Saiba o que é uma universidade corporativa e quais as suas vantagens

universidade corporativa

Universidade corporativa é um conceito que vem ganhando destaque nos últimos tempos em virtude das iniciativas de diversas empresas que decidiram investir na promoção de ambientes propícios ao aprendizado, ao compartilhamento de conhecimento e ao crescimento dos seus colaboradores. Trata-se de uma estratégia que conecta e unifica vários fatores que influenciarão no desenvolvimento humano para a alavancagem do negócio.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona uma universidade corporativa. Além disso, vamos apresentar as principais vantagens das universidades corporativas para o negócio e fornecer detalhes sobre treinamento contínuo, modernização, capacitação personalizada, melhora da imagem da empresa, incentivo ao conhecimento, flexibilidade de acesso, retenção de talentos, redução de custos, entre outros.

Deseja compreender os benefícios de realizar os treinamentos específicos e personalizados do seu jeito e para o seu próprio time? Continue a leitura!

Entenda o que é uma universidade corporativa

Uma universidade corporativa é uma instituição de ensino que pertence a uma organização empresarial cujo objetivo é capacitar e treinar os colaboradores para que atuem com maior eficiência. Elas são o resultado da evolução de departamentos de treinamentos que são iniciados dentro das empresas — e algumas pessoas as conhecem como universidades empresariais.

Sendo assim, as universidades corporativas podem estar vinculadas a uma pessoa jurídica ou a diversas empresas para promover pesquisas internas e o aprendizado, desenvolver competências dos colaboradores e atender a necessidades organizacionais referentes à formação continuada de seus recursos humanos. As instituições oferecem cursos técnicos, treinamentos e graduações ligadas às estratégias dos líderes empresariais.

Veja como funciona a universidade corporativa

As universidades corporativas realizam treinamentos para aprimorar as atividades. Além do mais, elas disponibilizam aulas que formam os colaboradores para que eles apliquem os novos conhecimentos no seu ambiente de trabalho e também desenvolvam novas habilidades e atitudes ao se depararem com problemas do cotidiano. As técnicas aprendidas ajudarão a superar dificuldades provenientes das rotinas do negócio.

Por outro lado, essas instituições também poderão ter certa autonomia, oferecer capacitações para o público externo e organizar propostas de ensino inovadoras. A duração dos cursos geralmente é curta, para que os colaboradores consigam aprender durante o seu expediente de trabalho e integrar o conhecimento adquirido com as atividades desempenhadas.

Confira as maiores vantagens das universidades corporativas

As universidades corporativas têm o foco nas questões do dia a dia, apesar de incluir a teoria em suas práticas. Elas podem atender clientes, fornecedores e parceiros, para que todos conheçam a cultura da empresa, e não precisam de registro no MEC para funcionar. Veja, a seguir, os principais benefícios dessa instituição para o seu negócio!

Treinamento contínuo

Uma das maiores vantagens das universidades corporativas é a possibilidade de oferecer treinamento contínuo para os colaboradores da empresa. Tal treinamento é transmitido aos profissionais com base em uma continuidade, com o alinhamento dos conhecimentos à cultura e valores organizacionais. Os cursos podem ser feitos de forma on-line, evitando, assim, investimentos na contratação de instrutores e em infraestrutura.

Modernização

A era da transformação digital já foi iniciada, e, com ela, há o surgimento rápido de novas tecnologias que integram o mundo virtual com o real. Os processos das empresas estão sendo reformulados para o aproveitamento de soluções digitais, principalmente para o gerenciamento de pessoas. Desse modo, a universidade corporativa tornou-se uma ferramenta relevante a todos os empreendimentos.

CTA 5NV 04 1
CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

Capacitação personalizada

A capacitação personalizada está sendo aplicada em diversos países europeus e nos Estados Unidos. Os colaboradores que recebem treinamentos constantes geram mais benefícios para as pequenas, médias e grandes empresas que os contrataram. Eles aprendem a manejar as soluções tecnológicas, melhoram a capacidade de se comunicar e liderar e obtêm fluência verbal.

Melhora da imagem da empresa

Contar com uma universidade corporativa melhora a reputação do negócio diante do mercado. Além disso, a busca permanente pelo crescimento profissional de seus colaboradores faz com que a empresa se torne mais interessante e atraia novos talentos. Normalmente, os candidatos talentosos são comprometidos com o aprimoramento de seu aprendizado e aumentam a vantagem competitiva de uma organização.

Os investimentos que visam a capacitação dos funcionários aumentam o engajamento e a motivação no ambiente de trabalho. Consequentemente, os profissionais demonstram mais satisfação, têm mais qualidade de vida e também percebem melhorias em sua saúde física e psicológica, nos relacionamentos e nos fatores financeiros.

Incentivo ao conhecimento

As empresas que investem na criação de uma universidade corporativa incentivam o conhecimento e aumentam o seu patrimônio. Elas acumulam um capital intelectual que aprimora as suas experiências e eleva o seu valor, e os seus profissionais são mais qualificados e podem ser disputados no mercado. Além disso, os investimentos refletem na qualidade do trabalho realizado e aumenta a lucratividade do negócio.

Flexibilidade de acesso

O cotidiano de todas as pessoas está muito corrido. Por isso, existem diversos cursos sobre o estabelecimento de prioridades diárias e o gerenciamento do tempo — muitos colaboradores, inclusive, não encontram tempo para fazer cursos e adquirir novos conhecimentos.

Por meio das universidades corporativas, esses profissionais terão acesso a treinamentos on-line em suas casas ou durante os horários de folga. O colaborador ainda pode escolher o momento ideal para aprender e ter um processo de aprendizagem mais proveitoso.

Isso porque a universidade corporativa oferece flexibilidade de acesso, que pode ser feito a qualquer hora e de qualquer lugar. Não é necessário que a empresa coordene as equipes ou interfira nas rotinas dos profissionais contratados, que sairão beneficiados.

Retenção de talentos

As universidades corporativas são muito importantes para atrair e reter talentos nas empresas. Para contratar profissionais competentes é necessário investir energia, tempo e dinheiro. Não é fácil identificar bons colaboradores e depois perdê-los para a concorrência. É possível evitar prejuízos à qualidade do trabalho e às finanças com a criação de uma instituição de ensino que atenda à organização.

Redução de custos

A redução de custos é uma consequência dos investimentos em universidades corporativas. Essas instituições geralmente adotam o compartilhamento de vídeos e o uso de tecnologia para fazer videoconferências ao vivo em um modelo de ensino à distância. Em decorrência disso, os gastos com treinamentos podem ser diminuídos porque não haverá despesas com locomoção, espaço físico, alimentação etc.

Agora você já sabe o que é uma universidade corporativa e quais são as suas vantagens! A Universidade Corporativa do Grupo SERES pode ser implementada na sua empresa e trazer diversos benefícios para o seu negócio. Somos uma das maiores empresas de consultorias de Recursos Humanos do nosso país, e atendemos empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos.

Gostou deste conteúdo e quer adquirir mais conhecimentos sobre o assunto? Então, conheça agora mesmo a Insight Universidade Corporativa!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp