Consultoria de recursos humanos vale a pena?

consultoria de recursos humanos

Manter os colaboradores trabalhando em alta performance é um desafio comum para os gestores de qualquer organização, independentemente da área e do segmento de mercado. Por isso, compreender se uma consultoria de recursos humanos vale a pena pode fazer uma grande diferença no futuro.

Essa é uma ferramenta muito interessante, tendo em vista que um bom RH pode ser o diferencial na hora de descobrir, reter ou desenvolver talentos, que ficarão em melhor sintonia com objetivos, metas e expectativas do negócio.

Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

O que é a consultoria de recursos humanos?

Esse é um serviço que qualquer instituição pode usar, por meio da contratação de uma empresa especializada em RH, que se valerá de sua expertise e da possibilidade de ter uma visão externa para analisar profundamente as relações e as atividades feitas no dia a dia das equipes e do negócio como um todo.

Em outras palavras, é uma espécie de terceirização do RH. Na qual a contratada, focando na gestão de pessoas, analisará o ambiente organizacional, as relações interpessoais e tudo o que for necessário para traçar um diagnóstico, identificar estratégias que precisam ser alinhadas e propor soluções que possam elevar a performance geral.

Quais os benefícios da consultoria de recursos humanos?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é a consultoria de recursos humanos e viu de que maneira esse serviço é feito dentro de uma organização, vamos elencar alguns dos benefícios que a sua empresa pode experimentar ao fazer essa escolha.

Confira abaixo e acompanhe!

Melhora do clima organizacional

Um dos benefícios que a consultoria de recursos humanos pode ajudar a sua empresa a conquistar é a melhora do clima organizacional. Afinal, quando o ambiente de trabalho é ruim, a produtividade de todos tende a ser afetada e fica até complicado, para gestores e líderes, cobrar um melhor desempenho profissional.

Isso não é conquistado apenas com a consultoria em si, mas os serviços prestados ajudarão a fazer com que se chegue nesse nível de satisfação interna, contribuindo para a resolução de conflitos e a valorização dos funcionários. Portanto, a consultoria de recursos humanos fortalece a relação entre empresa e seus colaboradores, mantendo a equipe motivada como um todo.

Criação de um diferencial competitivo

Outro dos benefícios da consultoria de recursos humanos é a criação de um diferencial competitivo para a empresa. Você contará com especialistas na área, que trarão mais expertise e assertividade para os seus processos internos. Em tempos tão disputados quanto os atuais, isso é muitos importante.

Além disso, outra vantagem que você pode experimentar com a consultoria de recursos humanos é a redução de custos. Acredite: muitas vezes é mais barato terceirizar o departamento e as atividades de RH do que manter uma equipe interna, tendo que arcar com mais salários, benefícios e outras despesas.

Maior experiência de mercado

A consultoria de recursos humanos também traz experiência de mercado, indicando as melhores soluções e práticas para cada segmento, tamanho e objetivo, algo que seria mais difícil se o serviço fosse prestado por profissionais da própria empresa. Pessoas de fora terão maior facilidade em fazer o diagnóstico sobre o atual desempenho da organização, sem interferências ou vícios.

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

O consultor especializado terá um olhar muito mais crítico ao avaliar os processos e poderá indicar caminhos e soluções diferentes daquelas que você já havia considerado algum dia. Portanto, isso é uma garantia a mais de que tudo será devidamente checado, analisado e verificado, fazendo com que a atuação possa se tornar muito mais efetiva.

Quando contratar a consultoria de recursos humanos?

Você já aprendeu sobre o que é a consultoria de recursos humanos e viu alguns dos benefícios que esse tipo de estratégia pode oferecer para o seu negócio. Para finalizar, vamos mostrar quais são as situações que mostram que chegou a hora de efetivar a contratação desse serviço.

Veja abaixo!

Alta rotatividade

Uma das conjunturas que mostram que chegou a hora de contratar a consultoria de recursos humanos é quando existe uma alta rotatividade entre os seus colaboradores. Essa situação, é chamada de turnover.

Isso pode ser um sinal de que a instituição e os cargos não são atrativos na visão dos funcionários ou que estão errando no processo de recrutamento e seleção/contratação, com perfis que não estão alinhados. A consultoria também ajuda nesse aspecto, contribuindo com mais assertividade.

Além de tudo, quando isso ocorre, há perda de recursos e tempo com o processo de desligamento, as novas contratações e o treinamento, que nem sempre serão capazes de repor um talento perdido com a mesma qualidade. Então, é preciso controlar essas perdas, até mesmo para não ficar sem capacidade competitiva.

Baixa produtividade

Esse também é um sinal de que chegou a hora de contratar a consultoria de recursos humanos e apostar na terceirização do RH. Em tempos tão competitivos quanto os atuais, isso pode ser um indicativo de que, se não forem tomadas providências, vocês poderão até mesmo fechar as portas.

A consultoria pode ajudar através de soluções que vão combater a falta de motivação e desenvolvimento, minimizando a ocorrência de outros problemas concomitantes, como o absenteísmo e o atraso dos funcionários. Portanto, a boa gestão de pessoas é crucial nesse sentido, podendo ser a diferença entre lucro ou prejuízo no fim do mês.

Conflitos internos

Os conflitos internos são outro forte indicativo de que chegou a hora de contratar a consultoria de recursos humanos. Afinal, como dissemos acima, um clima organizacional ruim é péssimo sob diversos prismas, afetando diretamente a produtividade do colaborador e podendo atrapalhar até mesmo sua vida pessoal.

O RH terceirizado ajuda a compreender o que acontece com um olhar de fora e em sintonia com a percepção dos funcionários. Poderão ser feitas pesquisas periódicas, para que os gestores consigam detectar as oportunidades de criar ações para melhorar o relacionamento e a satisfação de todos.

Como você viu ao longo do post, a consultoria de recursos humanos vale a pena e pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para melhorar o ambiente interno e obter o sucesso que você sempre almejou em seu ramo de atuação.

Ficou interessado em contar com uma consultoria de recursos humanos? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp