Saiba quais os benefícios da gamificação nas empresas

gamificação nas empresas

A gamificação nas empresas consiste na utilização de mecanismos de jogos, ou em diferentes setores para alcançar objetivos específicos. Podemos dizer que dentro de uma empresa é a ação de promover jogos aos colaboradores ou candidatos de vagas internas.

Na área educacional, a gamificação já é bastante utilizada para auxiliar no aprendizado e incentivar os estudantes. Há alguns anos ela vem sendo implementada em empresas de diversos segmentos. No texto a seguir nós vamos falar como funciona essa gamificação empresarial e quais são seus benefícios.

O que é a gamificação?

Nick Pelling, em 2002, criou o conceito “gamification” que é a prática de se utilizar conceitos de games em vários setores, como marketing, vendas, relações sociais, entre outros.

O objetivo principal é potencializar seus resultados, seja dentro de uma empresa ou de uma instituição de ensino. Quando falamos de gamificação de empresas, devemos levar em consideração que esses jogos não são jogos de entretenimento, mas sim jogos com uma perspectiva técnica.

O conceito por trás da gamificação nas empresas consiste em trazer resultados com o objetivo de analisar o comportamento humano por meio dos jogos. É utilizado esse nível de engajamento para melhorar resultados ou alcançar objetivos dentro de uma empresa. Assim, com o uso de jogos corporativos é possível moldar comportamentos e também gerar motivação entre clientes e colaboradores.

Por que utilizar a gamificação nas empresas?

A razão para utilizar a gamificação nas empresas é estimular características do seu humano que auxiliam na melhora da produtividade. Com a implementação da gamificação, as empresas perceberam que o melhor caminho para transformar o comportamento de um funcionário é a diversão.

A gamificação instiga diretamente duas características do ser humano: a cooperação e a competitividade. É uma técnica que funciona como um sistema de recompensas, o colaborador deve realizar certas tarefas predeterminadas, e ainda terão outras etapas para superar. Cada tarefa que for realizada com sucesso terá uma gratificação.

Quais as vantagens da gamificação nas empresas?

As vantagens da gamificação nas empresas é:

Foco

Haverá um maior estímulo da concentração da equipe, isso fará com que as tarefas sejam priorizadas em meio às rotinas que são cada vez mais dinâmicas.

Motivação

É comum que os colaboradores se sintam sobrecarregados, sem estímulos, e sem engajamento por conta da demanda excessiva e da falta de organização do dia a dia. Estimular a motivação do colaborador ainda é um grande desafio para as empresas, a gamificação veio como uma técnica para facilitar isso.

Colaboração

A gamificação é muito utilizada para estimular o trabalho em equipe. Se a empresa tem muito desentendimento entre equipes ou entre setores, é válido construir equipes mistas, com colaboradores de equipes e setores diferentes, assim estimulando a colaboração de todos.

Competição saudável

Se você quer obter um empenho maior do colaborador, a competição saudável é uma boa alternativa. O senso de competição nos motiva a dar o nosso melhor. A ideia é oferecer alguma recompensa para o colaborador com o melhor desempenho, e dialogar com aqueles que não se saíram tão bem.

Senso de urgência e prioridade

As tarefas podem estimular o senso de urgência da equipe, sendo tarefas com tempo marcado ou com desafios simultâneos.

TrabalhoRemoto

A gamificação não traz benefícios somente para os times, vamos listar a seguir as vantagens da implementação da gamificação no ambiente de trabalho:

  • maior produtividade para o time;
  • estimula a integração da equipe e as relações interpessoais;
  • tomadas de decisões mais seguras;
  • maior organização das atividades;
  • domínio sobre a rotina de trabalho e sobre as demandas;
  • diálogo aberto entre equipes e setores;
  • maior entendimento sobre o negócio;
  • cumprimento de metas;
  • estímulo à criação de times de alto desempenho.

Como implementar a gamificação na minha empresa?

Agora que já sabemos todos os benefícios que essa estratégia pode trazer para a empresa, é necessário pensar nos objetivos desejados. Para isso, é necessário ter em mente que a gamificação é uma estratégia corporativa, e não apenas um entretenimento.

Para isso, é necessário traçar um plano de implementação, definir metas e acompanhar os resultados, é preciso não perder de vista o verdadeiro objetivo da ação.

A estratégia de gamificação é composta por 6 pilares, vamos listá-los a seguir.

Regras

Todo jogo tem suas regras, no caso dos jogos corporativos isso não é diferente, para conquistar a recompensa, o colaborador deve seguir as regras que foram preestabelecidas.

Metas

Para que a empresa atinja um objetivo, é necessário que as metas sejam bem estabelecidas e comunicadas aos seus colaboradores, o mesmo ocorre nos jogos, em que várias etapas devem ser cumpridas para se completar uma fase. Quando a empresa estipula uma meta, acaba estimulando a equipe a atingir aquele objetivo.

Feedback

Com o feedback em tempo real, os colaboradores saberão se suas ações foram positivas ou negativas, isso faz com que ele melhore em diversos aspectos.

Participação voluntária

As recompensas da gamificação faz com que os colaboradores se sintam estimulados a participar do jogo.

Aprendizado

O jogo é útil para que o colaborador adquira conhecimento de forma descontraída.

Premiação

Reconhecer o trabalho dos colaboradores faz com que ele se sinta motivado a buscar resultados cada vez melhores.

Assim vemos que a gamificação é uma técnica que pode ser utilizada em diversos setores e traz muitos benefícios para a empresa. A estratégia pode ser utilizada em treinamentos, processos seletivos, comunicação interna e para plano de carreira.

Quais os exemplos de gamificação nas empresas?

Ela pode ser aplicada como quizz, gincana e escape games. Uma referência que nós temos é a Domino’s Pizza, eles têm uma estratégia que foi chamada de “Pizza Maker”, se trata de um treinamento que faz simulações para engajar o funcionário, em seguida eles são avaliados e recompensados.

Por conseguinte, a gamificação nas empresas é uma maneira do colaborador adquirir mais conhecimento e se especializar, se tornando um melhor funcionário para a empresa. Tudo isso é possível utilizando as técnicas de gamificação nas empresas, que traz benefícios também para o processo seletivo.

Se você curtiu o assunto e tem interesse em saber mais, acesse o nosso texto com mais dicas sobre o tema!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp