Quais são seus pontos fortes? Saiba o que responder em uma entrevista de emprego

quais são seus pontos fortes

Você saberia responder quais são seus pontos fortes se um recrutador fizesse essa pergunta em um processo seletivo? Esse é um dos questionamentos mais comuns que aparecem durante uma entrevista de emprego e, por isso, é muito importante que você se prepare para respondê-lo de uma maneira satisfatória.

Os pontos fortes, também chamados de pontos positivos, são as principais qualidades que um profissional tem. É tudo aquilo que uma pessoa faz bem e que a destaca da maioria. Se você ainda tem dúvidas sobre como falar dos seus, este post é para você! Nele, mostraremos algumas dicas para você se sair bem em qualquer processo seletivo.

Acompanhe!

Foque a resposta no que a empresa em questão procura

Toda empresa procura um perfil específico de profissional, que possa se adequar melhor à cultura de trabalho que ela pratica. Além de boa qualificação técnica na área — que às vezes é considerado como o mínimo necessário —, é preciso que o candidato demonstre que tem a personalidade certa para esse cargo.

Por isso, uma boa dica é pesquisar sobre a empresa antes mesmo de comparecer ao processo seletivo. Assim, você conhecerá sobre os valores dela, a maneira que trabalha e conseguirá falar sobre os seus pontos positivos, que mais se encaixem no que os recrutadores procuram.

Para o cargo em questão, o processo também é parecido. Basta pesquisar um pouco sobre quais são as habilidades e as competências mais importantes para ele e, a partir daí, tentar perceber quais são as mais importantes que você já tem. Depois, é só esperar o momento certo na entrevista para falar sobre eles. Os recrutadores costumam deixar algumas brechas para que você fale durante o processo, você só precisa ficar atento.

Tenha sempre honestidade

Todo e qualquer processo seletivo é uma ótima oportunidade para o recrutador conhecer mais sobre as características de cada um dos candidatos. Só assim, é possível que a empresa encontre o profissional ideal para a vaga em questão. Por esse motivo, a sinceridade é um ponto muito forte.

Se existe um fator que faz com que o candidato perca a chance de conseguir a vaga é se ele tentar manipular a entrevista de alguma maneira. Então, quando o entrevistador perguntar quais são os seus pontos positivos — ou até mesmo os negativos —, responda com honestidade.

Um hábito muito comum é o de mentir em relação aos cargos que ocupou ou sobre os trabalhos que realizou. Lembre-se de que essas informações são muito fáceis de serem verificadas e que é comum que o RH faça esse tipo de checagem. Se os responsáveis descobrirem que você mentiu, será desclassificado na mesma hora.

Use o anúncio da vaga para orientar a sua resposta

O anúncio da vaga em questão é um ótimo ponto de partida para que você comece a estruturar a sua resposta. Isso porque ele já entrega muitas pistas sobre qual perfil comportamental e profissional a empresa procura. Pense, por exemplo, em uma vaga que as características desejadas sejam um perfil criativo, flexível e proativo, facilidade no trabalho em equipe e boa comunicação interpessoal. Ao mesmo tempo, os conhecimentos necessários incluem familiaridade com metodologias ágeis.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

O que você pode tirar dessa descrição? Que a empresa procura alguém que tenha esse perfil e que conte com essas habilidades — se não todas, pelo menos a maioria delas. São essas informações que você pode usar como base para explicar quais são seus pontos fortes sem precisar mentir.

Contextualize os pontos positivos com exemplos reais

Um dos principais fatores de um processo seletivo bem-sucedido é conseguir comprovar os seus pontos fortes. Falar que você é bom em uma habilidade específica não significa muito se não tiver um bom — e verdadeiro — exemplo real sobre alguma situação que aconteceu durante suas experiências profissionais.

Para isso, conte algum caso que ilustre as suas experiências, assim como a sua capacidade de resolução de problemas. Todo profissional já vivenciou situações muito parecidas em outros trabalhos, então você também deve ter boas histórias para contar.

Lembre-se de que não é necessário fazer uma narrativa cinematográfica. Às vezes, uma simples solução que você conseguiu colocar em prática ou mesmo um acontecimento comum já podem demonstrar a sua capacidade. Tente relembrar desses fatos relevantes antes do processo seletivo e as use para adicionar outros pontos positivos no seu currículo.

Mostre que você tem um bom autoconhecimento

Quando o recrutador perguntar sobre as suas qualidades e pontos fortes, não precisa fazer uma relação imensa de tudo aquilo que você sabe que é e faz. Nessa etapa, é importante que você tenha autoconhecimento — uma ótima soft skill para você desenvolver, aliás —, mas ao mesmo tempo saiba discernir quais são os seus maiores atributos dentro de todos os que tem.

O ideal é falar apenas sobre os pontos que tenham uma aderência real à vaga. Uma boa dica é escolher de uma a três qualidades. Todas elas precisam ser muito bem selecionadas, já que precisam reforçar sua imagem e desempenho profissional e, além disso, agregar pontos que façam você avançar na corrida pela vaga oferecida.

Lembre-se de que os pontos fortes podem falar por você

Algumas vezes, você nem precisará pontuar seus pontos fortes — já que se apresentarão de uma maneira natural. Como exemplo, a pontualidade é muito marcante — alguém que não consegue cumprir o horário do processo seletivo costuma não ser bem-visto.

A vestimenta também é importante e demonstra que você leva esse código a sério — outro ponto forte. Empresas mais formais exigem roupas no mesmo estilo. Já se a entrevista for em uma instituição mais informal, é recomendável adotar roupas que sejam mais discretas, mesmo que os colaboradores se vistam com camiseta, chinelo e bermuda.

Todas essas dicas servem para ajudar você a não se preocupar quando um recrutador questionar seus pontos fortes em um processo seletivo. Como você viu, é importante saber quais são os mais relevantes, para que você não tenha que pensar somente quando surgir o questionamento. Para isso, você pode anotá-los em uma lista previamente ou, até mesmo, perguntar para as pessoas mais próximas se ainda estiver em dúvida.

Você procura por uma nova colocação no mercado de trabalho? Então, acesse o nosso portal e conheça todas as oportunidades disponíveis!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: