Metodologias ágeis: quais delas podem ser aplicadas no RH?

metodologias ágeis

A área de Recursos Humanos tem um papel fundamental em qualquer empresa, desde a captação de talentos até a nutrição e desenvolvimento da equipe. Porém, com as várias mudanças que ocorrem no mercado atual, é necessário que o setor também se modernize para atender às novas demandas. Um dos caminhos para alcançar esse objetivo é o uso de metodologias ágeis.

É bem provável que você já conheça ou ao menos tenha ouvido falar desse tema. Praticamente todas as novas empresas adotam alguma forma dessa metodologia atualmente, com o objetivo de acelerar seus processos e acompanhar o ritmo volátil do público atual. E para manter seu desempenho, é necessário começar a fazer o mesmo.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre essas metodologias e o papel delas no RH, vamos explicar mais sobre elas, seus benefícios, trazer alguns exemplos e algumas dicas para colocá-las em prática. Acompanhe.

O que são metodologias ágeis?

O modelo de trabalho ágil é relativamente recente, mas já apresenta grande alcance. Sua origem está associada às startups de tecnologia, que são empresas com recursos e quadro de colaboradores bem enxuto.

Para compensar a falta de recursos em relação a empresas maiores, esses negócios trabalham com ciclos regulares, de modo a reduzir a quantidade de recursos necessários a cada momento. Para isso, são implementadas práticas que dão mais poder e informação à equipe, reduzindo a necessidade de cargos intermediários ou de uma hierarquia muito extensa.

Quais são suas principais vantagens?

A maior popularidade das metodologias ágeis não é sem motivo. Muitos setores se beneficiam bastante com essa mudança de perspectiva e atitude. Para esclarecer melhor isso, listamos aqui algumas das principais vantagens dessas metodologias. Confira.

Otimização do tempo de trabalho

Uma das prioridades das metodologias ágeis é a implementação de um ciclo de trabalho sem excessos ou redundâncias. Cada passo e recurso é aproveitado ao máximo, sem desperdícios de energia nem de tempo. Pode parecer bem óbvio, mas tê-lo como um objetivo esclarecido também faz grande diferença no comportamento de todos ao longo do tempo.

Equipe mais autônoma

Hoje em dia, há muito mais ênfase colocada na autogestão dos profissionais. Para isso, é importante ter uma metodologia que dê espaço e ferramentas para que todos tomem boas decisões no dia a dia. Quando você retira certas cadeias de comando e oferece mais informações aos colaboradores, a tendência é que todos passem a não precisar desses apoios.

Maior flexibilidade para o projeto

Por fim, essas metodologias também ajudam na flexibilidade. Afinal, o mercado é volátil e pode forçar mudanças de última hora em seus projetos. Com base nisso, as novas empresas desenvolvem seus processos com espaço para dar conta dessas demandas inesperadas e responder com rapidez a possíveis emergências sem grande perda de produtividade, o que auxilia bastante a gestão.

Quais as metodologias ágeis para aplicar no RH?

Antes de poder colocar essas metodologias em prática, você precisa aprender como elas funcionam e quais se aplicam melhor à área de Recursos Humanos. Confira aqui alguns exemplos.

CTA Horizontal 10
CTA 5NV 04 1
CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

Scrum

Essa é uma das metodologias mais populares, especialmente em empresas de tecnologia. O Scrum consiste na criação de ciclos de trabalho chamados “sprints”, os quais duram no máximo 1 mês.

A cada dia, ocorre uma reunião diária na qual todos expõem suas atividades e prazos. E, no fim de cada período, ocorre uma reunião chamada “sprint planning”, em que o próximo ciclo é planejado. Para orientar essas reuniões e suas decisões, todo o progresso do projeto é listado em um arquivo chamado “product backlog”.

A3

Ela tem esse nome porque consiste no uso de uma folha A3 que é dividida em duas colunas. Na esquerda, escreva uma análise da situação atual e de seus objetivos. Na direita, uma projeção para o futuro desejado e sugestões de como alcançá-lo. É um método bem simples e eficaz para lidar com problemas imediatos.

Kanban

Um Kanban é um quadro com vários cartões sobre ele, muito usado em linhas de produção. A ideia é criar várias colunas que indicam o estado atual de um trabalho, geralmente seguindo o padrão de “pendente”, “em andamento” e “concluído”. Cada cartão é uma tarefa, sendo movido de uma coluna para outra à medida que avança. Com esse quadro, todos os colaboradores têm uma noção mais clara do progresso atual das tarefas.

Como implementar metodologias ágeis no RH?

Conhecer essas metodologias é um bom primeiro passo para implementá-las em seus processos de Recursos Humanos, mas ainda existem outros pontos que devem ser levados em conta. Confira aqui algumas dicas que vão ajudar.

Defina metas claras

Ter objetivos bem definidos desde o começo é a melhor forma de iniciar qualquer mudança na empresa. Com isso, você saberá quais indicadores acompanhar e poderá guiar seus esforços com mais segurança. Além, claro, de reduzir os riscos inerentes a qualquer mudança em seus processos. Qualquer direcionamento já evita uma série de erros.

Aponte responsáveis

Depois de estabelecer os objetivos da sua empresa ao implementar as metodologias ágeis, o próximo passo é definir pessoas específicas na equipe que colocarão esse conhecimento em prática. Dessa forma, sempre haverá uma base na qual os demais colaboradores podem se apoiar para a execução do planejamento.

Acompanhe seus indicadores de desempenho

Como você já deve saber, utilizar métricas para avaliar o desempenho da empresa em sua gestão de pessoas é muito mais seguro e eficiente do que simples observação. Por isso, definir, medir e analisar seus indicadores de desempenho associados a essas metodologias, usando-os para ajustar suas decisões, é o melhor caminho para aprimorar a performance da empresa como um todo.

Invista em tecnologia

Por fim, mas não menos importante, empresas modernas precisam contar com a tecnologia digital para acompanhar o ritmo do mercado. O uso dessas ferramentas na implementação dessas metodologias é um componente fundamental para seu maior índice de sucesso em larga escala.

Neste artigo, conhecemos ainda mais sobre as metodologias ágeis e seus métodos de aplicação. Agora, é hora de você adotá-las como parte do seu RH. Com o tempo, elas vão melhorar consideravelmente seus processos de recrutamento e desenvolvimento.

Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instragram agora mesmo.

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp