Engajamento dos colaboradores: 8 dicas para mantê-los motivados

Engajamento dos colaboradores

É muito importante manter os profissionais engajados para o sucesso dos negócios, contudo, várias empresas podem ter dificuldades para atingir esse objetivo. A distração pode trazer sérias consequências não apenas para a empresa, mas também para o colaborador, pois o engajamento está diretamente relacionado à produtividade e ao seu desempenho, bem como à satisfação em relação à sua profissão.

Por isso, é importante descobrir como aumentar o engajamento dos colaboradores e encontrar dicas para motivar os funcionários a trabalhar mais e com eficácia. Contudo, isso não é tão fácil quanto parece, especialmente no mercado de trabalho atual, quando os profissionais enfrentam mais estresse do que nunca e buscam maneiras de atingir os seus objetivos.

Gostaria de acessar um conteúdo completo sobre o engajamento dos colaboradores e entender por que é tão importante? Siga em frente!

O que é engajamento dos colaboradores?

Engajamento dos colaboradores é o nível de entusiasmo, comprometimento e energia que os funcionários demonstram na realização das suas atividades. É importante manter os funcionários engajados e motivados, pois, quando estão desmotivados, pode ocorrer um declínio na produtividade. A criatividade é prejudicada e há um aumento no absenteísmo e na rotatividade.

Existem várias maneiras de medir esse engajamento dos colaboradores. Alguns indicadores comuns incluem a satisfação no trabalho, o compromisso com a organização e a intenção de permanecer na empresa. As consequências de não envolver os funcionários podem custar caro para as empresas e, por esse motivo, é importante encontrar maneiras de mantê-los empenhados.

Colaboradores motivados são recursos essenciais para os negócios, visto que eles são muito importantes para a sobrevivência das empresas e boa parte dos resultados financeiros depende desses profissionais. Além disso, é necessário que os gestores tenham consciência sobre o valor dos talentos e que invistam neles para formar uma equipe produtiva.

Por que é importante manter os colaboradores engajados?

O engajamento dos funcionários é fundamental para o sucesso de uma empresa. Colaboradores engajados são mais produtivos, têm melhor assiduidade e são mais propensos a permanecer na organização por mais tempo. Além disso, esses profissionais criam um ambiente de trabalho positivo, que melhora a reputação do negócio e a satisfação do cliente.

Manter os colaboradores engajados pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Deixe os seus funcionários livres para dizer o que precisam, para fazer bem as suas tarefas e explique como as suas contribuições afetam a empresa como um todo. Crie processos que deem a eles mais autonomia sobre o que fazem e permita que tomem decisões.

Incentive a comunicação entre gerentes e colaboradores para que convivam em harmonia, inclua avaliações de desempenho ou elabore novas metas. Uma ótima ideia é usar políticas de portas abertas, que permitem conversas informais sobre preocupações no ambiente laboral, realizar comemorações quando objetivos foram alcançados e criar uma psicologia organizacional que possibilite a inclusão da diversidade.

Quais as dificuldades de motivar os colaboradores?

É comum que as empresas encontrem dificuldades para a motivação de seus colaboradores. Inicialmente, os gestores precisam garantir que as metas definidas sejam realistas e atingíveis. Depois, deve-se assegurar que os profissionais percebam que são ouvidos pelos líderes e que o seu trabalho é impactante.

Veja, a seguir, alguns problemas que precisam ser superados!

Conscientização

A conscientização dos funcionários é fundamental para o sucesso de qualquer organização, mas pode ser difícil fazer com que entendam a relevância de determinadas ações. Conscientize-os sobre a necessidade de permanecerem engajados e motivados. Se for preciso, use táticas de personalização, como conceder a eles um horário de trabalho flexível e envolvê-los em decisões importantes.

Também, há um enorme valor em treinar os colaboradores para novas habilidades ou incentivá-los a assumir mais responsabilidades. Caso os profissionais sejam conscientes na administração do tempo, podem ter um avanço dentro da empresa, conquistar novos cargos ou obter experiências que possam ser úteis durante a vida. Auxilie os talentos a estabelecer prioridades pessoais e a planejar a sua carreira.

Recursos financeiros

A ausência de recursos financeiros tem o potencial de mudar a forma como os colaboradores interagem uns com os outros e com o ambiente ao seu redor. Permita que eles usem a sua criatividade para compartilhar as suas opiniões, expor as suas dúvidas, inseguranças e sugestões sobre como usar as ferramentas e os valores disponíveis.

Em épocas de mudança e de implementação de novos sistemas, tenha um diálogo aberto com os talentos sobre como essa inovação ajudará a empresa e será positiva para a produtividade. No entanto, ao adotar novas tecnologias, é provável que haja alguns entraves até que todos estejam familiarizados com as mudanças. Invista o seu dinheiro em ferramentas inovadoras que aumentem a lucratividade.

Ausência de apoio

A ausência de apoio dificulta a manutenção dos funcionários engajados e motivados durante o expediente, especialmente se eles sentem que não são apoiados. Uma forma de combater isso é usar a comunicação para oferecer auxílio e dar elogios quando executarem as tarefas com eficiência. Faça críticas construtivas e coloque-se à disposição dos colaboradores.

Ajude-os a entender como se encaixam no quadro geral da organização e garanta que tenham os recursos necessários para realizar as suas atividades com eficiência. Faça reuniões regulares com os funcionários, para ver como eles estão e o que precisa ser melhorado para a criar um ambiente mais saudável entre os times.

Falta de propósito

A falta de propósito surge quando os trabalhadores estão presos em uma rotina e não é nada fácil compreender os seus verdadeiros anseios. Felizmente, existem algumas coisas que o gestor pode fazer para elevar o engajamento desses colaboradores. Reserve um tempo para entender o que os motiva, quais são seus verdadeiros objetivos e aspirações.

Depois de saber disso, ajude-os a criar um caminho para o sucesso e mantenha as linhas de comunicação abertas. Incentive os funcionários a vir até você com as suas ideias e preocupações. Mostre a eles o seu apreço pelo trabalho bem-feito e demonstre o reconhecimento que merecem por seu esforço e dedicação.

Necessidade de uso da tecnologia

Como já foi dito, o uso da tecnologia na atualidade se tornou uma necessidade. O ambiente de trabalho muda rapidamente e as empresas precisam se adaptar para se manterem competitivas no mercado. Com o surgimento da Internet e das mídias sociais, por exemplo, os colaboradores estão mais conectados que nunca.

A forma de funcionamento do mercado de trabalho também está mudando e as empresas precisam estar preparadas para a adoção das soluções tecnológicas. Certifique-se de que os colaboradores sejam capacitados para usar as inovações e supere a resistência, mostrando que eles não serão substituídos pelas máquinas inteligentes. Permita que vejam como os seus projetos contribuem para os objetivos da empresa

Seja transparente e consulte-os na hora de escolher novas soluções. Ouça com atenção e responda aos seus questionamentos, como forma de motivá-los a trabalhar com dedicação. Ofereça a eles liberdade de explorar diferentes oportunidades dentro da empresa, disponibilize cursos, palestras, workshops e outras formas de capacitação com o auxílio da tecnologia.

Como o engajamento dos colaboradores aumenta a produtividade?

O engajamento dos colaboradores aumenta a produtividade, porque eles mantêm o foco nas suas atividades e se sentem confortáveis na empresa. Por sua vez, a motivação é necessária para garantir a saúde mental e emocional dos profissionais, que se tornam mais eficientes. A proximidade entre a empresa e o talento influencia na produção.

O relacionamento entre os gestores e os times é essencial para o engajamento dos colaboradores. Forneça feedbacks regularmente sobre o quão bem a sua equipe cumpre as suas metas, acompanhe o progresso todas as semanas ou meses e não espere para fazer revisões anuais. Os encontros mensais são excelentes para elevar a produtividade.

Durante as reuniões, faça perguntas para garantir que todos tenham a chance de falar e expressar suas frustrações. Motive-os a trabalhar em conjunto para identificar soluções para os problemas e promova oportunidades de progresso fora da empresa, a fim de manter todos motivados. Envolva os seus funcionários, mas lembre-se de que cada um é diferente.

Como manter os colaboradores engajados e motivados?

Parece difícil manter os funcionários engajados e motivados, mas é importante investir nisso para aumentar a lucratividade. Se um colaborador executa as suas funções com eficiência, procure um meio de recompensá-lo, por exemplo. Existem algumas coisas que a gestão humanizada pode contribuir para ajudar com isso, confira abaixo dicas de como motivar os colaboradores!

1. Dê autonomia aos colaboradores

Os funcionários mais engajados são aqueles que recebem maior autonomia e, consequentemente, se tornam ainda mais produtivos. Eles estarão propensos a permanecer na organização se receberem autorização e aprovação para executarem as suas tarefas de modo que se sintam livres e responsáveis. Ofereça para esses talentos novas oportunidades de treinamento e desenvolvimento de liderança.

Os colaboradores precisam perceber que têm algo a contribuir e que estão se aprimorando por meio de sua profissão. Dê-lhes oportunidades de crescimento pessoal, para aumentar a sua autoconfiança e o seu sentimento de competência. Certifique-se de que todos tenham a sensação de pertencimento e sejam recompensados ​​por suas contribuições.

Não privilegie apenas gerentes ou executivos. Crie uma cultura para que as pessoas se sintam valorizadas pelo que fazem, não importa quão insignificante essa tarefa possa parecer aos olhos de outras pessoas. Comunique-se abertamente com todos os membros de sua equipe e tenha certeza de que eles estão cientes sobre o que acontece com a empresa.

2. Treine os líderes

O envolvimento dos talentos é crucial para o sucesso de uma empresa, mas isso pode ser difícil. Os líderes desempenham um papel fundamental para manter os funcionários engajados e há várias ações que eles podem fazer para garantir que o engajamento permaneça alto. Por exemplo, os gerentes devem fazer contatos regulares com os membros de sua equipe.

headhunting

Essas reuniões individuais permitem que os líderes saibam o que cada pessoa precisa para ter sucesso no trabalho e quais desafios são enfrentados. Entretanto, um líder também precisa ser treinado para saber como motivar a sua equipe, delegar tarefas, transferir colaboradores para outros cargos, reconhecer habilidades e desenvolvimento de competências relevantes em outros profissionais.

Os funcionários que sentem que não são desafiados o suficiente ficam entediados rapidamente e em pouco tempo estarão desengajados de seu trabalho. Esse é um erro que leva a uma produtividade mais baixa em todos os setores. Em virtude disso, os gerentes devem ser capacitados para cuidar das necessidades emocionais dos membros do seu time.

3. Ofereça um ambiente de trabalho agradável

O ambiente de trabalho tem um grande impacto no engajamento dos colaboradores. Se a sua empresa estiver despreparada e desorganizada, pode ser difícil para o time manter o foco no seu trabalho. Criar um ambiente de trabalho agradável e convidativo, por outro lado, ajudará a manter os funcionários mais motivados.

A melhor opção é criar um espaço atrativo, saudável e motivador. Sendo assim, contrate trabalhadores que se preocupem com a aparência do ambiente. Mantenha tudo arrumado para que haja menos objetos espalhados, para serem organizados no fim do expediente de trabalho. Libere as áreas ao redor das mesas, para que os profissionais tenham mais espaço e possam se movimentar sem dificuldades.

Possibilite aos colaboradores a oportunidade de parar para respirar e se alongar após longos períodos sentados. Toque música suave, se todos concordarem, enquanto estiverem trabalhando ou como ruído de fundo durante as pausas. Verifique se todos se sentem valorizados e incluídos nas atividades do dia a dia no trabalho e se estão contentes com as suas rotinas.

4. Aprimore a comunicação

O aprimoramento da comunicação é o passo inicial para o envolvimento dos colaboradores e para que permaneçam motivados em suas funções. Melhore os meios usados para se comunicar e preste atenção nas características individuais de cada profissional. Há aqueles que se comunicam bem verbalmente, enquanto outros preferem usar a forma escrita para revelar suas apreensões.

Use ferramentas que possibilitem a troca de mensagens instantâneas ou faça pesquisas usando o e-mail, uma vez por mês. Crie um ambiente propício à criatividade e a inovação, e permita que os membros da equipe compartilhem as suas ideias uns com os outros. Ajude a construir a confiança entre os colegas, incentivando o diálogo sobre questões relacionadas ao trabalho.

Incentive comentários e críticas construtivas, para que os profissionais sintam que têm algum controle sobre seu ambiente de trabalho. Essas informações são relevantes para que os colaboradores possam planejar adequadamente a sua evolução profissional. Foque em equilibrar produtividade com bem-estar, para elevar os níveis de satisfação dos funcionários e reduzir as taxas de absenteísmo.

5. Pratique a cultura do feedback

Uma cultura de feedback é uma das melhores maneiras de manter os talentos engajados no ambiente laboral. Isso auxilia os funcionários a se sentirem valorizados e apreciados, e também os ajuda a entender no que precisam melhorar e evoluir. Além disso, os feedbacks aperfeiçoam a comunicação entre colaboradores e gerentes.

Embora a empresa não possa controlar todos os aspectos da vida de seus funcionários, a gestão de pessoas pode agir para garantir que os membros das equipes estejam felizes e confortáveis ​​com suas posições, atribuições, recompensas, benefícios e salários. Afinal, o engajamento está associado ao aumento dos lucros e da produtividade nas organizações.

6. Crie uma cultura com o foco nas pessoas

A cultura centrada nas pessoas é aquela que valoriza o envolvimento e a satisfação dos colaboradores. Para criar esse tipo de compreensão, comece refletindo essa ideia na missão e nos valores da sua empresa. Em seguida, certifique-se de que suas políticas e práticas reflitam esse entendimento. Promova um senso de comunidade no ambiente, incentivando os funcionários a interagir e colaborar.

7. Incentive o desenvolvimento profissional

Incentivar o desenvolvimento profissional é outra excelente maneira de manter os funcionários engajados. Ao fornecer oportunidades para que os colaboradores desenvolvam novas competências e cresçam em suas carreiras, você pode mostrar a eles que valoriza suas contribuições e deseja que eles façam parte do negócio no longo prazo. Isso fará com que se sintam mais realizados e sejam mais produtivos.

8. Conte com a tecnologia

Não há dúvida de que o engajamento dos funcionários é indispensável para o sucesso dos empreendimentos. A maneira mais eficaz de manter os colaboradores engajados é fazer uso de tecnologias que facilitem as rotinas e automatizem cada processo burocrático. Existem soluções que eliminam tarefas repetitivas e liberam os profissionais para atividades mais interessantes.

Há várias estratégias que a sua empresa pode usar, contudo, uma das mais eficientes é alavancar a tecnologia. A digitalização de quase todos os processos após o início da transformação digital modificou completamente o modo de atuação de empresários, fornecedores, clientes e parceiros. Aproveitar os benefícios da tecnologia é uma ótima opção para superar a concorrência.

Como medir o engajamento dos colaboradores?

Os gestores podem usar diversas maneiras importantes de medir o engajamento dos funcionários na organização. Um dos mais populares é a pesquisa que pode ser feita por meio de um formulário impresso ou pela Internet.

Observe adiante algumas maneiras para averiguar se os times estão engajados ou desmotivados!

Faça entrevistas

Procure ter uma ideia de como a sua equipe se sente em relação ao trabalho que realiza e à empresa. Avalie com calma o que motiva esses profissionais e tente criar as suas próprias estratégias que ajudarão a elevar a motivação deles durante o expediente. O envolvimento dos times pode ser medido ainda com simples entrevistas.

Monte grupos de conversa

Caso prefira, monte grupos para a troca de ideias ou pratique a observação direta. Para obter uma visão completa do engajamento dos funcionários, é possível usar uma combinação desses métodos. Você também pode perguntar aos talentos o quão engajados eles se sentem no trabalho e quais fatores contribuem para sua satisfação.

Fale sobre os resultados

Tenha conversas sinceras sobre os resultados do trabalho da sua equipe e analise quais funcionários se mostram insatisfeitos com as tarefas executadas. Os profissionais engajados normalmente demonstram mais motivação do que aqueles que não estão engajados em suas atividades. Chame aqueles que demonstrarem desinteresse para uma conversa pessoal e descubra o motivo da frustração.

Tenha conversas descontraídas

Alguns outros métodos incluem a implementação de check-ins com os colaboradores ou conversas mais descontraídas com eles. Não envolver os funcionários pode levar a consequências negativas, como taxas de rotatividade mais altas e elevados custos para contratação e treinamento de novos talentos. Então, use todas as táticas para criar o comprometimento necessário entre os times.

Estabeleça metas

Uma forma de medir o engajamento é estabelecer metas que envolvam os interesses dos funcionários e se alinhem aos valores da empresa. Com isso, os talentos sentirão que trabalham para algo importante, por exemplo, melhor atendimento ao cliente. Monitore o alcance das metas, o aprendizado e o crescimento pessoal conforme as habilidades de cada colaborador.

Quais são os exemplos de ações de engajamento?

Um bom gestor precisa refletir e realizar ações de motivação e engajamento dos colaboradores. Chame os funcionários para que participem ativamente do estabelecimento de metas do time. Isso fará com que se sintam responsáveis e estejam mais motivados para provar a sua capacidade de atingir os objetivos discutidos e determinados em grupo.

Disponibilize a todos as informações sobre o plano de carreira formulado pela empresa. Desse modo, todos terão ciência de que o seu esforço poderá levá-los a um patamar mais elevado e manterão o foco no desenvolvimento de novas habilidades. Promova os talentos com base em suas competências e merecimento, para demonstrar que os esforços valem a pena.

Invista na criação de programas de reconhecimento, bônus ou outras vantagens fornecidas regularmente. Crie um ambiente de trabalho mais envolvente e motivador para os colaboradores, de modo que se sintam estimulados a aumentar a produtividade e a aderir à cultura da empresa. Não negligencie as oportunidades de motivá-los e permita que eles façam aquilo que gostam.

Quais as consequências de não engajar os colaboradores?

Se você não fizer um esforço para envolver os seus funcionários, provavelmente verá um declínio na produtividade e na criatividade. Os colaboradores adoecem, há um aumento das faltas e pedidos de demissões constantes. O resultado da sua empresa também será afetado, pois os talentos desengajados são menos propensos a fornecer produtos e serviços de qualidade.

Finalmente, os parceiros notarão a diferença e poderão levar os seus negócios para outro lugar. Muitas empresas acreditam que a falta de engajamento se deve simplesmente à preguiça ou a apatia por parte de seus funcionários. No entanto, pode ser que eles estejam trabalhando demais em tarefas que não estão alinhadas com seus pontos fortes ou paixões.

Aplique as sugestões fornecidas ao longo deste conteúdo e favoreça o crescimento da sua organização, descobrindo o que precisa ser feito para motivar cada talento.

Para auxiliar em suas rotinas de Recursos Humanos e trazer as principais medidas de avaliação e gestão de pessoas, conte com o Grupo Seres. Atuamos em todo o país, proporcionando um RH mais eficiente, seguro e atualizado com as novas tecnologias, além de uma perspectiva de atendimento humanizado e processos customizados de acordo com as demandas da sua empresa. Fale conosco

 

 

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: