O que é job description? Saiba qual a importância e como fazer

job description

Encontrar o candidato certo para uma posição na empresa pode ser um desafio. Um dos passos mais importantes para vencê-lo começa na hora de descrever a oportunidade em aberto para os talentos em potencial. É aí que entra a job description ou, em português, descrição da vaga.

O termo, muito usado pela área de Recursos Humanos, consiste em descrever as atividades, competências e habilidades necessárias para determinada vaga na empresa.

Uma job description deve conter, entre outros pontos, qualificações para a função, tarefas a serem executadas e benefícios oferecidos. Neste post, entenda o que é uma job description, sua importância e como fazer.

O que é job description?

Uma job description é a atividade em que se listam as informações sobre uma posição de trabalho em aberto na empresa. Ela contém, entre outros pontos, qualificações necessárias, competências, atividades que serão exercidas, diferenciais que o candidato pode ter e benefícios oferecidos.

Uma job description completa e alinhada com a missão, visão e valores da empresa faz toda a diferença na busca pelos melhores candidatos. Afinal, uma descrição detalhada evita que pessoas não qualificadas apliquem para a vaga.

Além disso, reforçar pontos como as principais características da empresa aumenta as chances de atrair talentos que realmente tenham fit com a marca.

Qual a importância de ter uma boa descrição de vaga?

A etapa de recrutamento e seleção é essencial para a área de Recursos Humanos. Atrair não só os candidatos mais qualificados como, também, aqueles alinhados com os valores da marca é algo que facilita o processo seletivo e evita atrasos no preenchimento de vagas.

Nesse sentido, ter uma boa descrição de vaga faz toda a diferença. Veja porque vale a pena investir nesse ponto.

Atrair candidatos alinhados com a marca

Ter uma job description completa e bem-feita ajuda a atrair talentos que realmente tenham identificação com a marca. Ao colocar uma descrição da empresa e um resumo do dia a dia que o candidato terá trabalhando já aumenta as chances de receber currículos de pessoas que se identifiquem com a rotina e com a personalidade da marca.

Manter a boa reputação da empresa

Foi-se o tempo em que a busca por empregos era feita pelo jornal. Atualmente, o recrutamento on-line está em alta. Com isso, é ainda mais importante investir em uma job description que venda a empresa de forma positiva e represente bem sua essência.

Uma descrição genérica ou mal escrita pode comprometer a reputação da marca ao causar uma péssima impressão em quem tem acesso à vaga.

Controlar a quantidade de currículos recebidos

Um job description completa, que lista todas as qualificações necessárias para a posição, assim como os benefícios oferecidos, pode reduzir substancialmente a quantidade de currículos recebidos.

Isso facilita o processo de seleção, já que, a princípio, só os candidatos que preenchem os requisitos e/ou que se interessam pelo que a vaga tem a oferecer buscarão concorrer à oportunidade.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Como fazer uma job description campeã?

Agora que você já sabe a importância de uma boa job description, fica a pergunta: como fazer uma boa descrição? Antes de tudo, é preciso garantir que ela contenha pontos indispensáveis, como informações sobre a empresa, qualificações necessárias e responsabilidades da função.

Benefícios e tópicos importantes para o candidato, como tipo de contratação, também não podem ficar de fora. Veja como fazer uma job description campeã e facilitar sua gestão de vagas.

Fale sobre a empresa

Uma boa job description precisa, antes de tudo, apresentar a empresa que está contratando. Nesse sentido, é importante colocar um breve resumo da história do negócio, suas principais características, áreas em que atua etc.

Nesse tópico vale também mencionar, por exemplo, se a marca é reconhecida entre as melhores para trabalhar, se recebeu prêmios importantes e, ainda, sua missão, visão e valores.

Especifique as qualificações necessárias

Depois de apresentar a empresa, é preciso especificar para os candidatos em potencial quais são as qualificações necessárias para concorrer à vaga. Formação, certificações e experiência necessárias devem ser citadas de forma clara e objetiva. Liste também as soft skills que fazem a diferença.

Cite as responsabilidades da função

Um job description também deve ter as responsabilidades do cargo. Desafios da posição e principais atividades que o profissional terá no dia a dia, por exemplo, devem ser explicitadas. O ideal é ser o menos genérico possível para, assim, atrair pessoas que realmente consigam executar as tarefas necessárias para a posição.

Liste os benefícios

Depois de listar o que espera do candidato é essencial, descreva o que a empresa tem a oferecer. Uma job description deve mostrar para o talento o que ele ganhará ao escolher trabalhar para aquela marca.

Nesse sentido, é importante descrever não só benefícios básicos, como vale-alimentação e plano de saúde, como outros menos convencionais, como horário flexível e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Coloque informações importantes para o candidato

Por fim, uma job description campeã contém também informações importantes para qualquer candidato que está escolhendo uma empresa para trabalhar, como formato de contratação (CLT ou PJ, por exemplo). É essencial, ainda, falar sobre horário de trabalho e, também, se a vaga é para atuação presencial, híbrida ou home office.

Seja o mais específico possível

Uma job description campeã é o mais específica possível. Nesse sentido, é importante não indicar o cargo de forma genérica, nem esquecer de listar atividades que a empresa espera que o profissional execute. Um outro ponto importante é descrever requisitos razoáveis para a posição que está em aberto.

Investir tempo em uma job description não só agiliza o processo de seleção como é um passo essencial para atrair os melhores talentos para a empresa. Uma descrição de vaga completa valoriza a imagem da empresa e, ainda, aumenta as chances de contratar profissionais que tenham alinhamento com os valores da marca.

Por isso, é essencial não esquecer de nenhum ponto importante na descrição, como perfil da empresa, qualificações necessárias, responsabilidades do cargo e benefícios. Dessa forma, você agiliza o processo de seleção e aumenta a chance de preencher a vaga com o melhor talento para a posição.

Sabemos que não é fácil acertar 100% no Job Description, ainda mais na correria do dia a dia. Por isso, queremos dizer que pode contar conosco para ajudar na implementação. O Grupo Seres é autoridade em consultoria de RH já por quase 60 anos, sempre se atualizando e trazendo o que há de melhor para os processos. Estamos à disposição, fale conosco aqui .

 

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp