Tudo o que você precisa saber sobre a gestão de pessoas

gestão de pessoas
88 / 100 SEO Score

O grande valor de qualquer empresa está relacionado à qualidade, o talento e o nível de motivação dos seus colaboradores, sobretudo quando o mercado anda tão competitivo e exige uma alta performance em todas as suas áreas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a gestão de pessoas.

Esse é um conceito que precisa ser mais bem compreendido por parte dos gestores e líderes, de forma que a organização possa aperfeiçoar seus processos e manter o bom funcionamento dos seus setores e equipes, por meio de atividades de seleção, gerenciamento e até de resolução de conflitos. Continue lendo e descubra como fazer isso!

O que é a gestão de pessoas?

O conceito de gestão de pessoas é muito amplo, mas podemos simplificá-lo por meio da compreensão que, em linhas gerais, trata-se da arte de gerir pessoas de acordo com suas particularidades, características, expectativas, qualidades, demandas, talentos, exigências, sentimentos, anseios e assim por diante.

Pensando no ambiente organizacional, o foco é fazer com que o capital humano da empresa consiga atuar com o máximo de desempenho, mas sem deixar de manter os níveis de satisfação dentro do que é desejável para um bom ambiente de trabalho e a construção de relações saudáveis. No entanto, esse é um desafio que pode ser maior do que parece.

A gestão de pessoas deve ir além do aspecto operacional, sendo compreendida como uma oportunidade de aprimoramento e da estipulação de metas tangíveis, considerando os componentes dos relacionamentos interpessoais, a legislação vigente, além da missão e dos valores da instituição.

O que inclui o conceito de gestão de pessoas?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é a gestão de pessoas e compreendeu como esse conceito pode funcionar dentro de uma empresa, vamos mostrar quais áreas e setores estão envolvidos nesse tipo de estratégia, bem como as ações que podem ser propostas. Confira.

Recrutamento e seleção de talentos

O conceito de uma boa gestão de pessoas está diretamente conectado ao recrutamento e seleção de novos talentos para uma empresa. Afinal, em um mercado tão competitivo quanto o dos dias de hoje, é preciso ser proativo e dinâmico na busca de profissionais que possam agregar e inovar dentro da instituição.

O RH ajuda não apenas a encontrar, como também a selecionar e reter colaboradores de elevada qualidade, e que reúnam as competências necessárias para cada cargo disponível. Dessa maneira, o quadro de funcionários estará, cada vez mais, capacitado para enfrentar desafios e alinhado à cultura organizacional do negócio.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas também está inserido no conceito de gestão de pessoas. Isso é tão ou mais importante que o processo de seleção, tendo em vista que qualquer profissional pode ser aprimorado e, na maioria das vezes, ninguém está 100% pronto para qualquer posição.

Diante desse contexto, o RH deve projetar o aprimoramento das habilidades e competências que cada colaborador precisa oferecer para a engrenagem, realizando reuniões, montando aulas, criando estratégias ou escolhendo os cursos que devem ser feitos. É uma forma de deixar a equipe preparada e motivada para lidar com os desafios da rotina.

Gerenciamento de cargos e salários

A gestão de pessoas também está envolvida com o gerenciamento de cargos e salários, embora essa seja uma atividade que deva ser feita em conjunto de outros setores, como a gerência e o financeiro. Além disso, é preciso que tenham domínio do mercado, pois a oferta de um salário justo depende de diversos parâmetros.

O RH eficiente e estratégico compreende que a folha de pagamento representa um investimento da organização, que deve ser feito de maneira minuciosa e sempre em prol dos objetivos definidos. Sendo assim, a política de remuneração deve ser um fator de motivação, trazendo um bom retorno para o negócio.

Criação de pacotes de benefícios

É de conhecimento geral que o profissional dos dias de hoje tem expectativas e anseios diferentes do de algumas décadas atrás, pois o salário era visto como o principal e, eventualmente, o único objetivo em se ter um emprego. No entanto, essa realidade mudou completamente e os talentos atuais estão em busca de coisas novas.

A grande demanda na sociedade moderna é manter a qualidade de vida e a satisfação pessoal, visto que a jornada laboral diária consome muitas horas. Isso é muito mais fácil quando a organização oferece benefícios, como auxílios, bonificações, academias, sala de jogos e assim por diante — essa é mais uma função da gestão de pessoas.

Realização de avaliação de desempenho

Não é novidade para ninguém que boa parte das empresas já realiza, há muito tempo, avaliações periódicas de desempenho, com a intenção primordial de analisar os mais diversos aspectos da rotina organizacional, como a avaliação da performance individual de colaboradores ou um feedback dos seus níveis de satisfação.

Essa é mais uma das muitas funções da gestão de pessoas, que deve gerenciar continuamente a atuação e o comportamento das equipes, passando feedbacks contínuos, que ajudem no desenvolvimento profissional e do negócio como um todo. Com isso, colaboradores se sentirão em melhor sintonia com seu local de trabalho.

Elaboração do plano de carreira

Os pacotes de benefícios são muito importantes e podem auxiliar na percepção de valor que os funcionários têm em relação à empresa em que trabalham. No entanto, a elaboração de um plano de carreira também é um fator crucial, sobretudo a longo prazo, sendo essa mais uma das funções da gestão de pessoas.

O RH deve auxiliar no planejamento dos seus profissionais, oferecendo os treinamentos necessários, como falamos acima, estipulando quais são as posições e gratificações que ele poderá receber, caso se mantenha em sintonia com os objetivos e metas da gestão. Isso é crucial para que os talentos mantenham um relacionamento estável com a instituição.

Quais os principais objetivos da gestão de pessoas?

Os objetivos da gestão de pessoas variam, obviamente, de acordo com diversos fatores, como a empresa na qual ela está inserida, as expectativas da gestão e até mesmo o momento da economia. No entanto, de uma forma geral, o foco é cuidar de pessoas e, com isso, criar uma situação que garanta o crescimento do negócio.

Esses objetivos devem ser consonantes com os da organização como um todo, promovendo a boa fluidez dos processos empresariais. Se, em um primeiro momento, o recrutamento e a seleção ajudam a atrair um contingente de pessoas com as habilidades certas, o RH deve dar continuidade a esse processo, com avaliações e treinamentos.

Além disso, não dá para deixar de falar que, para gerar satisfação plena nos colaboradores, eles também precisam alcançar seus objetivos pessoais, com um bom planejamento e desenvolvimento de suas carreiras. Tudo isso deve ser feito promovendo um ambiente saudável e um bom clima para a execução das atividades diárias.

Qual a importância de uma boa gestão de pessoas?

Algumas empresas e seus líderes podem cometer o erro de minimizar a importância da gestão de pessoas dentro da organização, sobretudo por julgarem que podem exercer suas funções por conta própria ou delegar a sua atuação para funcionários já disponíveis no empreendimento, mas sem a devida qualificação.

Logicamente, essa é uma escolha que cobra o seu preço no futuro, pois a falta de especialização pode levar as ações para um lado quase amador. O profissional especializado na área sabe, por exemplo, que entre as suas missões está a de cumprir todas as normas da Legislação Trabalhista e Social, composta pelas Leis do Trabalho, baseadas na CLT.

Isso inclui pisos salariais, políticas, impostos, taxas, questões de saúde laboral e muito mais. Até por essa razão, a gestão de pessoas tira dúvidas, faz avaliações periódicas, registra o que for necessário, considera os encargos trabalhistas e pode interagir com diversos outros setores, como o financeiro.

Caso o seu empreendimento não conte com os recursos necessários para investir nesse departamento, uma boa alternativa pode ser optar pela terceirização do RH, contratando uma empresa especializada nesse tipo de serviço. É um investimento certeiro, que evita outros problemas, como multas, perda de talentos e um clima organizacional ruim.

Quais os benefícios de uma boa gestão de pessoas?

Se você chegou até aqui, já sabe o que é a gestão de pessoas, domina esse conceito, e compreendeu as funções e os objetivos que o RH tem em uma empresa. Sendo assim, chegou a hora de descobrir alguns dos inúmeros benefícios que o seu negócio tende a obter com uma boa gestão. Veja.

Desenvolvimento dos colaboradores

Um profissional talentoso e especializado tem muito a oferecer para a sua empresa, mas o fato é que, por meio das estratégias certas de lapidação e aprimoramento é possível ter profissionais de altíssimo nível, sem que isso custe uma fortuna. Ou seja, um dos grandes benefícios que a gestão de pessoas oferece é o desenvolvimento dos colaboradores.

Para receber o melhor de sua equipe você precisa capacitá-la e, sem uma boa gestão de RH, isso fica muito mais difícil. É preciso analisar os objetivos do negócio, o perfil dos funcionários, seus pontos fortes e fracos, entre outras questões. Depois, é hora de propor formas de mensurar essas competências, seja isso feito interna ou externamente.

Contratações mais assertivas

Não dá para falar sobre os benefícios que a gestão de pessoas oferece sem dizer que a maior delas é a possibilidade da empresa fazer uma escolha certeira na hora das contratações. Isso ocorre, como falamos, porque com um melhor conhecimento e domínio dos processos internos, fica mais fácil saber o que a empresa precisa, aprimorando os processos de recrutamento e seleção.

A gestão de pessoas adequada, portanto, possibilita um melhor e mais efetivo direcionamento dos recursos existentes e o preenchimento mais eficiente das posições disponíveis. Portanto, é uma forma de ter mais sucesso nas entrevistas, dinâmicas e na seleção de candidatos adequados.

Melhora do clima organizacional

A melhoria do clima organizacional é um dos benefícios que a gestão de pessoas oferece. Isso é crucial para sua empresa, qualquer que seja o seu segmento de mercado, tendo em vista que trabalhar em um ambiente saudável e agradável faz toda a diferença na performance da equipe.

Com ações assertivas e um melhor direcionamento das decisões dos gestores, é fácil perceber uma elevação no desempenho geral e maior eficácia nos processos realizados pelos funcionários. Além disso, a gestão de conflitos fica mais fácil, até porque eles passarão a ser menos frequentes na rotina, elevando a qualidade de vida de todos que atuam no local.

Alinhamento entre objetivos

Uma das principais funções e, talvez, um dos principais desafios de qualquer organização é o de conseguir um bom alinhamento entre os objetivos do negócio e as metas pessoais dos colaboradores. Porém, felizmente, esse é mais um dos inúmeros benefícios que a gestão de pessoas pode oferecer.

A boa gestão de RH melhora a comunicação interna e facilita, por parte da equipe, a devida compreensão do que a gerência espera para cada time, colaborador ou tarefa, dentro de um período determinado. Isso é feito de diversas maneiras, como reuniões informais, eventos internos, avaliações periódicas, fornecimento de feedbacks etc.

Aumento da motivação

Todos os itens acima, que fazem parte dos muitos benefícios que a gestão de pessoas pode proporcionar, levam a uma situação bastante desejável: os colaboradores tendem a experimentar um aumento em seus níveis de motivação. O melhor de tudo é que isso é natural e constante, sem a necessidade de outras ações.

Colaboradores motivados têm uma performance melhor e isso ocorre, por exemplo, quando eles estão alinhados à cultura organizacional, recebem treinamentos interessantes e concordam com os propósitos do negócio. A melhoria do desempenho é notável, tanto pelo aprimoramento técnico quanto pela saúde mental.

Como colocar em prática a gestão de pessoas?

Agora você já sabe o que é a gestão de pessoas e também está familiarizado com os seus inúmeros benefícios. Dessa forma, é bem provável que queira colocar o conceito em prática e deseje que a sua empresa possa aproveitar essas vantagens. Continue acompanhando e descubra como fazer isso!

Invista em recursos humanos

Não dá para colocar em prática a gestão de pessoas de maneira satisfatória sem investir no seu setor de RH, não é mesmo? É preciso ter consciência de que essa é uma área fundamental para o sucesso da empresa como um todo, para elevar o nível de satisfação dos funcionários e até mesmo para difundir a cultura organizacional.

No entanto, sobretudo em momentos de crise, pode ser comum que o seu negócio não tenha recursos ou mesmo envergadura para montar esse tipo de departamento internamente. Diante dessa realidade, a terceirização pode ser uma excelente escolha, pela qual você poderá contar com profissionais especializados e por um preço justo.

Sistematize os processos seletivos

O passo seguinte para colocar em prática a gestão de pessoas consiste em sistematizar os processos seletivos, independentemente de você ter terceirizado esse serviço ou não. Essa etapa é a base para a formação de uma equipe de alta performance e, por isso, é crucial fazer tudo do jeito certo.

Além de recrutadores capacitados, você precisa traçar o perfil desejado e quais são as capacidades exigidas para os cargos disponíveis. Também é importante considerar as características pessoais mais relevantes, como disciplina e honestidade, além de fazer uma divulgação eficaz, para que os talentos encontrem essas oportunidades profissionais.

Conheça cada membro da empresa

Não é só na hora da contratação que você deve colocar em prática a gestão de pessoas, mas também valorizando os membros que já fazem parte do seu negócio e da sua cultura organizacional. Sendo assim, você pode utilizar o setor de RH como um poderoso elo para conhecer melhor cada membro da equipe.

Uma baixa produtividade ou até a falta de comprometimento, por exemplo, são situações que tendem a estar atreladas aos mais diversos motivos, como problemas pessoais ou falta de uma perspectiva clara de carreira. Quando você tem proximidade e conhecimento de cada colaborador, fica mais fácil entender a razão e reverter o quadro.

Invista em treinamento constante

Como dissemos acima, os treinamentos são uma parte essencial não apenas na criação, mas também na manutenção de uma equipe de sucesso. Por isso, os gestores e líderes não devem encarar isso como mais uma despesa, mas sim como um bom investimento, que tende a trazer grandes retornos, especialmente a médio e longo prazo.

O setor de RH pode ser bastante valioso nesse processo, oferecendo dinâmicas e ações internas, além de promover a interação entre colaboradores mais experientes e eficazes com aqueles que precisam melhorar. Além disso, o RH contribui para identificar pontos fracos e fortes, apontando caminhos mais acertados para seguir.

Reforce o sistema de comunicação

A boa comunicação interna é um dos pilares do sucesso de qualquer empresa, não importando o segmento de mercado no qual o negócio está inserido. Por isso, o gestor inteligente precisa utilizar o setor de recursos humanos para otimizar esse aspecto, empregando e aprimorando todos os canais existentes entre gestão e colaboradores.

É preciso apostar em reuniões e conversas diretas, mas também saber fazer uso de e-mails, newsletters, aplicativos e até mesmo das mídias sociais corporativas que estiverem à disposição. São maneiras estratégicas de manter a equipe integrada, plenamente atualizada e com um bom fluxo de informações, mas sem que isso cause grandes impactos do ponto de vista financeiro.

Estipule metas individuais e coletivas

Uma boa gestão de pessoas também estipula objetivos, tanto no plano coletivo quanto individualmente. Essa é uma tarefa que parece fácil enquanto falamos, mas que se mostra um verdadeiro desafio quando colocada em prática, uma vez que, como dissemos, não é simples alinhar as expectativas e necessidades organizacionais com os anseios, desejos e demandas de cada colaborador.

O setor de RH, mais uma vez, pode ser muito valioso nesse contexto por meio de ações específicas, como a elaboração de um plano de metas. Com isso, as estratégias corporativas podem ser traduzidas em um destino maior que, por sua vez, pode ser desdobrado em um direcionamento de esforços que culmine no sucesso do todo.

Repasse uma parte dos lucros

Uma estratégia que vem sendo utilizada nos dias de hoje é a de fornecer bonificações pontuais de acordo com os lucros obtidos pela empresa. É uma forma inteligente de motivar os funcionários e, além disso, fazer com que se sintam parte de um todo, sendo valorizados pela sua contribuição no desempenho da organização.

Até alguns pequenos e médios empreendimentos estão fazendo isso, vinculando as remunerações à performance alcançada pelos funcionários durante determinado período. É uma opção eficaz de premiação, visto que todos saem ganhando: o trabalhador, as equipes e a instituição. No entanto, é crucial estabelecer critérios claros de apuração.

Aposte na avaliação e no feedback

Por fim, para colocar em prática a gestão de pessoas, você deve apostar em ações como a avaliação de desempenho, seguida pelo oferecimento de feedbacks para os funcionários e suas equipes. Essa é uma prática muito importante, que ajuda não apenas na gestão de pessoas, como também no alinhamento com as metas da empresa.

Enquanto você pode mensurar as performances individuais por meio das avaliações, também é possível usar os dados obtidos, juntos ao RH, para definir programas de treinamento, planos de sucessão e indicações, por exemplo. Com os feedbacks, você esclarece qualquer dúvida e orienta o colaborador a estar em melhor consonância com o que a empresa espera dele.

Como você pôde aprender ao longo deste conteúdo, a gestão de pessoas é uma parte fundamental do funcionamento de qualquer empresa que anseie pelo sucesso, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. É uma forma eficaz e inteligente de direcionar todos os esforços em um mesmo sentido, na busca por um objetivo em comum.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a gestão de pessoas? Quer ajuda para implementar o conceito em sua empresa? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

 

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp