Saiba quais são os principais pilares do bem-estar dos colaboradores

bem-estar dos colaboradores

Bem-estar é um termo referente às avaliações subjetivas e as experiências emocionais vivenciadas no cotidiano. O conceito tem relação com o modo como as pessoas se sentem diante de situações de rotina. No ambiente de trabalho, o conforto e a tranquilidade são aspectos fundamentais para uma boa produtividade.

Um colaborador que se sente seguro e acolhido se sente mais motivado em realizar suas funções, entregar melhores resultados e se empenhar. Sendo assim, o clima favorável é primordial para que as empresas funcionem de forma adequada e se tornem lucrativas. Diante disso, os gestores precisam se preocupar com o bem-estar dos colaboradores, para que todos tenham retornos positivos.

Deseja compreender a importância do bem-estar dos colaboradores e quais os principais pilares? Continue a leitura!

Entenda o que é o bem-estar dos colaboradores

Como já foi dito, bem-estar é uma palavra usada para representar a satisfação de necessidades humanas, físicas e sensoriais. No universo corporativo, trata-se de ter sensações agradáveis durante a execução das rotinas em um ambiente laboral. Significa sentir contentamento e prazer ao realizar as atividades delegadas pelos líderes durante o expediente de trabalho.

Compreenda a importância do bem-estar dos colaboradores

Existem alguns pilares que auxiliam na manutenção do bem-estar dos trabalhadores. Eles servem de base para manter o psicológico, o mental e o físico dos colaboradores equilibrados diante de adversidades que ocorrem durante a vida. Esses parâmetros devem ser priorizados pelos líderes que pretendem trabalhar com equipes bem estruturadas.

Veja a seguir os mais relevantes!

Social

O pilar social engloba o desenvolvimento de bons relacionamentos no ambiente empresarial. As amizades são importantes na vida pessoal e no trabalho, visto que podem trazer felicidade no decorrer do tempo. Os grupos de interesses pessoais ou as comunidades no trabalho ajudam a promover a sensação de pertencimento e melhora o comprometimento com a organização.

É um parâmetro que se relaciona com as tarefas feitas pelo trabalhador em conjunto com os demais colaboradores. Um gestor experiente sabe que os profissionais têm papéis distintos na comunidade, na família e na empresa, os quais precisam ser considerados. Abra um espaço para que os times participem de integrações e troquem feedbacks. Conheça bem os seus colaboradores e tenha uma boa relação ou comunicação com eles.

Físico

Esse pilar está mais ligado ao estilo de vida que os colaboradores de uma empresa preferem adotar. Os profissionais podem optar pela prática de exercícios físicos, alimentação saudável e cuidados com o sono, se forem orientados nesse sentido. Já as estruturas físicas devem oferecer iluminação, qualidade do ar, ventilação, acústica, temperatura e opções de alimentação.

O parâmetro físico abarca a saúde física dos trabalhadores que atuam em um ambiente confortável, seguro e ergonômico. Nele ainda estão incluídas as medidas executadas para evitar doenças ocupacionais e acidentes que podem prejudicar os colaboradores.

A inconformidade, a negligência ou a imprudência conseguem gerar afastamentos, quedas na produtividade e faltas inesperadas. Se a empresa não estiver cumprindo as leis vigentes e ocorrer um acidente ou o trabalhador desenvolver uma doença ocupacional, é muito provável que enfrente problemas legais.

Financeiro

Um pilar de grande relevância é o que englobas as questões relativas à saúde financeira dos colaboradores. Os problemas com as finanças causam muito estresse nos ambientes de trabalho e dificuldades de relacionamento, bem como atrapalham a saúde dos profissionais. Tenha cuidado para fornecer salários apropriados e insista para aprenderem a gerenciar esses recursos.

headhunting
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Uma iniciativa interessante é a criação de um programa de educação financeira para os integrantes dos times. Contudo, o planejamento precisa ser feito de modo personalizado, de acordo com o momento, as condições e os ganhos de cada profissional.

Para evitar o endividamento dos trabalhadores, disponibilize uma consultoria para planejamento orçamentário e para investimentos. Por outro lado, os salários devem ser justos para todos os colaboradores, independentemente de raça, sexo ou preferências. Evitar o preconceito e manter a igualdade no ambiente de trabalho é crucial para assegurar o bem-estar dos profissionais.

Mental

Os cuidados com a saúde psicológica ou psíquica dos funcionários estão abrangidos pelo pilar mental. Essas questões precisam ser consideradas dentro e fora da empresa, já que impactam de forma considerável o bem-estar dos trabalhadores. Caso as circunstâncias não colaborem, os profissionais podem desenvolver ansiedade, depressão e síndrome de burnout.

O aspecto mental interfere na qualidade dos serviços dos colaboradores e atrapalha a sua produtividade diária. Por esse motivo, as organizações precisam escutar as opiniões dos trabalhadores, oferecer suporte emocional e promover ações de conscientização. A gestão, por sua vez, deve atentar-se a essas questões e criar estratégias adequadas para motivar as equipes.

Confira as ações que ajudam a melhorar essa questão

O bem-estar e a saúde dos profissionais é fundamental para o bom andamento das atividades organizacionais. O setor de gestão é responsável por atuar juntamente com as lideranças para valorizar os talentos que fazem parte da empresa. Observe, abaixo, as principais ações que podem ser feitas pelos líderes para prevenir uma série de dificuldades.

Foco em saúde mental

Adote programas voltados para a criação de saúde mental dos funcionários. Isso é essencial para demonstrar o respeito da empresa com os seus colaboradores. Por exemplo, ofereça treinamentos sobre desenvolvimento pessoal e atendimento psicológico gratuito para as equipes. Dê feedbacks continuamente e procure aumentar a autoestima dos profissionais por meio do reconhecimento.

Seja claro e objetivo ao lidar com os trabalhadores e tente inspirá-los, em vez de fazer críticas não construtivas. Valorize os bons resultados obtidos e tire todas as dúvidas que surgirem diariamente. Faça o que tiver ao seu alcance para diminuir a exaustão mental e controlar os níveis de estresse, que geram privação do sono e pressão.

Sem cobranças excessivas

Rotinas engessadas, conflitos e excesso de cobranças causam estresse nos profissionais, que podem acabar desenvolvendo enfermidades físicas e emocionais. Elas desmotivam os times, afetam o ambiente de trabalho e levam muitos talentos a procurar outras oportunidades no mercado.

Invista em recursos, salas de jogos e de descompressão, para reduzir a pressão sobre os colaboradores. Os líderes precisam ter uma boa organização do calendário da empresa, estipular uma demanda de trabalho adequada para cada funcionário e datas de entregas que sejam plausíveis.

Estruturação de bons planos de carreira

Uma maneira de manter os profissionais engajados é ofertar possibilidades de crescimento profissional e pessoal. Demonstre que há oportunidades para alavancar a carreira e que surgirão novos espaços a serem preenchidos na organização. Os colaboradores estagnados perdem a motivação e o interesse em produzir excelentes resultados. Então, estruture planos com salários e cargos atrativos.

Adoção de práticas saudáveis

Crie políticas para favorecer práticas saudáveis, que elevem o bem-estar dos profissionais. Considere que a saúde física requer atenção ou impactará negativamente a produtividade e a lucratividade do negócio. Os colaboradores ativos que aderem aos exercícios e preferem alimentos naturais tendem a se sentir mais dispostos. Faça parcerias com academias, incentive pausas para esticar o corpo, manter a postura correta e descansar os olhos do computador.

Agora, você já sabe quais são os principais pilares do bem-estar dos colaboradores. Todas as questões mencionadas neste conteúdo podem impactar diretamente a empresa e trazer consequências desagradáveis. Invista na saúde dos seus colaboradores e melhore a qualidade de vida deles, sempre respeitando seus diferentes pontos de vista e permitindo a inclusão.

Gostou do conteúdo? Então, confira os nossos outros artigos que tratam de temas semelhantes e fornecem excelentes dicas para o desenvolvimento da sua empresa!

ebook headhunting
BannerChecklist 02 v4
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: