo prazo.

Você possui interesse em algum programa de trainee? Veja as principais dúvidas dos jovens que procuram essas vagas e se prepare:

O que é um trainee?

O trainee é um jovem recém-formado na graduação (de dois a três anos) ou, em alguns casos, que ainda está no final de seu curso. Enquanto estiver inserido no programa, o trainee passará por um processo de desenvolvimento profissional em uma grande organização.

Como funcionam os programas de trainee?

Durante o tempo do programa, os jovens passam por um processo de aperfeiçoamento, visando a aprimorar suas características técnicas e comportamentais. As empresas normalmente promovem o sistema conhecido pelo termo job rotation, no qual os trainees têm a oportunidade de trabalhar em diversas áreas para conhecerem o negócio e a estrutura da empresa. Há organizações que buscam jovens generalistas, já outras preferem os especialistas.

Ao final do programa, em caso de bom aproveitamento e bom desempenho, o jovem pode atuar na área em que mais se identificou ou na que obteve os melhores resultados, de acordo com a avaliação dos seus superiores. Além disso, ele normalmente ocupa cargos de destaque.

Quem as empresas procuram para trainee?

Além da faixa etária e do nível de escolaridade citados acima, as empresas costumam buscar jovens que tenham cursos de capacitação, conhecimento em pelo menos mais de um idioma (nível intermediário ou fluente) e disponibilidade para viagens ou para mudar de residência (estado e país).

Algumas características também tendem a ser mais valorizadas, como liderança, proatividade, bom relacionamento, flexibilidade, criatividade, ousadia, dinamismo, capacidade de aprendizado rápido e de solução de problemas, foco em resultados e visão estratégica e de negócios.

Como é feita a seleção?

O processo seletivo é a forma que a empresa tem de conhecer melhor seus candidatos e poder selecionar os que têm maiores chances de se encaixarem dentro da sua cultura. O formato pode variar, mas costuma ser bem longo e bastante concorrido. Em geral, a seleção é composta por cinco a sete etapas, que começam com uma prova online (conhecimentos gerais e língua estrangeira). Há também avaliação de currículos, dinâmicas, testes, entrevistas, entre outras.

headhunting
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Inscrição

É o momento em que as empresas abrem vagas para que os profissionais se inscrevam nos processos seletivos dos programas de trainee.

Triagem ou seleção

Nesta etapa, a empresa recrutadora faz uma avaliação dos currículos de todos os profissionais que se candidataram, selecionando os que cumprem a maior parte dos pré-requisitos e se destacam.

Contato

É quando a empresa entra em contato com os candidatos que se destacaram. A comunicação pode ser feita por mensagem, e-mail ou telefone, com objetivo de confirmar alguns pontos do currículo.

Entrevista

O candidato é convidado a participar de uma entrevista para que a empresa conheça melhor seu perfil profissional, checando se ele se alinha à cultura organizacional. Geralmente, a entrevista é feita com o recrutador e o gestor do departamento em questão.

Negociação e contratação

Se o profissional for aprovado na etapa anterior, chega o momento de negociar termos, como salário, horários, performance e resultados desejados, entre outras questões pertinentes à futura relação de trabalho que será construída. Se ambas as partes estiverem de acordo, a contratação é formalizada.

Qual a diferença entre estágio e trainee?

Os dois programas têm alvos distintos com relação ao formato, ao perfil procurado, às tarefas exercidas etc. Resumidamente, o objetivo de um estágio é ensinar, na prática, as atividades da profissão pretendida pelo estudante, enquanto um trainee é instruído a ser gestor. Portanto, a diferença principal entre um estagiário e um trainee é que, ao final do programa, o trainee é considerado apto para assumir um cargo de destaque ou liderança.

Quais são as funções de um trainee na prática?

O trainee é o profissional que terá a oportunidade de aprender mais profundamente como funcionam os departamentos estratégicos de uma grande organização. Na prática, ele vivenciará o cotidiano corporativo e, em alguns programas, terá até mesmo abertura para propor soluções, caso identifique pontos de melhoria.

Para isso, o trainee receberá todo o treinamento necessário para que possa atuar na empresa, ou seja, aprenderá sobre os processos do negócio e descobrirá com qual setor mais se identifica. A finalidade é que, com o decorrer do tempo, esse profissional deixe o programa de trainee e assuma um cargo de importância na organização.

Quais as vantagens dos programas de trainee?

Considerando o papel do trainee para uma empresa, essa relação trabalhista é bastante vantajosa tanto para a organização quanto para o jovem profissional. Em primeiro lugar, essa é uma maneira rápida de investir no desenvolvimento pessoal e na construção da carreira, abrindo margem para que o colaborador cresça com facilidade dentro da companhia.

Além disso, os programas de trainee oferecem a possibilidade de que os profissionais interajam de forma multidisciplinar com a liderança. Dessa forma, é possível ter contato com o dia a dia de diferentes departamentos e gestores. Os jovens também passam por processos de onboarding, que auxiliam na adaptação cultural.

Como você pôde ver, os programas de trainee são excelentes ferramentas para novos profissionais ingressarem no mercado de trabalho contemporâneo. A relação é vantajosa tanto para as empresas, que já têm a garantia de formarem colaboradores devidamente alinhados com a cultura organizacional, quanto para os trainees, que têm a chance de serem contratados por grandes companhias logo em seus primeiros anos de formação.

Gostou deste artigo? Então aproveite para cadastrar o seu currículo em nosso portal da Abler e acompanhar as oportunidades de Trainee disponíveis!

ebook headhunting
banner 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: