O que é desenvolvimento profissional e o que é importante para ele?

o que é desenvolvimento profissional

Atualmente, cada vez mais, temos nos deparado com um mercado de trabalho altamente competitivo, em que, via de regra, um número significativo de profissionais se candidata para o preenchimento de uma só posição em aberto. Além disso, com a contínua evolução que abarca as mais diversas áreas e as inovações constantes provenientes da presente era de transformação digital na qual vivemos, é esperado que a concorrência continue aumentando.

Nesse sentido, embora a experiência e a formação sejam fatores importantes para se destacar nos processos de recrutamento e seleção (R&S), quem não acompanhar as atualizações do seu setor de atuação eventualmente acabará por ficar para trás. Por isso, é tão fundamental não apenas entender o que é desenvolvimento profissional nesse contexto, mas de que forma colocá-lo em prática.

Nas próximas linhas, vamos abordar o tema mais detalhadamente. Continue a leitura!

Afinal, o que é desenvolvimento profissional e por que é tão essencial nos dias de hoje?

O desenvolvimento profissional é, em regra, um dos principais objetivos da maior parte dos trabalhadores que investem continuamente na própria qualificação e visam a alcançar uma carreira bem-sucedida. No entanto, partindo dessa ideia, surge o questionamento: por que há quem chegue tão longe, enquanto outros parecem “patinar” no mesmo lugar, sem conseguir progredir?

O fato é que o “segredo” do sucesso está estreitamente relacionado às estratégias traçadas e colocadas em prática e, em alguns casos, inclusive nas oportunidades que cada um cria para si mesmo. Não raramente, obstáculos surgirão no percurso, mas é a disposição de “driblá-los” e seguir em frente que será determinante para continuar a caminhada e chegar ao destino.

É indiscutível: o mercado de trabalho está, sim, cada vez mais exigente, apresentando um sem-número de novas demandas a todo momento, o que só nos mostra por que é tão essencial se manter competitivo e preparado. Mas, em contrapartida, as chances de evolução e crescimento existem, especialmente para quem compreende que o desenvolvimento profissional implica deixar a zona de conforto e adotar uma postura mais proativa, assumindo o protagonismo da própria trajetória.

Então, na prática, trata-se de ampliar os conhecimentos, aperfeiçoar as habilidades e competências preexistentes e, é claro, direcionar os esforços para aprimorar os pontos ainda vulneráveis. Ou seja, envolve um conjunto de iniciativas construtivas que levam os profissionais à superação dos seus limites e, consequentemente, a uma escalada de êxito.

Quais são os principais fatores associados ao desenvolvimento profissional?

Nos dias de hoje, o domínio técnico — ainda que seja relevante — já deixou de ser um elemento suficiente para progredir profissionalmente. Um bom posicionamento no mercado requer habilidades mais bem elaboradas e que o tornem apto a enfrentar as pressões, os desafios e as dificuldades que surgem diariamente no âmbito organizacional.

Por isso, a seguir, vamos elencar os fatores-chave que se tornaram imprescindíveis para o desenvolvimento profissional:

headhunting
  • networking — que é fundamental para estabelecer conexões com outros profissionais e, a partir disso, estar a par das oportunidades, firmar parcerias e até trocar experiências;
  • inteligência emocional — afinal, quem é capaz de gerir as próprias emoções transmite um excelente nível de maturidade profissional e de autocontrole;
  • mentalidade voltada à inovação — que, geralmente, está presente em profissionais que são receptivos ao novo e aos desafios, que sabem atuar em equipe e que não têm medo de falhar, já que os resultados provêm da capacidade de tornar a imaginação uma realidade;
  • facilidade de comunicação — que é essencial para trazer mais clareza aos diálogos, especialmente no momento de expor os próprios pontos de vista, prezando sempre pela assertividade e pelo uso de argumentos consolidados e mantendo o respeito ao posicionamento dos pares.

O que é necessário levar em consideração para dar início a esse processo?

Agora que você já entendeu o porquê de ser tão importante investir continuamente no próprio desenvolvimento profissional e viu como são diversas as competências que as empresas vêm buscando nos candidatos para integrar a sua força de trabalho, é hora de conhecer algumas iniciativas que o ajudarão a seguir rumo à excelência na sua carreira.

Trace objetivos

Você já refletiu sobre o que o impulsiona a seguir adiante? A realidade é que cada um tem as suas próprias razões para vencer as lutas diárias e, por essa razão, a motivação intrínseca é imprescindível, já que funciona como uma “mola propulsora” que nos leva a avançar.

Os propósitos nos guiam a todo momento, nos mais variados âmbitos. Logo, se você deseja alcançar um patamar mais elevado na sua carreira, é imperativo estabelecer aonde quer chegar, traçando os seus objetivos.

Mantenha o foco

A procrastinação é um problema bastante comum e, não raramente, está relacionada ao medo de falhar. No entanto, ceder ao impulso de “deixar para depois” — seja o que for — pode atrapalhar significativamente o seu desenvolvimento profissional, retardando-o.

Portanto, evite ao máximo perder o seu foco e não permita que as distrações que surgem ao longo do caminho desviem você do percurso que o levará ao destino desejado. Novamente, é necessário investir na automotivação, pensando na satisfação pessoal que você sentirá ao atingir o seu objetivo.

Amplie a sua percepção

É possível que um profissional de alto desempenho e com um excelente domínio técnico, mesmo após uma promoção, não consiga se destacar, correndo o risco de ter a sua progressão na carreira minada. Em muitos casos, isso acontece porque as novas habilidades inerentes à nova posição ocupada não são desenvolvidas.

Por essa razão, é necessário ser capaz de enxergar o todo. É indispensável, por exemplo, que você esteja sempre atento tanto à dinâmica do seu setor de atuação quanto ao funcionamento da empresa como um todo.

Como vimos, entender o que é desenvolvimento profissional e a sua importância no mercado de trabalho atual é apenas o ponto de partida para alcançar o sucesso. Atingir a excelência na carreira requer não somente a ampliação das suas habilidades — a exemplo da inteligência emocional e da mentalidade voltada à inovação —, mas também o exercício de um papel de protagonismo na própria trajetória, “driblando” os obstáculos e perseguindo uma escalada de êxito.

A leitura foi produtiva? Então, aproveite a visita para compartilhar o texto nas redes sociais e auxiliar os seus contatos a trilharem a própria jornada de sucesso.

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: