A contratação PCD é muito importante para a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho. Contudo, nem todas as organizações sabem como conduzir os trâmites para a seleção desses colaboradores. Existem parâmetros que precisam ser seguidos para receber uma pessoa com deficiência na empresa e permitir que elas participem de um processo seletivo.
Uma pessoa com deficiência tem necessidades distintas e precisa de acessibilidade para entrar e sair dos ambientes. Neste conteúdo, forneceremos um pequeno guia sobre a contratação de PCD, para tirar as suas dúvidas sobre o tema. Aqui, você vai descobrir o que diz a lei sobre a inclusão desses colaboradores e quais são os desafios a serem enfrentados.
Gostaria de saber qual é a importância do gestor de RH planejar a contratação de PCD? Acompanhe a leitura e entenda como ajudar os novos talentos na integração com a empresa!
O que diz a lei sobre a inclusão de PCD?
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi criada para garantir a promoção das condições de igualdade. Também, o exercício das liberdades e dos direitos fundamentais, a cidadania e a inclusão social das pessoas com impedimentos a longo prazo, de natureza seja sensorial, intelectual, mental ou física.
A legislação deixa claro que as pessoas com deficiência podem concorrer com as outras em igualdade de condições, sem sofrer discriminação. Por outro lado, a Lei nº 8.213/1991 prevê que as empresas são obrigadas a contratar um percentual de PCDs. Sendo assim, as organizações com mais de 1.000 funcionários deverão ter em seus quadros 5% de PCDs.
As empresas que tenham de 501 até 1.000 funcionários terão que contratar 4% de PCDs, com 201 até 500 colaboradores, 3% deverá ser PCDs e com até 200 empregados, 2% deverá ser PCD. Os valores incluem o número total de pessoas contratadas, incluindo as filiais e suas matrizes. A norma que trata da inclusão recomenda que elas não sejam isoladas.
Quais os desafios da inclusão de PCD para as empresas?
Os empregadores precisam assegurar que o PCD terá condições para desenvolver as suas atividades laborais e conseguirá se integrar ao ambiente da empresa. Esse colaborador precisará se sentir importante e ter ciência da relevância do seu trabalho. Afinal, eles enfrentam a barreira do preconceito. Veja, a seguir, quais são os desafios para a inclusão desses profissionais na sua empresa.
Eliminar o preconceito
Destruir as barreiras do preconceito é uma das funções do setor de Recursos Humanos que atende à alta gestão. Os líderes devem entender a importância de contratar os PCDs e do desenvolvimento de estratégias para aprimorar os resultados de suas atividades. Já os profissionais do RH poderão promover a cultura da inclusão na organização e ações para conscientizar os gestores e suas equipes.
Mudança física no trabalho
A adequação das instalações para a realização das atividades pelos PCDs é uma necessidade. Esses colaboradores deverão ter habilidades necessárias para assumir a função, mas será preciso realizar as adaptações para que eles consigam fazer um bom trabalho. Analise os níveis de autonomia do profissional e prepare o espaço para que ele trabalhe confortavelmente.
Aparelho adaptado
Converse com o candidato durante a etapa de seleção e pergunte sobre as suas necessidades, deixando claro que elas não serão um empecilho para a contratação. Se for preciso um aparelho adaptado, realize as adequações para que ele trabalhe com tranquilidade.
Como dar início ao processo seletivo de PCD?
A oferta de condições apropriadas para o trabalho e a locomoção na empresa é uma obrigação do empregador. Deverão ser ofertadas rampas de acesso, vagas reservadas, comunicação inclusiva etc. Durante o processo de contratação do PCD, é importante pensar nos testes e entrevistas adaptadas. Observe, abaixo, algumas dicas para dar início ao processo seletivo!
Competências do candidato
Mantenha o foco nas competências do candidato enquanto realiza a entrevista. Você não contratará um empregado PCD e, sim, um profissional que deverá ter as habilidades fundamentais para ser inserido na empresa. A ideia não é somente cumprir a cota determinada pela legislação. Se você tiver essa intenção, poderá ter problemas e ainda abalar a autoestima do profissional.
Diversidade e inclusão
Incentivar a aceitação da diversidade e promover a inclusão dos PCDs é muito importante para as empresas. Os colaboradores terão acesso ao mercado de trabalho e conseguirão se sentir úteis para a sociedade. As organizações, por sua vez, terão a vantagem de ampliar e complementar a sua visão. Essas pessoas contribuirão para a criação de novas estratégias para públicos diferenciados.
A organização conseguirá construir uma gestão mais preocupada com o desenvolvimento das pessoas. Além do mais, fortalecerá a marca e criará uma identidade diferenciada no mercado, sendo reconhecida como inclusiva. Os clientes e parceiros perceberão que a empresa defende a garantia dos direitos de PCDs e conta com gestores mais flexíveis e humanos.
Experiências profissionais
Não seja tão exigente em relação às experiências, visto que a maioria das empresas não consegue ofertar empregos aos PCDs. Dessa forma, esses candidatos dificilmente conseguem construir um histórico durante a sua trajetória profissional. No momento de realizar a triagem, preste atenção no currículo para entrevistar as pessoas que tenham as habilidades procuradas.
Pense no formato do processo seletivo
Antes de fazer a divulgação das vagas, garanta que o processo seletivo esteja disponível nas formas acessíveis. Por exemplo, verifique a necessidade de ter um intérprete em libras para comunicação, provas em braile, letras grandes e equipamentos eletrônicos adaptados. Planeje e prepare as entrevistas, sem esquecer de averiguar se o profissional poderá se deslocar de sua casa.
Verifique a possibilidade de usar meios alternativos para as entrevistas, como chamadas de vídeo. Procure conhecer as necessidades de cada tipo de deficiência, para compreender o que deverá ser feito para a adaptação dos cenários. Assim, garanta que todos os candidatos tenham condições de apontar os seus conhecimentos.
Entendeu as regras para dar início ao processo seletivo e a contratação de PCD? Saiba que o gestor de RH é um profissional muito importante no planejamento, recebimento e atendimento aos candidatos PCDs. Esse profissional poderá ajudar na condução das seleções e facilitar o processo de integração desses novos talentos na empresa, para que eles tenham uma ótima performance.
Quer receber atualizações sobre esse e outros assuntos de Gestão de Pessoas em seu e-mail? Assine a nossa newsletter e veja todas as novidades. Até mais!