O que é um headhunter e como se tornar um?

o que é um headhunter

Você sabe o que é um headhunter? Cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais especializados nessa área e que atuem para facilitar a contratação de talentos para o negócio.

Por isso, esse é um mercado bastante interessante para quem está em busca de alocação profissional ou mudança de ares. Pensando em você que quer saber mais sobre o que é um headhunter e como se tornar um, preparamos um material completo sobre o assunto.

Confira a seguir!

O que é headhunter?

Headhunter (que pode ser chamado, em português, de “caça talentos”) é um profissional especializado em encontrar perfis profissionais tanto de alto nível, quanto aqueles que precisam ter um nível específico de qualificação, principalmente quando há questões técnicas específicas, para atuar em determinada área.

Qual o perfil do headhunter?

Para identificar se essa é uma área na qual você tem interesse em atuar, separamos as principais características do perfil profissional do headhunter. Veja a seguir.

Iniciativa

A iniciativa do headhunter quase flerta com a ousadia. Muitas vezes, saber o momento certo de prospectar um profissional insatisfeito com o atual local de trabalho poderá ser o pulo do gato para conseguir trazer esse talento para o negócio.

Por isso, ele precisa ser um profissional que tenha um bom feeling de tomar a iniciativa no momento certo, analisando qual a melhor abordagem caso a caso, para proporcionar bons resultados para a empresa contratante.

Liderança

Outro ponto importante do perfil de um headhunter é ter uma postura de liderança no dia a dia. Isso não quer dizer, necessariamente, gerenciar um time, mas ter um comportamento de quem está em cargos de alto nível.

Por exemplo, um líder está preparado para compreender a importância de análises de riscos e, assim, saber em qual momento vale a pena assumir a chance de um erro. Com isso, é possível ter melhores resultados para conseguir atrair aquele talento que poderia ser impossível sem isso.

Capacidade de negociação

Flexibilidade e capacidade de negociar são duas características fundamentais desse profissional. Isso porque, muitas vezes, o headhunter deverá negociar a saída de uma liderança da sua atual posição para assumir um novo cargo.

Para isso, ele precisa compreender quais são as questões e demandas daquele profissional para fazer uma proposta que seja persuasiva e que consiga atrair a atenção da pessoa.

Escuta ativa

Para conseguir proporcionar uma negociação eficiente e que realmente capte a atenção do talento, o headhunter precisa ter a capacidade de escuta ativa. Isso porque, muitas vezes, o que poderia ser um diferencial pode ser ouvido na fase de negociação e ser muito mais fácil de obter do que questões financeiras (por exemplo, um alto salário como liderança).

Por exemplo, um profissional pode ter o desejo de ter uma rotina mais flexível para ter melhor qualidade de vida, e o aumento do salário nem ser algo tão relevante. A partir da escuta ativa, o headhunter identifica isso e consegue fazer uma boa proposta.

Quais são as funções de um headhunter?

Outro ponto importante é conhecer também quais são as atribuições que um headhunter tem em seu dia a dia. Vejamos a seguir as principais delas.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Definir perfil junto à empresa

Em primeiro lugar, o profissional senta-se junto às lideranças da empresa e busca compreender quais são as demandas e questões envolvidas para aquele cargo específico. Com isso, é possível identificar o que é necessário para a realização daquela função naquele negócio.

Por exemplo, se a busca é por um CFO (Chief Financial Officer, ou executivo que atua como diretor financeiro), é preciso definir quais são as características que essa liderança deve ter tanto para o exercício dessa função específica quanto, também, de acordo com a cultura organizacional do negócio.

Estudar o mercado

O profissional também precisa acompanhar quais são as demandas e novidades do mercado, tanto de modo geral (ou seja, aquilo que atua sobre a área empresarial como um todo) quanto sobre áreas específicas.

Por exemplo, hoje, as lideranças precisam ter uma visão holística do negócio, bem como atuar com decisões orientadas por dados. Diante disso, o headhunter sabe que deverá encontrar perfis de pessoas que atuam dentro dessas diretrizes.

Além disso, há peculiaridades específicas que estão concernentes a cada área. Por exemplo, o setor de Tecnologia da Informação passou por diversas transformações, saindo de uma TI tradicional para uma mais moderna.

Um headhunter precisa compreender essas mudanças, pois trazer uma liderança com perfil de TI tradicional para uma empresa que já surge nesse contexto moderno pode trazer graves prejuízos para o negócio e atrapalhar a sua carreira, manchando o seu nome no mercado.

Negociar com o talento

Quando o profissional encontra um talento para uma vaga específica, ele deverá atuar, também, com a negociação, para que ele aceite o convite de trabalhar na empresa que contratou o caça talentos.

Isso envolve uma comunicação persuasiva e a capacidade de ouvir as demandas e expectativas daquele profissional e, assim, identificar quais são as questões que podem favorecer uma negociação.

Como dissemos, nem sempre um salário melhor do que o posto anterior será um diferencial. Às vezes, a questão mais importante poderá ser uma jornada flexível de trabalho, e é possível intervir junto à contratante para obter essa possibilidade, fechando, assim, o recrutamento com o talento.

Analisar os perfis nos processos seletivos

Outra possibilidade de atuação deste profissional é estar diretamente envolvido em processos seletivos abertos. Neste caso, ele atuará em conjunto com os demais profissionais do RH para acompanhar quem é o mais indicado para ser contratado.

Para isso, ele poderá contar com diversas ferramentas de avaliação, entre elas:

  • avaliação psicológica;
  • análise de currículo;
  • análise de portfólio;
  • busca de recomendações de ex-colegas de trabalho;
  • análise de resultados obtidos em suas atividades;
  • testes on-line;
  • dinâmicas em grupo, entre outros.

Como se tornar um headhunter?

Se um headhunter está sempre em busca de pessoas altamente qualificadas para cargos específicos, é preciso que ele, também, seja um profissional capacitado para cumprir suas funções.

Não há uma graduação específica para atuar na área, mas é comum que os profissionais sejam especializados em RH, coaching e sempre estejam se atualizando com os melhores cursos sobre gestão de pessoas.

Agora que você sabe o que é um headhunter e como se tornar um, invista nessa carreira. Muitas empresas estão em busca desses profissionais para conseguir formar um time de sucesso, e pode ser uma ótima oportunidade para seu crescimento profissional.

Quer mais dicas sobre o setor de RH, gestão de pessoas e temas afins? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp