Software para RH: por que é importante automatizar os processos de RH?

Software para RH
83 / 100 SEO Score

A gestão de recursos humanos passa por uma forte transformação digital. Hoje, com a ajuda da tecnologia, muitos processos de RH podem ser facilitados ou até automatizados. Contudo, na prática, quais os benefícios disso? Qual a importância do software para RH?

Existem tantos benefícios quanto é possível imaginar, como o aumento da velocidade das tarefas e a redução do número de erros. Tais vantagens, juntas, contribuem para a construção de um setor mais moderno, ágil e enxuto, bem como para o crescimento da organização.

Neste artigo, explicamos detalhadamente o que é software para RH e quais tipos podem ser adotados no setor, também explicamos a importância do tema.

Boa leitura!

O que é um software para RH e quais os tipos?

O software para RH é uma solução tecnológica dedicada à melhoria de uma determinada tarefa de gestão de recursos humanos, como o recrutamento de um colaborador, a avaliação de desempenho de toda a equipe de trabalho ou a execução de rotinas de pessoal.

Na prática, existem muitos tipos e objetivos para softwares para RH. Alguns deles são para:

O mais interessante é que, frequentemente, os softwares para RH avançam muito, permitindo a condução de novas atividades e a administração de mais recursos empresariais.

Além disso, com softwares de ponta, já é possível automatizar atividades. Ou seja, deixar o trabalho a cargo da máquina, enquanto o líder de RH cuida do que é estratégico e exige mais criatividade e atenção. Isso implica em muitos benefícios, explicamos no tópico seguinte.

Por que é importante automatizar os processos de RH?

Há muito tempo a gestão de pessoas deixou de ser vista como uma obrigação. Hoje, é fator estratégico e pode resultar em vantagem competitiva ao empreendimento. No entanto, isso depende de um bom trabalho do setor de RH, o que exige precisão, rapidez e consistência, benefícios fornecidos pelos softwares de automação.

Veja, neste tópico, mais dos benefícios.

Aumenta a velocidade dos processos diários

Um primeiro benefício é o aumento da velocidade. Na medida que bons softwares são adotados, mais tarefas podem ser feitas em menos tempo. Em outras palavras, o RH torna-se mais ágil. Isso é importante tanto para a gestão de pessoas quanto para a empresa.

Veja, por exemplo, o processo de aquisição de novos talentos. Sem bons softwares, ele pode durar mais que o desejado. Esses sistemas otimizam etapas como o anúncio de vagas, triagem de currículos e envio de feedbacks, fazendo com que o gestor invista menos do seu tempo.

Reduz o número de erros e problemas indesejados

Ao longo do expediente, é possível que o RH cometa erros que prejudicam a rotina da gestão de pessoas, demandam retrabalho e oneram a empresa. Portanto, é preciso trabalhar continuamente para que haja mais qualidade e precisão no que é feito.

Novamente, o software para RH e seu respectivo potencial de automação podem ser de grande ajuda. Eles possibilitam que as tarefas diárias atendam a um padrão de qualidade previamente deliberado, reduzindo a margem de erro e a imprevisibilidade.

Um bom exemplo é o processo de avaliação de desempenho. Autonomamente, o software cruza uma enorme quantidade de dados e entrega um relatório final ao gestor. Tal processo não está sujeito ao erro humano, visto que segue um script e foi conduzido pelo sistema.

Fornece mais tempo para o estratégico

Por vezes, os gestores encontram-se ocupados com tarefas burocráticas e não conseguem efetivamente fazer o que é estratégico. Isso inibe muitos dos resultados desejados.

Os softwares ajudam a mudar isso. Como muitas tarefas, especialmente as mais básicas, são automatizadas, o gestor conta com mais tempo para focar no que é estratégico, lidar com sua equipe e promover melhorias. Assim, a gestão estratégica de pessoas ganha vida.

Cria uma gestão de pessoas mais humanizada

Hoje, uma temática muito importante é a experiência do profissional e a construção de relações de trabalho mais gentis, focadas em resultados do tipo ganha-ganha. Todavia, caso o RH não tenha tempo, precisão ou energia, a ideia de gestão humanizada perde força.

Tendo isso em vista, por mais paradoxal que possa parecer, a adoção de softwares de RH contribui para a humanização da gestão de pessoas. Graças à tecnologia e à automação, os talentos podem ser tratados individualmente, receber feedbacks únicos e mais precisos.

Isso não se limita apenas a quem já faz parte do quadro de trabalho. Veja, por exemplo, o processo de recrutamento. Um bom software pode automatizar o envio de feedback para todos os candidatos, garantindo que fiquem sempre informados e sejam bem orientados.

Como escolher o melhor software para RH?

Agora que entende o que é e qual a importância do software para RH, é preciso descobrir como escolher o melhor. Não é uma tarefa tão fácil, afinal de contas, atualmente existem muitas soluções disponíveis. Por isso, é preciso saber triar e decidir.

Há três coisas cruciais para uma boa escolha, são elas:

  • cobertura;
  • custo-benefício;
  • fornecedor.

Primeiro, você deve avaliar a cobertura do software de RH, isto é, o que ele realmente agrega à empresa e quais tarefas automatiza. Além disso, é necessário refletir sobre a relação custo-benefício, isto é, quanto você vai pagar e quanto terá de volta com a solução. Outro ponto é refletir sobre o fornecedor da tecnologia e sua capacidade de suporte. O ideal é buscar alguém especializado no assunto e com uma boa reputação no mercado.

Em muitos casos, o melhor é contar com consultores que já usem boas tecnologias e forneçam conhecimento aplicado para o seu negócio. Assim, além de obter os benefícios do software para RH e da automação, contará com o suporte qualificado.

Agora que você está por dentro do tema, lembre-se sempre de que softwares para RH oferecem uma série de vantagens à empresa, como o aumento da velocidade nas tarefas diárias e a redução do número de erros.

Então, gostou do artigo? Aproveite para entrar em contato conosco, descobrir mais sobre softwares para RH e entender como o Grupo SERES pode te ajudar.

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp