Carteira de trabalho digital: como funciona e o que saber sobre ela?

carteira de trabalho digital como funciona

A Carteira de Trabalho Digital foi planejada para registrar as experiências de trabalho dos profissionais dentro de um único aplicativo. Ela facilita a vida do trabalhador, que pode ter esse documento em mãos para consultá-lo sempre que necessitar. Trata-se de uma versão eletrônica da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) impressa.

O objetivo da criação desse documento, que pode ser acessado por meio da Internet, é possibilitar o acesso de empregados e empregadores a qualquer momento e de qualquer lugar. Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a Carteira de Trabalho Digital, além de fornecer detalhes sobre essa documentação e suas vantagens.

Quer entender para que serve e como é possível fazer a Carteira de Trabalho Digital? Continue a leitura e fique por dentro!

Saiba o que a carteira de trabalho digital

Carteira de Trabalho Digital é um documento que comprova a relação empregatícia entre trabalhador e empregador. Nela ficam registradas todas as informações referentes aos empregos de uma pessoa, por exemplo, empresa contratante, cargo, salário, férias, data de admissão e de demissão, além de outros dados que compõem uma relação empregatícia.

O documento é usado para fins previdenciários e trabalhistas e serve como garantia de que os funcionários receberão os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O seu preenchimento é obrigatório quando é efetuada uma contratação em regime celetista por empresas privadas, terceirizadas ou prestadoras de serviços temporários.

Veja como funciona a carteira de trabalho digital

Ela segue as regras da Portaria nº 1.065/2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. Essa legislação impõe regras detalhadas sobre o funcionamento desse documento no formato eletrônico. A norma dispõe que todos os brasileiros inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) podem fazer a sua habilitação.

O documento já existe, basta o trabalhador habilitá-lo e começar a acompanhar os seus dados pelo site do governo ou por meio do aplicativo em seu celular. A Carteira de Trabalho Digital funciona da mesma maneira para empregadores que continuarão a fazer os registros de admissão, demissão e demais anotações, usando a Internet e o CPF do funcionário.

Compreenda os detalhes da carteira de trabalho digital

A Carteira de Trabalho Digital não tem um número específico, pois a sua numeração corresponde ao CPF do colaborador. Para identificá-lo, é necessário fazer o login no aplicativo do documento e a leitura dos dados que estarão no topo da tela, logo abaixo do nome do trabalhador.

Veja, a seguir, os principais pontos desse moderno instrumento!

Vantagens

Um dos principais benefícios da Carteira de Trabalho Digital é a rapidez na emissão do documento, o acesso fácil às informações sobre qualificações e de contratações de trabalho. A documentação integra as bases de dados do Ministério da Economia, reduz o tempo de atendimento aos trabalhadores, permite o aproveitamento de vagas disponíveis e a fiscalização dos vínculos trabalhistas.

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Finalidades

O documento possibilita aos usuários o acompanhamento dos seus contratos de trabalho e permite a solicitação de seguro-desemprego. Outra possibilidade é a visualização do calendário de pagamento do benefício emergencial e do abono social, bem como o compartilhamento das informações da Carteira de Trabalho Digital para provar experiência profissional decorrente de atividades já desenvolvidas pelo profissional.

Mudanças significativas

Uma das mudanças da Carteira de Trabalho Digital em comparação à antiga CTPS é que ela não contém número de identificação com oito dígitos e nem da sua série. No site do Cadastro Geral de Empregadores (CAGED), os empregadores agora usam o número do CPF onde era inserido o número da CTPS e, na série, os seus últimos quatro dígitos.

No espaço para a informação de UF, os gestores registram o estado onde está situada a empresa empregadora ou a Unidade Federativa na qual o trabalhador desempenha a sua função. Os processos de demissão e admissão se tornaram mais ágeis e seguros com a facilidade de identificação dos profissionais. A assinatura da Carteira de Trabalho Digital agora é digital.

Assim que a empresa lança uma nova admissão no eSocial, o ato passa a valer como assinatura da Carteira de Trabalho Digital, sem ter a necessidade de inserir assinatura física. O uso desse sistema do governo federal simplifica e unifica a entrega das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais, por meio de um ambiente virtual.

Emissão do documento

A Carteira de Trabalho Digital pode ser emitida gratuitamente de forma online com o uso de um celular ou um computador. O trabalhador tem a opção de baixar em seu dispositivo móvel o aplicativo da CTPS Digital por meio da loja de aplicativos do seu smartphone. Basta procurar o app do governo e fazer o download para Android ou IOS.

Os trabalhadores que não usam aparelho celular podem obter a sua Carteira de Trabalho Digital pelo site, ao realizar o login em sua conta ou ao fazer o cadastro no enderenço: acesso.gov.br. O Ministério da Economia oferece um passo a passo para que todos consigam obter o documento pelo aplicativo ou computador conectado à Internet.

Problemas na habilitação

Caso não consiga obter a sua senha de acesso pela Internet ou pelo aplicativo, você terá que procurar o seu banco. É possível resolver esse problema indo até uma unidade do Ministério da Economia ou a uma agência do Banco do Brasil. Outra opção válida é usar os caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal.

Alteração de dados incorretos

A Carteira de Trabalho Digital é emitida com base nas informações do CPF dos trabalhadores. Se houver informação incorreta referente a nacionalidade, nome completo, nome da mãe, sexo ou data de nascimento, você conseguirá solucionar a questão solicitando que a Receita Federal efetue a correção. Entre em contato com a Secretaria desse órgão e faça o seu pedido.

Indicadores de pendências

Os indicadores de pendências foram criados para filtrar e tratar os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) antes que eles sejam usados pelo governo. Eles garantem a integridade e a consistência das informações, razão pela qual, se existir qualquer pendência, será preciso saná-la para depois usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Agora você já sabe como funciona a Carteira de Trabalho Digital! Use o aplicativo para consultar dados sobre contratações, atuais ou antigas, solicitar seguro-desemprego, acompanhar o andamento da concessão de benefícios, abono salarial, entre outros. Ele é muito simples e intuitivo para facilitar o acesso a suas informações importantes.

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