Como elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na empresa?

plano de desenvolvimento individual (pdi)

Diante de um cenário altamente competitivo como o atual, cada vez mais empresas investem em ferramentas, treinamentos corporativos e metodologias para impulsionar o crescimento de suas equipes de profissionais, como o programa conhecido como Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Contudo, a realidade de muitas organizações vai em uma direção totalmente oposta ao que propõe o PDI, já que são construídos programas que não são atraentes para os colaboradores e tampouco apresentam resultados satisfatórios. Além disso, muitas organizações imaginam que o processo de desenvolvimento profissional ocorre naturalmente, conforme a equipe faz suas atividades, o que também é um equívoco.

Por isso, preparamos este post para você entender o que é um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), qual a sua finalidade, como o RH pode elaborar um na empresa e como um serviço de consultoria especializada pode ajudar.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

Um Plano de Desenvolvimento Individual, como consta no próprio termo, é um programa de desenvolvimento profissional no qual diversas ações sistemáticas são tomadas para que o colaborador atinja níveis satisfatórios de crescimento pessoal e profissional, alinhando seus objetivos com as expectativas e metas da empresa.

Qual é o objetivo de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

O objetivo de um Plano de Desenvolvimento Individual, entre outras finalidades, é atuar como uma espécie de roteiro por qual cada funcionário da empresa sabe exatamente onde se encontra e onde deseja estar no futuro, profissionalmente falando.

Como o RH pode elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

Agora que você já entende o que é um Plano de Desenvolvimento Individual e qual a sua finalidade, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, mostraremos algumas boas práticas para o RH elaborar o seu próprio PDI.

Defina os objetivos a serem alcançados

Um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) deve alinhar os objetivos da empresa às metas dos colaboradores. Assim, a organização é beneficiada de uma maneira geral por esse importante programa de crescimento profissional.

Portanto, o primeiro passo é estabelecer os objetivos que a companhia deseja atingir com o PDI, isto é, quais resultados ela espera alcançar ao investir nas habilidades e expertises de seu quadro de talentos. Feito isso, é importante prezar pela interação com as metas pessoais de cada integrante do time. Afinal, eles são considerados os ativos mais importantes da empresa: os recursos humanos.

Faça uma minuciosa análise situacional

Uma das responsabilidades mais importantes do departamento de Recursos Humanos é avaliar os índices de performance do quadro de funcionários que integra a empresa, pois assim, torna-se mais fácil direcionar ações para atingir o desenvolvimento esperado.

Para isso, existem diversas ferramentas que podem ser aplicadas, como formulários de preenchimento, provas e até mesmo atividades em grupo. Contudo, dificilmente a avaliação de um colaborador sobre si mesmo será suficiente para que o RH obtenha suas principais características.

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

É por isso que muitas empresas contratam profissionais específicos ou serviços de consultoria especializada para fazer esse tipo de função. Dado o contexto, um analista experiente pode usar técnicas de mentorship para sentar com cada membro da equipe e os instigar a observar melhor cada aspecto de sua vida profissional e pessoal.

Será com base nesse processo de análise situacional que os membros saberão como suas qualidades poderão ser potencializadas e usadas em benefício do crescimento geral. Assim, o RH terá informações valiosas para elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual mais adequado.

Faça um mapeamento de competências

Resumidamente, um mapeamento de competências consiste em avaliar o colaborador e identificar seus pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos. Esses aspectos são cruciais para um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), visto que abrange soft e hard skills, inteligência emocional, qualificações técnicas e demais habilidades profissionais de cada integrante do time.

As capacidades de um profissional devem ser avaliadas pela projeção que ele consegue atingir ao ser submetido a um programa de desenvolvimento adequado. Por isso, é importante identificar, selecionar e mapear as competências necessárias (e os pontos que necessitam de melhorias) para que as metas sejam atingidas. Com base nessas características, os gestores terão informações valiosas para montarem um PDI com ações capazes de aprimorar os pontos fortes e agregar valor a cada profissional.

O SERES Assesment é uma poderosa ferramenta para ajudar no mapeamento, pois apoio os processos de desenvolvimento pessoal ou profissional e contribuir para o autoconhecimento. Além disso, é um recurso fundamental para:

  • processos de sucessão;
  • retenção de talentos;
  • progressão da carreira;
  • o desenvolvimento de lideranças;
  • progressão de carreira;
  • incorporação da cultura de competência.

Troque feedbacks com a equipe

Por fim, antes de determinar quais ações deverão integrar o PDI, os colaboradores devem ser chamados individualmente para uma troca de feedbacks sobre a experiência como um todo. Seus resultados da avaliação de performance devem ser expostos (de maneira ética e respeitosa), assim como seu desempenho em cada ação por qual passou até chegar a esse ponto do programa.

Nesse momento, é importante que eles possam ter voz ativa e não sintam receio de expressar suas opiniões sobre as experiências às quais foram submetidos. Assim, os profissionais ficarão conscientes a respeito de sua situação atual, de suas competências mais marcantes, seus pontos fortes e pontos de melhoria. Assim, poderão traçar metas e objetivos com mais clareza. Afinal, não adianta elaborar um bom Plano de Desenvolvimento Individual, se ele não vai de encontro às crenças do profissional.

Como o Grupo SERES pode ajudar?

Como você pôde entender até aqui, a premissa de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é contribuir para que a empresa identifique objetivos de carreira e ajude seus colaboradores a conduzirem planos de carreira, impulsionando-os em um esforço colaborativo entre lideres e liderados.

Sendo assim, é importante destacar que o Grupo SERES oferece um eficiente trabalho de consultoria para gestores e profissionais de RH que desejam identificar talentos, formar equipes alinhadas à cultura organizacional ou apenas reconhecer o nível de desenvolvimento coletivo ou individual na empresa.

Para concluirmos, vale mencionar que o Grupo SERES é formado por um corpo de consultores especializados em formação de carreiras. Capazes de identificar a metodologia mais adequada para a condução de um diagnóstico minucioso e, assim, ajudar não apenas na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), mas também para que sua empresa compreenda quais possibilidades de crescimento estão ao seu alcance.

Se você acredita que essa solução pode ajudar a alavancar a carreira e os potenciais de seus colaboradores, entre em contato com o Grupo SERES para conhecer nossas soluções em consultoria e desenvolvimento profissional!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp