Os erros estão presentes no dia a dia dos colaboradores de empresas de todos os ramos. As falhas, na realidade, fazem parte no cenário empresarial, porém, existem algumas formas de evitar essas ocorrências negativas. Caso elas aconteçam com frequência, é possível adotar algumas condutas para melhorar a situação, aprimorar a gestão e evitar prejuízos.
Todas as organizações são compostas por pessoas que estão suscetíveis a cometer erros. As falhas ocorrem se houver deficiência na comunicação, perda da confiança entre o gestor e a equipe, e estresse decorrente de situações complicadas. Se elas não forem bem administradas, podem destruir a reputação da empresa e dos líderes que se sentem impotentes.
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Qual é a importância de saber lidar com os erros no ambiente de trabalho?
É muito importante conseguir trabalhar com as falhas no universo corporativo, a fim de aprender a agir e saber como não os cometer novamente. Entretanto, nem todas as pessoas sabem como lidar com uma situação desafiadora relacionada à sua função profissional. Isso pode atrapalhar ainda mais os problemas, que acabam se tornando recorrentes.
Os gestores devem aprender a se comunicar com os funcionários que cometeram deslizes, para prevenir novas ocorrências. Ao identificar um erro, esse profissional precisa procurar maneiras de solucionar e reverter as falhas. Os líderes precisam ter empatia diante do estresse dos colaboradores e enxergá-los como seres humanos.
Uma das atribuições do líder é fazer mudanças para melhorar os processos de execução de tarefas, oferecer treinamentos de qualidade, solicitar capacitações, organizar eventos, identificar workshops e outras opções para melhorar a aprendizagem dos seus subordinados.
Assim que o gestor recebe informações sobre um erro, tem a oportunidade de identificar a solução ideal para a sua correção. Com isso, é possível amenizar os prejuízos financeiros e favorecer a manutenção de um clima saudável no ambiente de trabalho. A identificação dos erros com agilidade permite amenizar as suas consequências, com honestidade e transparência.
Como lidar com o erro no trabalho e o que fazer nesses casos?
A inteligência emocional é uma das maiores habilidades que um profissional pode desenvolver, não importa qual seja a sua área de atuação. Ela é essencial para ter êxito diante das condições negativas que podem ocorrer durante as rotinas de trabalho.
Veja, a seguir, como fazer para encontrar os meios adequados para resolver a maioria das dificuldades!
1. Admita o erro
O primeiro passo para eliminar futuros problemas com os líderes é admitir os erros cometidos. Considere que os colegas de trabalho estão sempre atentos ao que você faz e que poderão descobrir a falha a qualquer momento. Não esconda o erro, tendo em vista que isso o tornará ainda maior e poderá afetar outros componentes do time.
A pior atitude que um profissional pode realizar é colocar a culpa do seu erro nos colegas da equipe. Seja responsável e assuma que cometeu uma falha, sem tentar responsabilizar outras pessoas. Caso tenha condições para executar a correção e impedir que danos maiores se concretizem, seja ágil e isso contribuirá com o seu networking.
2. Não entre em pânico
A melhor conduta no momento que se descobre um erro cometido durante a rotina de trabalho é manter a calma. Entrar em pânico não ajudará a resolver a situação. Separe um tempo para criar um plano e apresente aos líderes, como sinal de resiliência e de boa vontade. Seja eficiente, mas não ultrapasse os limites designados pela liderança.
3. Foque na solução
Não existem erros insolúveis ou sem conserto. Mantenha o equilíbrio se cometeu um deslize e contorne os problemas identificando soluções viáveis. Talvez a solução não surja imediatamente, busque informações e auxílio de profissionais experientes, que poderão auxiliar na reversão de quadros problemáticos por meio de feedbacks construtivos e que facilitarão o desenvolvimento de táticas efetivas.
4. Seja otimista
Adote uma postura positiva diante dos erros e procure aprender com eles, tirando para si uma lição positiva. Reflita sobre os motivos que levaram à falha, pense no trajeto percorrido até a ocorrência e encontre formas que impeçam novos equívocos. Errar faz parte do processo de aprendizagem e todos os profissionais acabam falhando mais cedo ou mais tarde.
Não se permita sentir frustração por cometer uma falha em seu trabalho. Enfrente os desafios sem demonstrar medo das consequências e não afirme que outros colaboradores fizeram parte do erro. Afinal, é improvável que exista alguém que nunca errou ao realizar atividades. A questão é que o erro deve ser superado de modo positivo.
5. Converse com o seu gestor
Fale diretamente com o seu gestor e se mostre à disposição para corrigir a falha, que servirá como aprendizado para o futuro. Revele para o líder o planejamento elaborado para corrigir o erro e minimizar os seus efeitos. As empresas valorizam os colaboradores que conseguem entender os próprios erros e as falhas de seus colegas.
Os profissionais que consertam os erros, normalmente, são reconhecidos pelas organizações e obtêm excelentes resultados. Contudo, é possível criar estratégias para ter mais controle sobre os processos e evitar que as falhas se repitam. Assim, o auxílio dos gestores ou líderes é essencial.
Esses profissionais da liderança conseguem identificar empecilhos nos processos e evitar a repetição das falhas por parte de seus liderados. Com isso, outros colaboradores estarão livres de errar na execução das mesmas tarefas, ainda que sejam novos contratados e que necessitem do auxílio de seus colegas.
6. Peça desculpas
Não faça alardes ao pedir desculpas para o gestor, visto que a correção de falha precisa ter utilidade, em vez de chamar a atenção dos demais colaboradores. Após se desculpar, supere o fato e prossiga com a sua carreira, pois isso evitará que a situação seja comentada por muito tempo. Corrija suas ações e demonstre que merece respeito pela experiência que tem em sua área.
7. Compartilhe o seu aprendizado
Procure compartilhar o seu aprendizado com os colegas de trabalho sem tentar omitir as informações. A falha compartilhada e a lição aprendida serão úteis para os demais colaboradores, que ficarão preparados para não cair em idêntica situação. Fale sobre o problema para favorecer a aprendizagem do time e ter aproximação com outros profissionais.
Entendeu como lidar com o erro no trabalho? Essas são 7 dicas do que fazer quando perceber a existência de uma falha. Não exagere a importância do julgamento de outros colaboradores e não permita que eles o façam se sentir culpado. No ambiente de trabalho, todos são uma equipe de modo que precisam enfrentar juntos desafios e vitórias.
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